Creme de batata doce e grão-de bico, na slow cooker

 

 Delicioso creme, reconfortante e denso, finalizado com grão-de-bico crocante, para dar um toque picante e um ar mais festivo a esta receita.



Sopa na slow cooker



A sopa faz parte do menu das refeições principais cá de casa. Como não gosto de fazer sopa todos os dias, faço em quantidade e congelo já com a porção certa para uma refeição em família. Gostamos de sopa, mas variamos muito os ingredientes. Ainda que a base seja semelhante, há sempre um toque que a diferencia. Normalmente tem um legume ou mais para dar cremosidade (abóbora, curgete, batata-doce, chuchu, cenoura, batata), depois alho-francês ou cebola, um vegetal de folhas verdes (repolho, penca, espinafres ou couve) e uma leguminosa (feijão, lentilhas ou grão). Desta forma, alternando os ingredientes ou fazendo misturas, de acordo com o que há na despensa, temos sempre sopas diferentes para iniciar a refeição. Já costumo ter legumes pré-preparados congelados, assim como leguminosas cozidas, que cozo na slow cooker. 

Grão-de-bico

Como cozer grão-de-bico na slow cooker?

O grão-de-bico que usei neste creme foi cozido na slow cooker, depois de demolhado por cerca de 10 horas. Normalmente cozo as leguminosas na função “baixa”, mas o grão gosto de usar a “alta”, por 8 horas, faço uma grande quantidade, e quase encho a panela. Junto um pedaço de alga Kombu, para ajudar na digestão (aprendi esta dica num workshop de macrobiótica que fiz na Clavel’s Kitchen, há anos). Tempero com um pouco de sal e especiarias. Se for usar para doces, como tarte de grão-de-bico, ou fazer mousse com a água de cozer o grão (aquafaba), não uso especiarias. Guardo em frascos, com parte do líquido de cozedura no congelador (o conteúdo do frasco expande com a congelação, deve deixar algum espaço livre).

 

Creme de batata doce e grão-de bico na slow cooker

Ingredientes

2 Batatas-doces grandes

2 Cenouras

1 Chuchu

1 Alho-francês grande (ou 2 pequenos)

1 Frasco de grão-de-bico cozido (e caldo)

Caldo de legumes

2 Dentes de alho

Sal e azeite qb

Ervas aromáticas a gosto

Grão-de-bico assado  para finalizar

Ingredientes para sopa

Preparação 

Arranje o alho-francês, lave e corte em rodela. Se tiver muitas folhas verdes, use só na proporção de 1/3 relativamente à parte branca (o restante reserve para fazer caldo, costumo reservar as mais externas, que são mais duras e têm mais fios).

Descasque as cenouras e o chuchu, parte em pedaços.

Descasque as batatas-doces e parta em pedaços (as batatas descascadas oxidam bastante rápido, se não for usar logo, mantenha-as cobertas com água).

Coloque os ingredientes acima na panela cerâmica da slow cooker.

Junte o alho esmagado, e tempere a gosto.

Adicione o grão-de-bico e a água de o cozer. Costumo cozer o grão-de-bico na slow cooker em quantidade, que depois congelo.

Junte o caldo de legumes, ou água até cobrir os ingredientes. O caldo não deve ser adicionado em excesso, para não diluir o sabor dos legumes. Se não tiver caldo, pode usar água.

Deixe cozinhar por 7 a 8 h em “baixo”.

Retifique os temperos, junte a salsa e passe com a varinha mágica ou um processador. Caso tenha ficado muito espesso, acrescente caldo (ou água), até atingir a textura desejada.

Sirva polvilhado com grão-de-bico assado com especiarias.

 Topping de grão-de-bico

Notas:

O caldo utilizado foi feito com aparas de legumes pelo mesmo processo do caldo de peixe publicado anteriormente, mas sem o peixe.

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência.

As receitas devem ser adaptadas às características da sua slow cooker. Panelas mais potentes cozinham mais rápido do que panelas com potências mais baixas. O tempo de cozedura também influenciado pela ocupação da panela, que deve ser cerca de 2/3 da capacidade total.

Se fizer a receita, partilhe a sua experiência nos comentários.

Comentários

Mensagens populares