Como usar a slow cooker - princípios fundamentais

 

Tudo o que precisa mesmo de saber para começar a utilizar a sua slow cooker e tirar o máximo partido da panela elétrica!


Utilização de slow cooker


Antes de mais parabéns pela aquisição! 

A slow cooker vai facilitar-lhe a vida na cozinha, preparar magníficas refeições com o mínimo esforço, mais saudáveis mantendo os nutrientes no cozimento a baixa temperatura, com um sabor delicioso e mais económicas. Nesta publicação explico um bocadinho as vantagens de cozinhar recorrendo a este método.

Pode e deve ler o manual de instruções. Se for como eu,  que tenho alguma alergia estranha a estes livrinhos, vai arrumá-lo numa pasta, junto com o talão e a garantia e esperar que nunca seja necessário voltar a pegar-lhe. Isto é errado, ler o manual é fundamental para saber as especificidades do equipamento.



A nova panela

Antes de começar a cozinhar na sua nova panela, verifique todos os componentes. Certifique-se que estão íntegros, nomeadamente o fio elétrico, tomada, e que não existem lascas, fissuras ou amolgadelas nas panelas. Em diversos fóruns dedicados ao slow cooking, alguns utilizadores relatam pequenas fissuras nas panelas de barro, que só se aperceberam após utilizar. As fissuras podem surgir em qualquer lugar, mas são mais frequentes no rebordo externo da base.

Crock-pot



Limpeza da slow cooker

A slow cooker é constituída por 3 partes: panela externa, ou unidade de aquecimento; panela de cozimento (interna) e tampa.

A unidade de aquecimento deve ser limpa com um pano húmido e seca de seguida.

Limpar panela externa da slow cooker


Depois de utilizar podem surgir manchas no interior. É muitas vezes devido a condensação, quando a panela interna escorre, ou há algum derrame. Devem ser limpas depois da panela arrefecida e antes de a voltar a ligar para não incrustar. As manchas removem-se com um creme de limpeza (por vezes uso o da placa de indução, ou o da banca), também pode usar removedor de gorduras com um pano húmido. Se for adepto de soluções caseiras, uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre fazem maravilhas. 

A panela interna e a tampa lavam-se com água morna, detergente e esponja ou pano que não risque. Algumas podem ir à máquina da loiça (essa informação costuma constar do manual). Não coloque água fria na panela quente. As panelas cerâmicas são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, caso pretenda lavar na máquina certifique-se que o programa de lavagem selecionado não expõe a loiça a aquecimentos/arrefecimentos repentinos, nem ultrapassa a temperatura recomendada.


Limpeza panela de barro

No caso de sujidade mais agarrada, poderá deixar de molho com água e vinagre ou limão, ou colocar a panela cerâmica com água na unidade de aquecimento e ligar na função “alto” (high), durante 1 hora (aproximadamente). Para saber mais sobre como deve tratar a sua slow cooker, veja a publicação: "Dicas que não pode perder para manter a sua slow cooker sempre impecável".

 

Antes de cozinhar pela primeira vez na slow cooker

A slow cooker deve ser colocada num local plano, estável e não inflamável, como uma bancada da cozinha. Não deve ter objetos encostados, ou demasiado próximos porque a unidade de aquecimento liberta calor e poderá ser perigoso. 

Quando ligar pela primeira vez poderá libertar algum cheiro dos equipamentos. Para evitar que se entranhe na comida, coloque água na panela de barro e ligue-a pelo menos 1 hora, na função “alto”. Poderá colocar especiarias, ervas aromáticas ou cascas de citrinos na água, para aromatizar a casa e disfarçar os cheiros libertados. No final, deixe arrefecer completamente, descarte a água e volte a limpar. Na publicação "Primeira utilização da slow cooker" desenvolvo mais o tema, caso pretenda aprofundar.


Capacidade da panela

Os fabricantes não recomendam utilizar a panela demasiado cheia (apesar estarem sempre a transbordar nas fotos ilustrativas das embalagens e publicidades). A utilização segura situa-se em cerca de 2/3 a ¾ da capacidade total. A taxa de ocupação da panela influencia o tempo total de cozedura. Se tem uma panela grande e quer cozinha pouca quantidade pode recorrer a algumas estratégias, como usar um recipiente mais pequeno e resistente ao calor dentro da panela cerâmica.


Adaptar tempos de cozedura

O Slow cooking é isso mesmo... lento. Na adaptação temos de ter consciência disso. Vamos dar tempo aos ingredientes que vão fazer sobressair os sabores, manter os nutrientes, cozinhando a baixa temperatura durante um longo período de tempo.

Nas primeiras utilizações, recomendo que esteja por perto e sem pressão para ter a comida pronta a determinada hora. Ainda que faça uma receita já adaptada para slow cooker, cada panela é diferente. Na adaptação de receitas, veja quais as características da slow cooker em que foi cozinhada a receita. Marcas/modelos diferentes podem ter diferenças significativas de tempos.

Existem tabelas com indicação de tempos médios de cozedura para variados ingredientes, que poderão ser orientadoras. Os tempos são influenciados por vários fatores, desde a temperatura dos ingredientes, quantidade (panela mais cheia demora mais), características dos próprios ingredientes (um frango caseiro demora mais 1h30 a 2 h que um frango de supermercado), caso esteja a utilizar água, pela dureza da água, ou até pela temperatura ambiente.


Adaptar receitas convencionais para slow cooking

A cozedura lenta potencia os sabores, utiliza menos líquido, permitindo que os alimentos cozinhem quase só nos seus próprios sucos, necessita de menos gordura adicionada e especiarias. Há algumas variáveis que deve ter em atenção, como explico na publicação “Como adaptar para a slowcooker  as receitas convencionais”.



Seleção da função slow cooker

 

Seleção do programa

As slow cookers são equipamentos simples, com duas funções de cozimento e geralmente uma função de aquecimento. O “alto” (ou high) e o “baixo” (ou low) devem ser selecionados em função das características dos alimentos, e não em função do tempo que temos disponível para os confecionar. No artigo “Slow cooker, High vs Low, como escolher?” indico os principais ingredientes que deve cozinhar em cada função, assim como selecionar o programa para cozinhar na mesma receita alimentos com características diferentes.

Primeira receita

Por vezes recebo mensagem a pedir que sugestões de receita para estrear a panela. Costumo aconselhar receitas mais fáceis e com mais “flexibilidade”. As receitas de ensopados, estufados são mais simples, pelo que recomendo começar por elas, contudo é uma questão de gosto pessoal. Receitas de peixe, pastelaria ou pão são mais exigentes ao nível do controlo dos tempos.  Resista à tentação de estar constantemente a abrir a tampa, isso faz baixar a temperatura, e demora algum tempo a recuperar. Vigie quando passar cerca de 2/3 do tempo da receita e se necessário faça ajustes. Se sentir necessidade de acrescentar ingredientes, aqueça-os previamente para não interromperem a cozedura. Em slow cooking se acrescentar ingredientes à temperatura ambiente o atraso no cozimento pode ser significativo ( o tempo total vai depender da quantidade).


 As suas receitas

O gosto pessoal, assim os hábitos alimentares devem ser tidos em conta quando cozinha com slow cooker. Costumo sugerir a quem inicia a confeção de alimento em slow cooking, anotar as principais características da receita que fez e no final fazer uma pequena avaliação. Isto permite ir criando um guião orientador que é muito útil para quem não tem experiência com este método. No caso de receitas retiradas de livros, blogues, será importante ter em consideração as características da panela onde foram confecionadas, para poder adaptar às características da sua panela e ao seu gosto pessoal. Se não for mencionado, a receita está incompleta, por isso pergunte nos comentários ou por email.

Tenha sempre em conta a(s) características da(s) panela(s) onde está a cozinhar. Como pode ver nesta publicação em que mostro algumas panelas, a variedade é imensa, e cada uma tem as suas particularidades. 




O slow cooking tem características diferentes dos outros métodos de cocção, mas que em termos de técnica culinária é muito menos exigente, contudo, não dispensa alguns conhecimentos simples. Neste blogue, no separador "DICAS" encontra tudo o que precisa de saber para garantir o sucesso das receitas com a sua slow cooker.

  

Comentários

Mensagens populares