Aprenda a tratar da sua slow cooker

Dicas que não pode perder para manter a sua slow cooker sempre impecável


Nesta publicação partilho a forma como trato das minhas slow cookers. É importante ver o manual de instruções de cada panela porque poderão existir orientações da marca ou do modelo que devem ser seguidas (embora a maioria das pessoas não ligue muito aos manuais). 

A limpeza e manutenção têm de ser adequadas aos componentes. As slow cookers são compostas por 3 partes: panela elétrica externa, panela interior (geralmente cerâmica) e tampa. Todos os componentes devem ser limpos em frio.

Limpar a panela elétrica

CUIDADOS GERAIS COM AS PANELAS DE BARRO

A panela de barro não deve ser sujeita a choques térmicos. Na panela elétrica a temperatura sobe devagar, de forma gradual. Quando retiramos da panela elétrica, se estiver quente, devemos colocar numa base de quentes. Nunca colocar diretamente a panela quente em superfícies de materiais frios, como a bancada da cozinha em pedra ou inox. Também não devemos colocar a panela quente no frigorífico.

Algumas panelas de barro podem ir ao forno, confirme sempre no manual de instruções se tal é permitido. Pessoalmente prefiro transferir os alimentos para um tabuleiro de bordos  baixos, porque os alimentos ficam com um dourado mais uniforme que nas panela da slow cooker.

SEGURANÇA ALIMENTAR

⛔️ A panela interior não é um recipiente adequado para acondicionar a comida no frigorífico, nem antes, nem depois de cozinhar.

Quando terminar de cozinhar uma refeição, a panela mantém o calor por algum tempo, e a comida fica morna. Nas panelas digitais, no final do tempo selecionado a maioria muda automaticamente para a função "manter quente" ou "warm". Tenha em atenção que as oscilações térmicas podem contribuir para a deterioração da comida. Caso pretenda manter a comida na panela, e a sua panela é analógica, ligue a função "manter quente" ou "warm". 



LIMPEZA DA PANELA INTERIOR

Algumas panelas interiores podem ser lavadas na máquina de lavar loiça. Verifique sempre no manual se é permitido. 

Pessoalmente prefiro lavar manualmente. As minhas duas primeiras panelas de barro estragaram-se, começaram por surgir fissuras na base, sem nunca terem batido e costumava lavá-las na máquina. Não posso garantir que foi esse o motivo, há quem use imenso e lave sempre na máquina sem problemas, partilho apenas a minha experiência.

Tenha em atenção que a panela não escorregue das mãos. Com as mãos molhadas e o detergente, isso pode acontecer. Para reduzir o risco de acidentes costumo colocar um pano nas superfícies duras. 

Panela cerâmica da slow cooker

Para lavar a panela de barro, depois de remover eventuais restos de alimentos agarrados, (uso uma espátula de silicone para não danificar), lavo com água morna e detergente suave. Caso tenho sujidade muito encrustada, deixo com água, a demolhar. O processo fica facilitado de juntarmos uma pastilha de limpeza de próteses e aparelhos dentários, (uso as de marca branca dos supermercados).

Se ainda assim não for suficiente,  humedeça a panela com vinagre e polvilhe com bicarbonato de sódio. Serve também para remover cheiros da panela de barro e/ou tampa. Depois limpe normalmente.  Alguns alimentos, como os feijões, podem deixar manchas nas panelas, também nesta situação o vinagre com o bicarbonato resolve. Para casos de incrustações mais graves, coloque a panela na panela elétrica e cubra completamente as zonas afetadas com água e ligue no alto por cerca de 30 minutos a 1 hora. 

Como a base da panela de barro tem um rebordo poroso, evite mergulhá-la em água, depois de lavada e seca, deixe um pouco ao ar, para que alguma humidade que se tenha infiltrado possa sair e desta forma evitar cheiros indesejáveis. No caso de sentir algum odor desagradável, recorra ao aquecimento da panela como partilhei nesta publicação.





 LIMPEZA DA PANELA ELÉTRICA

A limpeza da panela elétrica faz-se com um pano húmido e seca-se de imediato. Por vezes podem surgir manchas no seu interior. Isto acontece se algum conteúdo transbordou ou se a panela interior foi colocada sem estar bem limpa. Ao fim de algumas horas de cozedura é normal que as manchas sejam difíceis de remover. Recomendo que se limpe sempre entre cada utilização, para que o problema não aumente. 

No caso de ter manchas difíceis as mesmas podem ser removidas com um pano humedecido com creme de limpeza ou limpa fornos. Costumo limpar com o que utilizo para limpar a placa vitrocerâmica. Quando as manchas não saem, coloco um pouco mais de creme e deixo atuar por algum tempo. Há quem utilize o esfregão verde na panela interior. Contudo, se a superfície riscar, vai ser mais difícil limara limpar nas utilizações seguintes.

Remova sempre os resíduos de detergente, passando um pano humedecido limpo, mais do que uma vez, para evitar o cheiro a detergente na próxima vez que ligar a panela.



Comentários

Mensagens populares