Ninhos de chocolate e amêndoas

Estes divertidos ninhos de chocolate e amêndoas lembram-nos a primavera e a Páscoa. São deliciosos, muito simples e fáceis de fazer.  




Servir chocolates coloridos



A sua versatilidade permite-nos combinar e alterar os ingredientes ao nosso gosto, desde os tipos de chocolate, aos ingredientes de suporte, mais rijos que vão formar a estrutura dos ninhos. A decoração pode ser feita com as tradicionais amêndoas de açúcar, ou outras que simulem os ovos e o colorido primaveril.

São ótimas opções para decorar a mesa da Páscoa, ou para oferecer como miminho, em vez das amêndoas ou chocolates tradicionais de compra. Gosto deste tipo de presentinhos, mais do que o valor, está o carinho que colocamos ao fazê-los e para mim isso é o mais importante.

Desta vez fiz duas versões, uma de chocolate branco, em forminhas e outra de chocolate negro moldadas apenas com colheres. Não há desculpa para não fazerem, basta escolherem a que mais vos agradar e conforme os ingredientes e materiais disponíveis. Sem slow cooker, pode fazer-se em banho-maria. 

A combinação de ingredientes é a gosto. Eu optei por amêndoa laminada com e sem pele, que torrei previamente para a estrutura dos ninhos de chocolate branco. O travo da amêndoa torrada, quebra o doce do chocolate branco e para mim equilibra bem estes miminhos. Para fazer nas forminhas amoleci mais a massa, juntando um pouco de óleo de coco, que é opcional.

Fiz a segunda versão logo de seguida, pelo que nem lavei a panela e o chocolate fundiu rapidamente, porque a panela já estava quente. Quando quero derreter dois chocolates diferentes, começo sempre pelo mais claro e depois o mais escuro e faço de seguida, sem deixar arrefecer a panela. o contrário "contaminaria" o chocolate e  ia escurecer o chocolate branco.

Ninhos de amêndoa e chocolate branco (versão 1)

Ingredientes


1 tablete de chocolate branco de culinária (200gr)

150 gr de amêndoas (usei com e sem pele)

1 colher de sopa de óleo de coco

Ninhos de amêndoa e chocolate branco

Preparação


Laminar as amêndoas (cortar em pedaços no sentido longitudinal) e torrar,. Para torrar, dourar ligeiramente durante uns minutos  numa frigideira ou no forno. 

Cortar o chocolate em pedaços e colocar juntamente com o óleo de coco na slow cooker. Selecionar a função "baixo". O ponto do chocolate branco é mais baixo que os restantes, pelo que derrete mais rápido. Na minha  slow cooker demorou cerca de 20 minutos. 

Mexer o chocolate e juntar a amêndoa. Envolver bem e está pronto para formar os ninhos.

Encher forminhas de silicone, ou se preferir fazer montinhos sobre papel vegetal. No caso de não usar forminhas não colocar o óleo de coco, que a massa fica mais líquida e demora mais a prender.

enformar os ninhos de amêndoa

Decorar com amêndoas coloridas a gosto.

Levar ao frigorífico por duas horas, para solidificar. Quando já estiver bem preso, retirar as forminhas e se não for para consumir logo, manter no frigorífico num recipiente hermético.


Ninhos de chocolate e cereais (versão 2)


Ingredientes

1 tablete de chocolate de culinária (usei negro 55% de cacau)


1 taça de flocos de milho (usei Corn Flakes) 


Preparação


Fundir chocolate negro

Cortar o chocolate em pedaços e colocar na slow cooker. Selecionar a função "baixo". Como fiz a seguir à versão 1 derreteu rápido, uma vez que a panela já estava quente.  


Mexer o chocolate e juntar os flocos devagar e ir envolvendo para perceber a textura, se ficar muito líquido, terá mais dificuldade em formar os ninhos. Se pretender usar forminhas não faz diferença.


Fazer montinhos sobre papel vegetal, com ajuda de 2 colheres, formando os ninhos.


Decorar com amêndoas coloridas a gosto.

Chocolate e flocos de cereais

Levar ao frigorífico por duas horas, para solidificar. Quando já estiver bem preso, descolar do papel vegetal e se não for para consumir logo, manter no frigorífico num recipiente hermético.




Notas: 


Para esta receita usei a slow cooker Silvercrest de 3.5 l e 190 -210W. O tempo pode variar em função da potência da panela e da ocupação, panelas mais cheias demoram mais. 

Se a sua panela for grande e não quiser aumentar os ingredientes, use a técnica que explico nesta publicação (última foto), para não correr o risco de torrar o chocolate.

Esta receita pode ser feita na função "manter quente", porque não vamos cozinhar, apenas derreter o chocolate. Nesse caso demora mais tempo.


ninhos de chocolate e amendoa






Comentários

Mensagens populares