Barritas de cereais com chocolate e avelãs

Deliciosas barritas de chocolate, cereais e frutos secos, para petiscar entre as refeições sem fazer estragos na dieta. 

Barritas de cereais e  chocolate e frutos secos




Para estas barritas só são precisos 5 ingredientes para ficarem super crocantes e apetitosas. 

Aguentam até pelo menos uma semana, talvez mais, mas nunca consegui comprovar, porque desaparecem sempre antes. 

Geralmente os cereais de pequeno-almoço que há na despensa cá de casa  (sem serem em grão) são os  "Rice Krispies" e os "Corn Flakes". Há uns tempos comprei trigo puff, mas não ficou aprovado, por não ser crocante o suficiente (veredicto da filhota, que é quem come destes cereais ao pequeno-almoço). Antes que se estragasse, decidi camuflá-los junto com os adorados cereais de arroz tufado e com chocolate negro, outra das suas delícias. Já repetimos a receita várias vezes, sempre com alterações, todas desapareceram rapidamente, mas esta é a mais apreciada. 

O processo é simples e rápido, o que não é nada característico do slow cooking. Claro que se não tiverem slow cooker também podem adaptar e fazer. Garanto que não se vão arrepender.

Já fiz estas barritas com ingredientes e proporções diferentes. Quando uso mais quantidade de cereais (ou menos chocolate), acabam por ficar com pouquíssimo chocolate e partem-se muito, uma vez que o chocolate é o elemento de ligação principal. Para ser mais fácil cortar as barritas, para além da proporção entre os cereais e o chocolate é importante juntar uma manteiga. Eu usei manteiga de avelã, que é apenas avelã triturada, mas podem usar manteiga de amêndoa, ou de amendoim. Desta vez também só usei avelãs, mas às vezes junto nozes, ou sementes, depende do que tenho disponível. Não experimentei com outras manteigas, nem óleo de coco, mas acredito que também resulte. Usei chocolate em barra 70% de cacau, se usarem um chocolate com uma concentração de cacau menor, podem reduzir a manteiga.



Ingredientes

2 Chávenas de arroz tufado (usei Rice Krispies)

1 Chávena de trigo puff (usei biológico Seara)

200 Gr de chocolate 70% cacau

1 Mão cheia de avelãs

2 Colheres de sopa de manteiga de avelã (ou de outro fruto seco)


Ingredientes para barritas de cereais e frutos secos



Preparação


Partir o chocolate em pedaços e colocar na slow cooker. Se tiverem uma slow cooker com capacidade superior a 4 litros podem recorrer à estratégia da taça dentro da panela de barro, como explico aqui (última foto), ou então aumentar a receita, para que o chocolate não se perca numa panela tão grande.


Ligar 30 minutos na função baixo. 


Juntar a manteiga e as avelãs.

Chocolate derretido

Quando o chocolate tiver derretido (demora cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da potência da slow cooker), mexer bem com uma espátula de silicone, que facilita o retirar o chocolate agarrado nas bordas.

Acrescentar os cereais aos poucos e envolver bem com o creme de chocolate.

Deitar este preparado sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, ou um tapete antiaderente. Alisar os cereais com a ajuda de uma espátula e pressionar de modo a não ficarem com espaços por preencher (não exercer demasiada pressão para não esmagar os cereais).
moldar as barritas

Deixar solidificar, pode levar ao frigorífico, sobretudo se estiver calor. 

Cortar no tamanho desejado quando estiver bem firme. Utilizo geralmente uma faca de serra, para facilitar a tarefa.

Para umas barritas mais "chocolatadas" adiciona uma camada extra de chocolate (primeira foto).

Derrete outra tablete de chocolate na slow cooker e quando estiver fundido verte sobre o preparado. Agita ligeiramente o tabuleiro para eliminar o ar e o chocolate preencher todos os espaços reduzindo as bolhas. Podes ver todo o processo no vídeo abaixo:





Notas:

Para esta receita usei a slow cooker Silvercrest de 3.5 l e 190- 210W de potência.

Só experimentei esta receita com estes cereais e manteigas de frutos secos, com outras gorduras acredito que resulte, mas não experimentei.

As barritas conservam-se bem pelo menos uma semana fechadas em recipiente hermético, no frigorífico.

Barritas doces e light


Partilha nos comentários o que achaste desta receita e se fizeres dá o teu feedback.

Também me podes seguir no Instagram ou no Facebook




Comentários

Mensagens populares