Slow cooker's: opções para todos os gostos

Qual é a melhor slow cooker? Que marca devo escolher? Como posso comprar uma panela de cozedura lenta sem perceber nada de slow cooking? Vi uma slow cooker em promoção, vale a pena?

Se chegou aqui, é porque tem algum interesse ou curiosidade sobre o tema da cozedura lenta.  Se está á procura de uma slow cooker recomendo começar pelo artigo: como escolher uma slow cooker, onde explico as características principais das panelas.  Deve orientar a sua escolha em função do que melhor se adapta ao seu estilo de vida, hábitos e agregado familiar. No final desse artigo ainda pode descarregar um quadro comparativo para preencher com aquilo que mais valoriza e simplificar dessa forma a escolha.





Tenho várias panelas com características diferentes, alguns modelos já não estão à venda, e outros como os do Lidl só estão disponíveis em campanhas, por isso partilho aqui um resumo com exemplos de diferentes panelas e destaco as características principais. Todos os exemplos são de panelas disponíveis no site da Amazon.es e pode consultar mais detalhes sobre cada panela ao clicar em cada uma delas. Optei por não mencionar preços uma vez que oscilam com bastante frequência, contudo ao clicar no link será redirecionado para a página da Amazon, que contém os preços e condições, nomeadamente se tem portes, disponibilidade, data de entrega.



Crock Pot Time Select: Panela digital e programável. Cheia de funções que ajudam sobretudo quem não domina este método culinário. Permite cozinhar em modo automático, onde seleciona o alimento e a quantidade e o equipamento ajusta a função e o tempo. Para além de ser digital, tem temporizador, ou seja, permite escolher a hora a que queremos o prato finalizado e o equipamento faz os ajustes, mantendo os alimentos a uma temperatura de segurança, durante todo o processo. Capacidade 5,7 litros e oval (cabe um frango inteiro, ou um pato). 



Swan 6,5 L: Um modelo com design retro e panela cerâmica branca com 6,5 litros de capacidade. Foram estas as características que me encantaram. O comando é manual e para programar é necessário utilizar um programador externo, ou uma tomada inteligente (que se pode acionar com o telemóvel). É uma excelente panela, e na função baixo é mais lenta que a maioria.



 

ChupChup da Cecotec, de 5,5 litros. Partilhei no canal do Youtube um vídeo onde destaco as características desta panela e explico como começar a usar.
É uma panela bastante rápida na função alto, comparando com a maioria. O comando é manual.





ChupChup da Cecotec Digital: a única diferença da panela de cima é que esta versão é digital, ou seja tem contagem regressiva: ao selecionar o tempo, vai fazendo a contagem até finalizar e depois passa automaticamente para manter quente. Esta versão não permite uso de temporizadores externos, nem início deferido (não dá para iniciar a cozedura mais tarde, como nas que têm temporizador incorporado, como na crockpot timeselect). 




Crockpot Duraceramic: a panela interna deste equipamento é de tecnologia duraceramic, em vez de cerâmico normal como nas anteriores) o que permite ser usada diretamente no fogão. Útil para quem gosta de dourar/selar a carne antes de cozinhar, não sendo necessário recurso a mais nenhum tacho. Pode também ir ao frigorífico e forno. tem capacidade de 5 litros, mas de formato redondo, cabe um frango/pato se forem pequenos. É uma panela cerca de 20% mais rápidas que as slow cooker's com panela cerâmica. Descontando o tempo de fogão em caso de uso, pode reduzir-se o tempo de cozedura em alguns casos em 40%. Este fator diminui o efeito da cozedura lenta.



Crock-pot AutoStir: Panela digital de 5.7 l de capacidade, e com sistema de agitação incorporado. Ideal para receitas em que é necessário mexer. As lâminas ficam acopladas à tampa e vão girando durante o processo (são amovíveis, portanto funciona com e sem lâminas).






Crockpot digital grande: panela com 7.5 litros de capacidade, ideal para famílias numerosas. É uma panela digital, com contagem regressiva, mas que não tem início diferido, nem permite acoplar tomada temporizadora. Finalizado o tempo de preparação passa de modo automático para a função "manter quente" assegurando uma temperatura estável e segura até à hora de servir. 






Russell Hobbs Sous Vide: Panela de grande capacidade (6.5 litros), para além de slow cooker tem funções extra: sous vide e termómetro incorporado. Para quem quer no mesmo equipamento cozinhar pela técnicas de cozedura lenta e em vácuo. O termómetro facilita o processo de verificação da temperatura ideal, cujo controlo é fundamental na determinação de alguns pontos de cozedura da carne e peixe. É uma panela digital, com contagem regressiva.






Russell Hobbs manual de 3.5l: é uma panela de tamanho pequeno, embora permita cozinhar uma refeição para 4 pessoas. Como é manual, pode usar-se com temporizador externo de tomada. è uma panela redonda, mais compacta, o que pode dificultar a confeção de alguns cortes de carne ou peixe, sobretudo se pretender cozinhar peças inteiras. Tem a particularidade de permitir escrever com giz no revestimento exterior.





Crock-pot manual de 3.5 l: é uma panela simples, semelhante à Russell Hobbs que partilhei acima, mas em formato oval. É mais prática para cozinhar peças maiores, contudo não cabe um frango ou um pato inteiros. O comando é manual e é ligeiramente mais potente do que o modelo anterior (210W). Tem características idênticas à Silvercrest de 3.5l do Lidl e que surge em muitas receitas do meu blogue.


Russell Hobbs 3.5, fogão: slow cooker com panela interior em material que pode ser usado no gaz ou em fogão elétrico (á semelhança da Crockpot duraceramic). É de comando manual, pode usar-se com programador externo e tem 3.5 litros de capacidade, em formato oval. É bastante versátil, mas com potência baixa, o que aumenta o tempo de cozedura.




Crock-Pot Digital 5.7 l: slow cooker  de 5,7 litros de capacidade, panela cerâmica oval, digital. Com características semelhantes à crockpot multisize digital que falo no blogue, embora seja ligeiramente menos potente (230W).






Swan Retro pequena: slow cooker de 1.5 litros de capacidade, para cozinhar para 1 pessoa ou fazer complementos, como molhos, cremes, fondue. É um modelo manual de design retro e baixa potência (120W). A panela cerâmica é branca e redonda.






Os links são afiliados, isto significa que pode gerar uma comissão de vendas, que não influencia o preço do produto. Se tiver dúvidas ou questões pode deixar nos comentários ou contactar-me por mensagem através das redes sociais Instagram e Facebook





Comentários

Mensagens populares