O que é uma Slow Cooker?
As panelas de cozedura lenta, ou slow cooker, são panelas elétricas que cozinham os alimentos lentamente a baixa temperatura, dentro de um recipiente cerâmico.
Programas da Slow cooker
Panelas analógicas (com comando manual)
Panelas digitais
As maiores vantagens da slow cooker:
Mais sabor
Os alimentos cozinham lentamente, o sabor é realçado, ficam mais suculentos e mais tenros. Isto também é válido para os temperos secos (nas minhas primeiras experiências percebi que deveria reduzi-los para quase metade dos cozinhados habituais).
Mais nutrientes
Maior facilidade
Colocar os ingredientes, ligar a panela, ir à sua vida, desligar e servir.
Na maioria das receitas é mesmo assim, não há necessidade de mais nenhuma intervenção. Nas primeiras utilizações ia espreitando de vez em quando, porque tinha alguma insegurança, mas depois de conhecer o potencial da panela e ganhar confiança, deixo-a a trabalhar quando saio de casa de manhã e o jantar está pronto quando chegamos. Limpa-se com facilidade e até pode ir à máquina de lavar.
É importante conhecermos as características da nossa panela, elas variam conforme o equipamento, a mesma receita pode ter resultados diferentes em panelas diferentes. Ao fazer uma receita pela primeira vez, verifique a potência e tamanho da panela em que foi feita e adapte os tempos para a sua.
Inicialmente supervisionava a cozedura, para fazer ajustes caso fosse necessário. Por vezes tive de dar mais tempo que o previsto, noutras situações cortei o tempo, ou ficou demasiado passado. Costumava anotar para corrigir na vez seguinte.
Maior economia
Apesar de ser elétrica e de ter de estar ligada muitas horas, o consumo é baixo, geralmente entre 100 e 300 W (vai depender do modelo da vossa panela, e da potência selecionada. Também permite poupar nos ingredientes, cortes de carne menos nobres e mais económicos ficam deliciosos na slow cooker. As carnes mais gordas e com mais tecido conjuntivo resultam melhor que as carnes magras nesta técnica culinária. Dependendo da capacidade da panela, podem fazer-se várias refeições numa só. Por exemplo, uma carne estufada, poderá dar origem a várias refeições deliciosas.
O que cozinhar numa slow cooker?
Quase tudo. Para adaptar as suas receitas preferidas para este método de cozinha lenta, veja este artigo: “Como adaptar para slow cooker as receitas tradicionais”.É ideal para cozinhar aquela comida de conforto do tempo das nossas avós, como estufados, ensopados, caldeiradas, sopas, caldos, molhos, compotas e purés.
As refeições de um tacho só ficam perfeitas. Já fiz as receitas mais tradicionais, com carne, peixe, legumes, compotas também faço pão, bolos e cremes. Para o pão continuo a preferir o forno, porque gosto de côdea. Mas nos dias quentes de verão quando ligar o forno é sinónimo de ainda mais calor, opto pela slow cooker.
As refeições de um tacho só ficam perfeitas. Já fiz as receitas mais tradicionais, com carne, peixe, legumes, compotas também faço pão, bolos e cremes. Para o pão continuo a preferir o forno, porque gosto de côdea. Mas nos dias quentes de verão quando ligar o forno é sinónimo de ainda mais calor, opto pela slow cooker.
Onde encontrar uma panela de cozimento lento ou slow cooker?
Qual o preço de uma Slow Cooker?
O preço varia de acordo com as características da panela. Depende das funcionalidades, da marca, da capacidade, se é digital ou não. Já existem modelos que permitem que a panela cerâmica vá ao forno, ao microondas e até ao fogão de indução. Na publicação Slow cooker's: opções para todos os gostos mostro alguns exemplos com boas opções.
Dúvidas?
Como tratar da slow cooker?
Esta é uma das questões que mais recebo. A slow cooker limpa-se depois de arrefecida e geralmente é fácil deixá-la impecável. Contudo, há cozinhados mais exigentes, a pensar nisso escrevi um artigo dedicado exclusivamente aos cuidados a ter com a slow cooker.
Li só agora este artigo.
ResponderEliminarA parte da temperatura ser a mesma quer em low quer em high deixou-me intrigado.
O meu modelo é o do Aldi. Tinha quase a certeza que a temperatura atingida em High é mais alta.
Vou tentar pesquisar junto do fabricante.
Obrigada pelo seu comentário.
EliminarAtualmente tenho uma Crock-Pot, mas já tive uma Silvercrest (do Lidl), as minhas são as das fotos do artigo. A Silvercrest penso queé semelhante à do Aldi e em Baixo, ao fim de 8 horas a temperatura rondava os 98ºC. Estas panelas não costumam atingir os 100ºC, se bem que em compotas, ou cozinhados com açúcar podem chegar aos 101º, acho que pelas características do açúcar.