Frango estufado na slow cooker


Maravilhoso frango caseiro estufado, para um tradicional arroz de frango ou uma deliciosa cabidela.

frango estufado

O frango do campo quer-se cozinhado com tempo, como aliás tudo o que o campo nos dá requer paciência e calma. O frango caseiro apresenta geralmente carnes bastante rijas, que amaciam com a cozedura lenta, a baixa temperatura, para lhe permitir entranhar todos os sabores e tornar-se tenro.

O arroz de pica no chão é um prato característico do Minho, e muito apreciado por estes lados, e cá em casa não é exceção. O segredo, dizem, é um frango bem estufadinho e ao equilíbrio do ácido no arroz, através do vinagre adicionado ao sangue.  

Descobri que a slow cooker resolve parte do segredo, pois é ideal para amaciar estas carnes, sobretudo se forem caseiras. Tenho a sorte de conseguir arranjar frango caseiro e o sabor e textura são, sem dúvida, incomparáveis.

Nesta receita temperei com ervas de Provence, que são uma mistura que leva tomilho, alecrim, segurelha, orégãos e alfazema.

arroz de pica no chão


Ingredientes

1 Frango do campo (se for caseiro melhor)

2 Cenouras

1 Cebola

Meio copo de vinho branco

1 Malagueta (esqueci-me de colocar na foto)

Ervas de Provence (ou outro tempero a gosto)

2 Dentes de alho

1 Colher de chá de massa de pimentão (usei caseira)

Sal qb (usei aromatizado com alecrim)

 ingredientes

Preparação

Descascar a cenoura e a cebola (pode reservar as cascas e topos para fazer caldo). Cortar a cebola (picada) e a cenoura (cortei em rodelas, mas pode ser picada).

Limpar o frango, removendo alguma pena que possa ter escapado (costumo usar uma pinça para facilitar o processo). “Chamuscar” a pele, que consiste em passar rapidamente pelo lume, ou com um maçarico para queimar as penugens muito finas que não se conseguem remover.

Lavar o frango e cortar em pedaços. Como o frango que usei era grande e com bastante gordura retirei as zonas de pele com mais tecido gordo subcutâneo, que reservei para fazer caldo.

Colocar os ingredientes na panela, exceto a salsa e envolver bem.

Ligar a panela e selecionar a função baixo (ou low) durante cerca de 8 horas (se o frango não for caseiro menos, se for galo (mais velho) mais. O tempo deve ser adequado à potência da slow cooker (ver notas).

Acompanhar polvilhado com salsa picada e com arroz fresco preparado com o caldo formado, com ou sem sangue (cabidela), conforme a preferência.

caldo para cabidela

 

Notas

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência.

As receitas devem ser adaptadas às características da sua slow cooker. Panelas mais potentes cozinham mais rápido do que panelas com potências mais baixas.

Se fizer a receita, partilhe a sua experiência nos comentários e indique as características da sua panela.

frango estufado


Comentários

  1. Boa tarde. Hoje fiz uma versão desta receita. A minha slow tem 280w e ainda não consegui perceber a temperatura que atinge em low e high. Então programei 7h em low. O frango era do campo mas não caseiro. Para variar ao fim de 6h desliguei porque já estava pronto. 😂 Está em manter quente enquanto faço um arroz branco e bimis salteados para acompanhar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo comentário.
      A sua slow é mais potente que a minha, por isso é natural que faça mais rápido.
      Há vários fatores que contribuem para o tempo de cozedura, panelas maiores também necessitam de mais potência, mas a percentagem de panela ocupada, temperatura dos ingredientes são aspetos que podem reduzir o tempo. Panelas muito cheias são mais lentas, e panelas com pouca taxa de ocupação são rápidas.
      Quanto à temperatura que as panelas atingem, por norma é a mesma, dependendo da marca/modelo, demoram é mais tempo no "low" para lá chegar. Habitualmente essa informação está no manual de instruções. No" low" demoram cerca de 7 h para atingirem a temperatura máxima (entre 95 e 98º) e cerca de 3h30 a 4 h no "high", mas estes valores podem variar conforme o fabricante.

      Bons cozinhados :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares