Primeira utilização da slow cooker - dicas essenciais

Dicas essenciais para começar a usar a slow cooker.


As slow cookeres, ou panelas de cozedura lentas, também conhecidas por crockpot (este é na verdade o nome da marca mais conhecida) são panelas elétricas compostas por duas partes. Uma uma panela exterior, elétrica e uma panela interior, tradicionalmente em cerâmica (há alguns modelos com panelas internas noutros materiais, para saber mais vê esta publicação). 

Se tem uma slow cooker que nunca foi utilizada, veja o manual de instruções e siga as dicas abaixo.



PRIMEIRA UTILIZAÇÃO DA SLOW COOKER

  1. Verificação dos componentes:

Quando adquirimos um equipamento, a primeira coisa que devemos fazer é uma rigorosa inspeção. É necessário verificar todos os componentes, para identificar alguma falha ou defeito que possa comprometer a segurança ou o seu  funcionamento.  

- Panela elétrica: verificar se o cabo de alimentação está íntegro, o botão ou botões de comando, para ver se funcionam, a "carcaça" da panela, veja se está danificada e confirme a estabilidade dos apoios, para garantir que a panela apoiada fica nivelada.

- Panela interna: analisar toda a panela e procurar fissuras ou partes danificadas. As panelas de barro não são muito perfeitas, mas é importante que o interior não tenha riscos, porque como vai ficar em contacto com a comida poderá ser um foco de contaminação. Na parte exterior das panelas de barro, o rebordo da base é poroso, deverá verificar se não tem nenhuma fissura, que pode denunciar algum toque mais violento, que depois com o uso se vá agravando e acabe por partir.

- Tampa: a maioria das tampas é em vidro com um rebordo metálico. Verifique se a pega está bem apertada, tanto na primeira utilização como depois durante o uso (algumas têm tendência a ficar mais frouxas e é importante reapertar de vez em quando).  O encaixe não é hermético, pelo que é normal haver uma ligeira folga. Alguns modelos têm uma proteção de silicone no rebordo, como a ChupChup da Cecotec (mostro esta panela no vídeo que está no fundo desta página).

 


    2. Primeira limpeza:

Após as verificações devemos limpar e secar todos os componentes da panela. A panela exterior (elétrica) limpa-se com um pano húmido e seca-se de seguida. Os restantes componentes (panela de barro e tampa) podem lavar-se com água morna e detergente suave. Secar de seguida. 


    3. Ligar a panela:

Quando ligar a panela, esta deve estar bem apoiada, numa superfície plana e estável e sem encostar a outros objetos. A panela elétrica aquece, por isso garanta que deixa espaço ao redor da panela e não encoste panos, cortinas, plásticos, ou madeira, para evitar acidentes.

Recomendo sempre que antes de cozinhar pela primeira vez na slow cooker, a ligue e a deixe em funcionamento por pelo menos 1 hora, na função alto.  A panela elétrica e o exterior da panela interna devem estar bem secos, no interior coloque um copo de água. Este processo vai permitir verificar se está tudo a funcionar em perfeitas condições. O aquecimento vai libertar os cheiros do equipamento, que é normal na primeira utilização, evitando que seja transferido para a comida. Confira no vídeo todo o processo:



Depois da panela arrefecida volte a lavar a panela interior e a passar um pano na panela elétrica e está pronta a utilizar.


DICA EXTRA: 

Nesta primeira utilização, dependendo dos equipamentos, o cheiro pode ser mais ou menos intenso. Contudo podemos camuflar esses odores aproveitando o funcionamento da panela para fazer um ambientador. Costumo colocar cascas de citrinos, pau de canela ou anis. Quando a panela estiver bem quente, destape e deixe ligada por mais algum tempo, para aproveitar bem os aromas. Este processo também pode ser feito noutras alturas, e é um excelente ambientador caseiro. Costumo guardar algumas destas especiarias para aproveitar e até as cascas da fruta que utilizei, como podes ver nesta publicação.



Comentários

Mensagens populares