Quiche de salmão e curgete na slow cooker


Uma refeição leve, deliciosa e muito fácil de preparar, ideal para dias mais quentes.

Quiche de curgete, abóbora queijo e salmão

As quiches são muito úteis para incorporar legumes e sobras de outras refeições, ganhamos uma nova refeição, delicada, saborosa e nutritiva.

Tinha uma posta de salmão, que não dava para uma refeição para a família. Nestas situações ou congelo ou transformo noutras coisa juntando outros ingredientes. No frigorífico tinha queijo creme no fim da data de validade, curgete e um pedaço de abóbora a precisar de ser consumida. Só depois de ter tirado a foto é que vi a abóbora, por isso troquei por uma curgete. Com estes alimentos em  fim de vida, fiz um novo prato, que ficou excelente.

Para fazer uma quiche na slow cooker é necessário ter em atenção alguns detalhes, uma vez que a cozedura lenta favorece a libertação da água dos alimentos. Para não ficarmos com um ensopado, é necessário retirar a água dos legumes previamente, para isso precisamos de os suar num tacho ou frigideira. O líquido libertado está cheio de nutrientes e pode (aliás, deve) ser aproveitado noutras preparações, como caldo de legumes (eu guardei para a sopa).

Costumo fazer a massa da quiche, mas suponho que também resulte com massa quebrada de compra, mas não testei essa opção. Se fizerem com massa de compra deixem nos comentários a vossa experiência.

 

Ingredientes 


Sobras de peixe (usei cerca de 100 gramas de salmão)

100 Gr de queijo creme

300 Gr de curgete

150 Gr de abóbora (substituí uma curgete pela abóbora)

1 Cebola pequena

2 Ovos

2 Dentes de alho

Salsa e/ou cebolinho

Noz-moscada q.b.

Sal q.b.

Azeite q.b.

1 Colher de sopa de farinha (opcional)

 Material para a receita

Para a massa:

250 Gr de farinha

80 Gr de manteiga amolecida

2 Ovos

1 Pitada de sal

 

Preparação:

Preparar a massa. Misturar todos os ingredientes, amassar bem, fazer uma bola (pode usar um processador) e reservar no frigorífico num recipiente fechado ou envolvida em película aderente. Pode usar massa quebrada de compra em substituição (não testei com massa de compra).

Ralar a curgete e a abóbora (usei um espiralizador, mas pode usar-se qualquer ralador). Picar a cebola e os alhos.

Preparação do recheio da quiche

Num tacho com um fio de azeite, suar os legumes ralados e a cebola e alhos picados. Colocar por cima uma pitada de sal para ajudar a libertação da água.

Com a ajuda de um passador escorrer os legumes para retirar o excesso de água.

Bater ligeiramente os ovos com o queijo. Adicionar os legumes e mexer. Se a consistência estiver muito líquida adicionar uma colher de sopa de farinha.

Temperar a gosto e envolver o peixe (usei noz-moscada e as partes mais grossas do cebolinho).

Com a tampa da panela desenhar numa folha de papel vegetal o molde da quiche, aumentando cerca de 1 cm para além do rebordo.

Com a tampa moldar a massa

Esticar a massa sobre a folha de papel vegetal virada ao contrário (para a massa não ficar na marca do lápis), na medida desenhada.

Colocar a massa na base da panela de barro e ajustar as bordas, deixando um rebordo de cerca de 2 cm. Picar a massa com um garfo.

massa da quiche pronta


Envolver novamente o preparado e espalhar sobre a base da quiche.

Ligar a panela em alto por cerca de 3 horas, dependendo da potência da panela. Colocar um pano entre a panela e a tampa para absorver a condensação que se vai formar. Se a panela for pré-aquecida demora menos tempo (cerca de 2h a 2h30).

Servir polvilhado com uma aromática fresca (usei cebolinho) e salada.

Quiche e salada

Notas:

Esta receita pode ser feita com qualquer tipo de peixe, atum enlatado, ou carne desfiada. Costumo variar os ingredientes,  dependendo do que há no frigorífico. 

Para esta receita usei uma Crock-Pot Multisize digital com a taça de 5,6 litros e 240W de potência. 

Quiche de quijo fresco, curgete e salmão


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.

Comentários

Mensagens populares