Quindins na slow cooker

Maravilhosos quindins que alegram qualquer mesa, para dar as boas-vindas à primavera!



Quindins em forma de flor na slow cooker



Adoro quindim e todas as receitas que levem coco. No outro dia lembrei-me de experimentar na slow cooker. Ao fim de três tentativas acho que acertei com a receita. Na primeira ficou pouco consistente, na segunda demasiado seco, e eu gosto molhadinhos. Desta vez ficaram perfeitos. Fiz em formas de queques com formato de flor, em silicone, são mais altas e mais fáceis de acomodar na slow cooker, por serem maleáveis. Podem usar-se também formas metálicas, ramequins, ou uma forma maior e fica "quindão" como dizem no Brasil, onde é originária a receita. Só há pouco tempo fiquei a saber que o quindim é inspirado na receita tradicional Portuguesa "brisas do lis" típica na região de Leiria. Na receita Brasileira a amêndoa é substituída por coco ralado. Nunca fiz brisas do Lis, mas um dia destes aventuro-me.

 quindim na slow cooker partido

Ingredientes

10 gemas

200 gramas de açúcar

40 gr de coco ralado

120 ml de leite de coco

30 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente + manteiga qb para untar as forminhas

 Com que fazer quindim na slow cooker


Preparação

Ligar a slow cooker em alto e juntar água morna, cerca de 1 cm de altura a 2 cm (depende da altura das formas).

Juntar o coco com o leite de coco para hidratar bem o coco.

Mexer as gemas com um garfo e passar por um coador, para retirar a película que as envolve e restos de claras.

Gemas peneiradas e coco hidratado

Juntar o açúcar nas gemas, mexer com uma vara de arames.

Adicionar a manteiga amolecida e continuar a mexer.

Acrescentar o coco hidratado e envolver tudo.

Untar as forminhas generosamente com manteiga sem sal e distribuir o preparado, dá para 8 a 10 forminhas, dependendo do tamanho das formas. Na minha panela de 3.5 l cabem 5 forminhas, na de 5,6 litros cabem 8. Neste caso tinha um pudim em banho-maria na panela de 5,6 litros e coloquei nas duas.

Quindins a cozer na slow cooker

Colocar as forminhas na slow cooker, tapar a panela colocando um pano sob a tampa e deixar por 45 minutos a 1 hora (fazer teste do palito).

Quando estiverem cozidos desligar a slow cooker e deixar arrefecer dentro da panela até estarem mornos.

Desenformar morno, se ficarem frios é mais difícil desenformar.



Notas:

Cozi os quindins em 2 panelas diferentes, mas como só coloquei quando a água estava bem quente (mais de 90ºC), demoraram o mesmo tempo a cozer.

Se optar por fazer numa forma grande, demora mais tempo a cozer. 

Usei ovos caseiros, que lhe dá uma cor amarela mais intensa, se não tiver ovos caseiros e se puder, opte por ovos de galinhas criadas ao ar livre, que faz diferença.

Pode aproveitar as claras para outras receitas como fazer Pavlova na slow cooker. Por vezes congelo em doses mais pequenas. Depois de descongeladas, usam-se normalmente como se fossem frescas.


bolinhos de coco na croc-kpot


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.



Comentários

Mensagens populares