Açorda de peixe na slow cooker

A açorda é uma referência da gastronomia tradicional Portuguesa, cujo ingrediente principal é o pão duro. As variáveis desta receita são inúmeras, conforme a zona do país onde se prepara. O que no Minho chamamos açorda, é diferente da açorda Alentejana ou Algarvia. 



Açorda na crock-pot


Lembro-me de comer açorda na casa da minha avó, que a fazia para aproveitar o pão que sobrava. Para além do pão, ela juntava-lhe tomate, bacalhau e/ou ovo. Começava por fazer um refogado, com azeite, cebola e alho, acrescentava o tomate, bacalhau lascado e a água de o cozer. Colocava o pão partido, que cozia pouco tempo e rapidamente tinha a refeição pronta. Eu gostava imenso das que tinham ovos escalfados, por causa dos ovos, que ficavam com a gema mole que misturava na açorda. 

No outro dia fiz caldo de peixe na slow cooker com uma cabeça e aparas de salmão. Ao limpar o salmão retirei cerca de 250 gr de lascas de peixe bom. O preço do peixe inteiro é mais baixo que o peixe à posta, e o que poderia ser desperdício e ir parar ao lixo transforma-se desta forma numa agradável refeição. Seja por questões económicas, seja por questões de sustentabilidade, sinto cada vez mais necessidade de combater o desperdício também na alimentação. 

Tenho feito algumas experiências com a slow cooker, o método de cozedura lenta é muito mais versátil do que pode parecer à primeira vista. A cozedura lenta intensifica os sabores dos ingredientes sem necessidade de estar constantemente a vigiar para não queimar. Foi a pensar nisso que decidi fazer a açorda na slow cooker. Esta receita é muito prática mesmo na cozinha convencional. Na slow cooker, a infusão prolongada dos sabores a baixa temperatura eleva o sabor do prato.


Ingredientes

Ingredientes para açorda crock-pot


  • 1 litro de caldo de peixe (também pode usar de marisco ou de legumes)
  • 1 pão saloio (cerca de 500gr)
  • 250 gr de peixe (usei salmão)
  • 10 camarões cozidos
  • 1 cebola pequena 
  • 2 dentes de alho
  • sal, qb
  • salsa ou coentros, algumas hastes
  • azeite q.b.
  • temperos a gosto 
  • queijo a gosto, se pretender gratinar (opcional)

Açorda na crock-pot

Preparação

Colocar parte do caldo (cerca de 800ml) na panela de barro. juntar a cebola bem picadinha, os alho picados, o tomate e um fio de azeite. O caldo não se coloca todo, para retificar no final, conforme a textura que se pretende.

Ligar a panela em alto cerca de 1 hora (até o caldo estar bem quente- mais de 90º). 

Cortar uma tampa no pão e com a ajuda de uma faca remover o miolo, com cuidado para não danificar as "paredes" da taça feita de broa. Retirei cerca de 280 gr de miolo de pão.

Partir o pão em pedaços e reservar.

Descascar os camarões, reservar alguns para decorar (opcional). Pode reservar as cascas e aproveitar para fazer caldo de camarão. A técnica é semelhante ao caldo de peixe usando as cascas e cabeças e camarão, que no fim pode esmagar para retirar todo o sabor.

Quando o caldo estiver bem quente (nas laterais da panela aparecem umas bolhinhas, contudo não chega a ferver), retificar os temperos, juntar o peixe desfiado, o camarão e envolver. 

Manter a panela ligada na função "alto" (ou high).

Adicionar o pão partido e mexer bem. Deixar entre 15 a 30 minutos, até o pão absorver bem o caldo e ficar bem ligado.

Açorda quase pronta


Retificar os temperos, polvilhar com salsa ou coentros picados.

Transferir para a carcaça do pão, decorar com o camarão reservado.

Se pretender pode colocar umas lascas de queijo tipo parmesão e levar ao forno uns minutos a gratinar.

Açorda de peixe e ovo na slow cooker

Notas:

Esta receita pode ser feita com qualquer tipo de peixe. Para além do caldo de peixe, também fica bem com caldo de marisco ou de legumes, ou até vários. Se não tiver caldo pode usar água. Nesse caso recomendo que aumentar as quantidades de cebola, alho, azeite e deixar mais tempo a infundir os sabores antes de adicionar o pão.

Costumo variar aos ingredientes, como o tipo de pão ou a finalização da receita, dependendo do que há no frigorífico. Podemos colocar uns ovos batidos depois de envolver o pão ou até fazer com ovos escalfados, que também fica maravilhoso.

Para esta receita usei uma Crock-Pot Multisize digital com a taça de 5,6 litros e 240W de potência. 













Comentários

Mensagens populares