O que é uma Slow Cooker?


As panelas de cozedura lenta, ou
  slow cooker, são panelas elétricas que cozinham os alimentos lentamente a baixa temperatura, dentro de um recipiente cerâmico.


Este pequeno eletrodoméstico é constituído por duas partes, a parte externa, metálica, que se liga à corrente elétrica e uma parte interna cerâmica, removível, onde se colocam os alimentos. Geralmente a panela interior pode ir à máquina de lavar e ao forno (respeite as indicações do fabricante). Tem também uma tampa, que na maioria dos modelos é em vidro, permitindo assim visualizar o conteúdo. Atualmente já existem modelos de panelas com o interior noutros materiais que não a cerâmica, como o  "DuraCeramic" da Crock-Pot, que pode ir ao fogão, incluindo placas de indução. 

A parte metálica (externa) é que produz o calor, geralmente no fundo, (dependendo do modelo). É onde se localizam os comandos para selecionar o tipo de cozimento (lento ou rápido) e manter quente. 

Programas da Slow cooker

A maioria das panelas possui três funções, duas de cozedura "baixo" e "alto" e uma para manter quente. As funções podem ter denominações diferentes conforme o fabricante, "lento", "baixo", ou "low"; "alto, "rápido" ou "high", a maioria tem também a função "manter quente" ou "warm"

Panelas analógicas (com comando manual)

Há panelas com comando analógico, mais simples, com um simples botão seleciona-se a função. Nestas não se consegue programar o tempo total de cozedura, mas com um simples truque ultrapassa-se este obstáculo. Para isso usa-se um temporizador de tomada, e controla-se o tempo de acesso à energia. Este truque permite também programar a hora de início do cozimento. 

Os fabricantes da maioria dos equipamentos não recomendam o recurso a este tipo de dispositivos por questões de segurança alimentar. Alimentos fora do frigorífico podem estragar-se antes de iniciarem a cozedura. Depois de cozinhados, se ficarem muito tempo na panela, quando a temperatura baixa dos 65º aumenta o risco de contaminação. 

Se recorrer a um temporizador certifique-se que não corre o risco de a comida se estragar antes ou depois de iniciar o cozimento.

Programador de tomada para slow cooker



Panelas digitais

As panelas digitais permitem selecionar o tempo, algumas têm relógios com contagem regressiva, passando automaticamente para a função manter quente (cerca de 65º, por questões de segurança alimentar) ao fim do tempo selecionado. A temperatura máxima da panela nos dois programas é a mesma, cerca de 95 a 98 oC, o que difere é o tempo que demora a atingir essa temperatura, no programa "baixo" cerca de 8 horas e no "alto" metade do tempo, dependendo do fabricante e dos modelos. Já existem panelas digitais que permitem o início diferido dos programas e passam automaticamente para o manter quente depois do tempo selecionado, são geralmente as mais caras do mercado. Neste caso, é possível selecionar a hora de inicío do programa de cozinhar. Na maioria destes moodelos, quando se liga a panela eleva a temperatura para manter os ingredientes seguros e depois, na hora definida, inicia a cozedura. terminado o tempo selecionado, passa a "manter quente". É o caso da Crockpot Time Select


As maiores vantagens da slow cooker:


Mais sabor

Os alimentos cozinham lentamente, o sabor é realçado, ficam mais suculentos e  mais tenros. Isto também é válido para os temperos secos (nas minhas primeiras experiências percebi que deveria reduzi-los para quase metade dos cozinhados habituais).


Mais nutrientes

Há menos perdas nutricionais devido às baixas temperaturas utilizadas. Os alimentos cozinham nos próprios sucos, que vão libertando ao longo do processo, dispensando em muitas receitas a utilização de gordura adicionada, ou mesmo adição de líquidos. Por outro lado em alimentos ricos nos chamados "anti-nutrientes" como o ácido fítico, não são eliminados. estão geralmente presentes nas leguminosas, pelo que é sempre importante serem demolhadas 10 ou mais horas e em alguns casos (como o feijão vermelho) levar uma fervura prévia.


Maior facilidade

Colocar os ingredientes, ligar a panela, ir à sua vida, desligar e servir. 

Na maioria das receitas é mesmo assim, não há necessidade de mais nenhuma intervenção. Nas primeiras utilizações ia espreitando de vez em quando, porque tinha alguma insegurança, mas depois de conhecer o potencial da panela e ganhar confiança, deixo-a a trabalhar quando saio de casa de manhã e o jantar está pronto quando chegamos. Limpa-se com facilidade e até pode ir à máquina de lavar. 

É importante conhecermos as características da nossa panela, elas variam conforme o equipamento, a mesma receita pode ter resultados diferentes em panelas diferentes. Ao fazer uma receita pela primeira vez, verifique a potência e tamanho da panela em que foi feita e adapte os tempos para a sua.

Inicialmente supervisionava a cozedura, para fazer ajustes caso fosse necessário. Por vezes tive de dar mais tempo que o previsto, noutras situações cortei o tempo, ou ficou demasiado passado. Costumava anotar para corrigir na vez seguinte. 


Maior economia

Apesar de ser elétrica e de ter de estar ligada muitas horas, o consumo é baixo, geralmente entre 100 e 300 W (vai depender do modelo da vossa panela, e da potência selecionada. Também permite poupar nos ingredientes, cortes de carne menos nobres e mais económicos ficam deliciosos na slow cooker. As carnes mais gordas e com mais tecido conjuntivo resultam melhor que as carnes magras nesta técnica culinária. Dependendo da capacidade da panela, podem fazer-se várias refeições numa só. Por exemplo, uma carne estufada, poderá dar origem a várias refeições deliciosas.



O que cozinhar numa slow cooker?

Quase tudo. Para adaptar as suas receitas preferidas para este método de cozinha lenta, veja este artigo: Como adaptar para slow cooker as receitas tradicionais.
É ideal para cozinhar aquela comida de conforto do tempo das nossas avós, como estufados, ensopados, caldeiradas, sopas, caldos, molhos, compotas e purés. 
As refeições de um tacho só ficam perfeitas. Já fiz as receitas mais tradicionais, com carne, peixe, legumes, compotas também faço pão, bolos e cremes. Para o pão continuo a preferir o forno, porque gosto de côdea. Mas nos dias quentes de verão quando ligar o forno é sinónimo de ainda mais calor, opto pela slow cooker


Onde encontrar uma panela de cozimento lento ou slow cooker?

Já quase todas as grandes cadeias de eletrodomésticos em Portugal têm à venda, algumas só nas lojas maiores ou online. Por vezes também aparecem em algumas campanhas no Aldi ou no Lidl. Já tive uma do Lidl e tenho várias com diferentes características, que comprei na Amazon espanhola, onde compro imensas coisas para casa e cozinha.
As minhas panelas slow cookers

A variedade que se encontra online é imensa. No caso de comprarem em sites estrangeiros tenham atenção à tomada, a que tenho atualmente veio com a tomada de 3 pinos e tive de comprar um adaptador. Para facilitar as comparações, escrevi uma publicação a detalhar as características que devem ser analisadas na hora de escolher. 


Panela Crock-Pot Digital

Qual o preço de uma Slow Cooker?

O preço varia de acordo com as características da panela. Depende das funcionalidades, da marca, da capacidade, se é digital ou não. Já existem modelos que permitem que a panela cerâmica vá ao forno, ao microondas e até ao fogão de indução. Na publicação Slow cooker's: opções para todos os gostos mostro alguns exemplos com boas opções. 

Atualmente tenho uma Crock-Pot, digital, com dois recipientes, um deles repartido, o que me permite cozinhar em simultâneo alimentos diferentes, ou também cozinhar a mesma coisa mas com temperos diferentes, que pode ser importante quando queremos agradar aos que gostam de pratos muito condimentados e os que não apreciam essa intensidade. Este modelo já foi descontinuado. 

Slow Cooker do Lidl
Foto: Primeira panela, a do Lidl de 6l: Na foto tem um erro de principiante. Consegues descobrir? 
Diz-me nos comentários.

Dúvidas?

Sou uma fã da slow cooker. Como gosto muito de variar e testar novas receitas tenho feito algumas experiências e descoberto as potencialidades deste eletrodoméstico. Gostava de conhecer as vossas experiências com a slow cooker, as receitas bem sucedidas, as que precisam de ajustar e as vossas dúvidas e sugestões, por isso estejam à vontade para partilhar nos comentários.

Crock-pot multisize


Como tratar da slow cooker?

Esta é uma das questões que mais recebo. A slow cooker limpa-se depois de arrefecida e geralmente é fácil deixá-la impecável. Contudo, há cozinhados mais exigentes, a pensar nisso escrevi um artigo dedicado exclusivamente aos cuidados a ter com a slow cooker.

Comentários

  1. Li só agora este artigo.

    A parte da temperatura ser a mesma quer em low quer em high deixou-me intrigado.

    O meu modelo é o do Aldi. Tinha quase a certeza que a temperatura atingida em High é mais alta.

    Vou tentar pesquisar junto do fabricante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário.
      Atualmente tenho uma Crock-Pot, mas já tive uma Silvercrest (do Lidl), as minhas são as das fotos do artigo. A Silvercrest penso queé semelhante à do Aldi e em Baixo, ao fim de 8 horas a temperatura rondava os 98ºC. Estas panelas não costumam atingir os 100ºC, se bem que em compotas, ou cozinhados com açúcar podem chegar aos 101º, acho que pelas características do açúcar.

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares