Borrego assado na slow cooker

Páscoa sem borrego ou cordeiro assado é como o Natal sem bacalhau! Se for cozinhado na slow cooker, para além de quase não dar trabalho e se poder fazer com antecedência, fica com um sabor maravilhoso.




Cordeiro assado na slow cooker



Esta perna de borrego (em algumas zonas é conhecido por anho) cozinhada lentamente na slow cooker é divinal e sem esforço. Conhecem o sabor daquelas comidinhas tradicionais de forno a lenha, cada vez mais difíceis de encontrar? É uma excelente imitação, não vamos fazer uma fogueira na slow, contudo ela é capaz de nos preparar um pedaço de borrego com o mesmo nível. Se quiser fazer um borrego inteiro, o melhor é mesmo ser no forno de lenha 😉, mas não se esqueça que a Páscoa 2021 vai ser em confinamento. 😥

Esta proposta é perfeita para a Páscoa, ou qualquer outro dia festivo, pode preparar-se no dia anterior e deixar a cozinhar durante a noite. Antes de servir, leva-se ao forno para aquecer e dourar e está o almoço pronto!

Se não quiser levar ao forno, pode recorrer à dica do pano, colocando-o por baixo da tampa na última hora, mas o resultado não é tão douradinho, e como é dia de festa, acho que vale a pena usar o forno.

Fiz perna de borrego inteira, sem desossar, porque gosto da carne a soltar-se do osso e acho o sabor mais suculento. Esta peça tem perto de 2 Kg, se for demasiado para o tamanho da sua panela, pode optar por mão, tem características semelhantes e é mais pequena. Se couber na panela, com o que sobrar pode fazer outras receitas.


Acompanhei com batatinhas, que cozinhei em simultâneo com a carne e com grelos. Para a slow cooker em cozinhados prolongados opto por variedades de batata mais firmes, como a vermelha. As batatas absorvem o sabor do borrego e do tempero, e não deixam a carne em contacto com o caldo. Se não apreciar, pode ferver 10 a 15 minutos e levar ao forno, ou servir com outro acompanhamento. Nós gostamos do sabor forte e do aspeto rústico das batatas, e cozinhamos tudo junto. Se não juntar as batatas coloque uma grelha no fundo da panela de barro. Pode fazer com vegetais duros, como explico nesta publicação, ou até com talheres. 



Ingredientes


Como fazer borrego na slow cooker


1 Perna de borrego com osso (cerca de 2 kg)

1 Cebola

4 dentes de alho

Batatinhas com casca (uso vermelhas)

Meio copo de vinho branco (usei do Alentejo)

2 Colheres de sopa de azeite

Alecrim 

Tomilho

Louro 

Sal qb.

Salsa, alecrim e tomilho frescos para decorar.


Preparação:

Limpar a carne do excesso de gordura.

Umas horas antes temperar com alho picado, alecrim, louro tomilho e sal. Regar com o vinho branco e reservar.

Cortar a cebola em fatias finas e colocar no fundo da panela. juntar as batatas lavadas. Ponho inteiras e com casca, para não ficarem encharcadas com o molho.

Colocar a carne por cima das batatas. regar com a marinada.

Selecionar a função baixo (ou low) e deixar cozinhar por 6 a 8 horas, dependendo da potência da panela (ver notas).

Cordeiro na crockpot

Verificar o cozimento e os temperos cerca de uma hora antes de terminar. Se necessário, retificar os temperos, retirar caldo se tiver criado muito e ajustar o tempo. Eu retirei caldo, na altura em tirei a foto acima, e aproveitei para virar a carne ao contrário.

Levar ao forno quente para dourar (cerca de 10 minutos). Polvilhar com salsa picada, e decorar com hastes de alecrim e tomilho frescos.

Servir acompanhado pelas batatas  e com grelos ou uma salada. 

Borrego a separar-se do osso

Notas: 

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência. Na minha panela demorou 7 horas.

O tempo de cozedura deve ser adaptado às características da panela slow cooker que está a utilizar.

Cordeiro para a Páscoa


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.


Comentários

  1. Olá Fernando!

    Muito obrigada pelo comentário, fico feliz por saber que gosta do site, espero que o inspire a fazer muitas receitas na slow cooker.
    Quanto ao borrego, no meu forno demorou cerca de 10 minutos, já estava quente, mas o tempo varia de forno para forno. Relativamente a levar a panela cerâmica ao forno, depende das panela, deverá ter essa indicação no manual de instruções. No caso das minhas, a crock-pot e a chup chup dão para ir ao forno, já silvercrest não dá. Eu prefiro usar um tabuleiro mais baixo para dourar a carne e as batatas, que assim espalho melhor e é mais rápido. Como estas cerâmicas são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, eu opto por não levar nenhuma.

    Bons cozinhados 😊
    Sandra

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares