Tomatada rica na slow cooker

Molho de tomate da horta

Conserva de tomate na slow cooker


O tomate é o rei da tomatada mas vai bem acompanhado pelo resto da horta, que enriquece este molho e o torna muito versátil para juntar aos mais diversos cozinhados na slow cooker e não só. 

Nesta tomatada, para além do tomate, juntei alho-francês, cebola, alho, pimentos e ervas aromáticas. Aproveito a época da abundância do tomate para armazenar para o resto do ano, qual formiguinha a encher a despensa. Também se pode juntar legumes mais doces, como cenoura, batata-doce ou até maçã, uma vez que o açúcar naturalmente presente reduz a acidez do tomate.

Conhecem o projeto de combate ao desperdício alimentar "Fruta feia"? É um projeto que tem como objetivo escoar frutas e hortaliças pequenas, grandes ou disformes que os produtores não conseguem vender pela aparência dos produtos. O projeto visa também a consciencialização da população para a problemática do desperdício alimentar e para o facto de que alimentos feios não são lixo, também a possibilidade de consumir produtos da época e da região a um preço mais baixo. Para saberem mais sobre este projeto consultem a página da cooperativa aqui. Esta tomatada lembrou-me deste projeto, pois é a receita ideal para usar aqueles produtos que temos em excesso ou são mais disformes e já não vamos consumir de outra forma. 


Ingredientes para tomatada na slow cooker

Ingredientes

2 kg de tomate

2 alhos-franceses

2 cebolas grandes

2 pimentos

1 cabeça de alho

1 malagueta (opcional)

orégãos secos qb

Mangericão fresco qb

3 colheres de sopa de azeite

1 pitada de sal


Preparação

Retire os pés aos tomates e corte em bocados. coloque num coador para que o excesso de água vá pingando. Desta vez opei pela versão "preguiçosa", não retirei peles nem sementes. Se quiser uma tomatada mais concentrada, retire as peles e sementes. 

Para pelar os tomates faça uma cruz com a faca na ponta do tomate, mergulhe em água a ferver e depois retire a pele, que sai facilmente após o tomates terem sido escaldados.

Tomatada na slow cooker

Corte o alho-francês em rodelas e coloque no fundo da panela da slow cooker (como é mais duro, gosto de colocar no fundo). 

Limpe os pimentos, retirando os pés e sementes e corte em pedaços. Como depois passo a varinha mágica não é necessário cortar muito pequeno.

Acrescente o tomate escorrido, o pimento e a cebola cortados e os alhos esmagados. 

Para uma cor mais viva não coloque a parte verde do alho francês e uso pimentos vermelhos. 

Tempere com orégãos (usei secos, por isso coloquei logo no início), com sal e com o azeite. 

Recordo que a slow cooker aumenta a intensidade dos temperos, por isso uso menos que nos cozinhados normais e no fim retifico, se necessário. 

Programar 8 a 10 horas em baixo (usei a slow cooker Silvercrest de 320W, e estava quase cheia). Em alternativa coza por 4 a 6 horas na função "alto". Se achar que tem excesso de líquido, retire a tampa da panela 1 hora antes do fim da cozedura para permitir evaporar algum líquido. Eu não retirei porque escorri os tomates previamente e não achei necessário. 

Quando estiver pronto acrescente o mangericão fresco e passe com a varinha mágica. 

Guarde em vácuo em frascos previamente esterilizados, ou conserve no congelador.

Molho de tomate na slow cooker





Conservar em frascos

Para a conserva em frascos, podem usar-se frascos próprios, em vidro com borracha e mola metálica (são herméticas), ou frascos de vidro com tampa metálica. Eu reaproveito  os mesmos frascos e garrafas há anos, dos que têm tampa metálica, esterilizando-os em cada utilização. 

Para esterilizar ferva frascos e respetiva tampa em água durante alguns minutos. Retire com cuidado e coloque sobre um pano limpo para secarem. Como estão muito quentes, secam rapidamente. 

Encher os frascos, deixando cerca de 1 cm livre. Colocar um fio de azeite por cima.

Tomatada para conserva



Fechar bem com a tampa metálica e levar de novo a água a ferver entre 10 minutos a 15 minutos. O tempo varia de acordo com o tamanho do frasco, para frascos pequenos (como os de néctar de frutas), se o conteúdo for colocado ainda quente 10 minutos são suficientes, para frascos maiores aumento o tempo.

Comentários

  1. Não coloca água nenhuma pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Não coloco, os legumes têm muita água, que vão libertando no processo de cozedura lenta. Ao arranjar os tomates ainda os escorro daquela água que vão libertando, para obter um molho mais concentrado.
      Bons cozinhados,
      Sandra

      Eliminar
  2. Mais uma receita experimentada e aprovada. O meu molho de tomate anual está feito e pronto a congelar, desta vez com o toque diferente da Slow cooker. Grata pela sugestão. Vou continuar a experimentar todas as receitas 😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela partilha Margarida! Ontem também fiz mais uma remessa e ficou excelente. Que bom que gostou e que vai continuar a experimentar as receitas. Bons cozinhados 😊😊

      Eliminar
  3. Receita aprovadíssima! Fácil de elaborar e extremamente saborosa. Esqueci me do mangericao no final, mas está 5⭐
    Muito obrigada pelas partilhas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata por deixar o seu feedback. Que bom saber que ficou ficou aprovada a receita. Eu faço várias vezes quando tenho excedente de tomates. O manjericão é opcional, gosto de colocar manjericão, ou orégãos que acho que ligam bem com o tomate. Bons cozinhados 😘

      Eliminar
  4. Maria de Lurdes Losquinhos20 de agosto de 2022 às 00:29

    Muito obrigada pela partilha. Vou fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria de Lurdes 🙌
      Depois conte-nos como correu.

      Bons cozinhados 😘

      Eliminar
  5. Preparar esta receita começa a ser tradição, nesta altura do ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela partilha 🙏
      Por cá também já abastecemos a despensa para o próximo ano. Talvez ainda faça mais alguns para os cabazes do 🎄
      Continuação de bons cozinhados 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares