Cozido de casulas com butelo

 O cozido Mirandês, é o cozido típico do nordeste transmontano, feito com casulas (ou cascas) e butelo, também conhecido por "bulho" ou "palaio". 

Cozido Mirandês - butelo com cascas


Estes produtos regionais eram difíceis de encontrar fora da região, a plataforma Mercado dos Sabores Mirandeses, resolveu o problema das distâncias e disponibiliza-os na loja on-line, que agrega vários produtores, artesãos e comerciantes locais. 

O butelo é um enchido feito com pedaços de carne menos nobre, ossos e cartilagens (com carne agarrada), que lhe conferem um sabor característico. Na sua origem estará a necessidade de aproveitamento de todos os recursos, em tempo de escassez. Atualmente é uma iguaria tradicional apresentada em todos os eventos gastronómicos da região, e faz parte do património cultural e gastronómico de todo o Planalto Mirandês.

As cascas são vagens de feijão partidas e secas, com feijão no interior. Depois de secas conservam-se durante meses e para consumir apenas é necessário hidratar, colocando de molho por algumas horas.

Casulas ou cascas ou palhoças

Este cozido tradicionalmente era consumido no Domingo Gordo ou no Carnaval. Atualmente, está disponível nos restaurantes da região sobretudo nos meses de inverno até ao início da primavera.

É um cozido muito fácil de fazer, para além do butelo e das casulas poderá incluir presunto, linguiça ou outros enchidos e acompanha habitualmente com batata cozida. Como não sabia a quantidade de ossos do butelo, optei por juntar uma linguiça, também da região. Acompanhei com batatas cozidas na água do cozido, que lhe dá o sabor característico dos enchidos.

Cozido Mirandês - Trás-os-Montes

Ingredientes

Casulas (ou cascas)

1 Butelo

Linguiça

Batatas

Sal qb


Butelos com cascas e linguíça

Preparação

Na véspera colocar as cascas a demolhar em água abundante. Coloquei de manhã, ao fim do dia substituí a água e mexi, porque algumas casulas estavam acima da água (da próxima coloco algum recipiente a fazer um peso ligeiro, para que fiquem todas submersas.

Descartar a água de demolhar e colocar as cascas na panela de barro. Cobrir com água. 

Colocar as batatas (eu cozi à parte, porque cozi muitas cascas e a panela ficava demasiado cheia.

Picar o butelo com um palito, algumas vezes, de modo a que não rebente durante a cozedura e para que a gordura que derrete possa sair e impregnar as cascas. Fazer o mesmo com a linguiça (ou com outros enchidos caso opte por colocar). A linguiça deverá ficar por cima, ou ser adicionada mais tarde, porque coze mais rápido. 

Ligar a slow cooker, selecionar a função "baixo" (ou "low") e deixar cozer entre 8 a 9 horas (dependendo das características da panela e da ocupação da mesma (a minha tinha cerca de 3/4 ocupada).

Ao fim de 8 horas verificar a cozedura, se o butelo estiver cozido (espetar o palito em zona sem osso não oferece resistência), retirar. 

No caso de cozer as batatas em separado, retirar um pouco de água das casulas e do butelo. Eu não juntei as batatas para não correr riscos, uma vez que deixei a panela ligada sem vigilância.

Servir regado com um bom azeite da região.

Cozido Mirandês


Notas:

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência.

As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker. 

Se fizer a receita, partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela).




Comentários

  1. Hoje foi dia de experimentar esta receita, tão tipica no norte, onde tb tenho raízes. Não tenho palavras para descrever o resultado final 5🌟🔥
    Não deixem de experimentar. O meu butelo ficou cozido ao fim de 6 horas. Consegui arranjar todos os ingredientes em https://www.portalterrafria.com/loja/minha-conta/view-order/7373/ e chegaram em 24 horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. O seu comentário deixa-.me muito feliz.
      Muito obrigada por partilhar a sua experiência e também a loja onde conseguiu comprar os ingredientes, que nem sempre é fácil.
      Continuação de bons cozinhados.
      Beijinhos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares