Folar de Chaves na slow cooker

Maravilhoso folar de fumeiro, adaptado da receita do folar de Chaves, para a slow cooker.

Folar na panela lenta


Com um  flaviense em casa, o folar é presença obrigatória na mesa de Páscoa. Geralmente temos o original, vindo de Chaves, feito pelas mãos da madrinha do senhor cá de casa. Com o confinamento, ir a Chaves não é opção, pelo que não vamos ter folar de Chaves, mas chegou-nos a receita.

Comecei por fazer a receita original, mas não estava a conseguir bons resultados na slow cooker. Adaptei e voltei a fazer ajustes, por isso as últimas semanas têm sido um fartote de folar. Ofereci um à vizinha, outro aos meus pais, para ter um júri mais representativo e ficou aprovadíssimo. Como tenho várias panelas, fiz sempre mais do que um, apesar de inicialmente não ser o objetivo, mas tive necessidade de incorporar mais farinha e acabou por se proporcionar. 

Para uma panela de cerca de 5 litros de capacidade aconselho a fazerem um folar com cerca de 400 gr de farinha, para panelas mais pequenas ajustar as quantidades. Nesta panela cabe um folar maior, mas como o calor é produzido na base, se o folar ficar muito alto, quando estiver cozido poderá ter a base queimada. 

Esta receita é tradicionalmente feita no forno de lenha, bem quente. Atualmente também se faz nos fornos domésticos, elétricos ou a gaz. Neste caso, adaptei a receita para slow cooker e recheei com carnes a gosto.

Ingredientes 

Ingredientes

400 gr de farinha sem fermento (+/- poderá ser necessário incorporar mais um pouco)

3 ovos inteiros

25 gr de fermento de padeiro fresco

120 ml de água

50 gr de manteiga

25 ml de azeite

sal q.b.

Fumeiro a gosto para o recheio (presunto, chouriço, salpicão, barriga fumada)

Recheio de folar

Preparação:

Colocar os ovos em água morna (para ficarem mornos).

Dividir a água em duas partes, numa das partes diluir o fermento e na outra o sal  (colocar pouco sal, que o recheio é salgado).

Juntar  a água com sal à farinha  e a água com fermento e amassar.

Juntar os ovos e incorporar na massa.

Derreter a manteiga com o azeite (sem deixar ferver), deitar sobre a massa e continuar a amassar, até obter uma massa uniforme, se ficar algum grumo, desaparece na levedação (amassei cerca de 10 minutos com o processador). 

Polvilhar a massa com um pouco de farinha, cobrir com um pano e deixar levedar por 2 horas, num ambiente ameno (sem correntes de ar).

Quando a massa crescer até quase triplicar o volume, deitar sobre uma bancada polvilhada de farinha e amassar um pouco. Se estiver demasiado mole, incorporar um pouco mais de farinha. Fazer uma bola e deixar descansar pelo menos 15 minutos.

Passo-a-passo do folar

Enquanto isso preparar o recheio, cortar o presunto, o salpicão e o chouriço ou linguiça.

Esticar a massa com a mão e dispor as carnes a gosto.

Enrolar e formar uma bola, colocar sobre papel vegetal (eu uso película reutilizável). Cobrir com um pano e deixar levedar uma hora.

Entretanto ligar a slow cooker a pré-aquecer (1 hora) na função "alto".

Colocar o folar na slow cooker, tapar com um pano de cozinha (dica do pano de cozinha) e colocar  a tampa por cima. Programar 2h30 a 3h em alto, dependendo da potência da panela e do tamanho do folar. 

A meio da cozedura rodar a panela de barro, para que coza uniformemente (a maioria das slow cookers aquece mais de uma lado).

Folar feito na slow cooker

Quando terminar a cozedura retirar da panela e deixar arrefecer sobre uma grelha.


NOTAS:

Esta receita demora 3 h a cozer na Crock-Pot de 5,6l e 240W de potência e 2h30 na ChupChup de 5,5 l e 260W. 


As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozimento. 


Folar na slow cooker


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas. Identifique @slow_cooking_portugal nas suas partilhas nas redes sociais.
















Comentários

  1. Que aspeto maravilhoso 😋
    Muito obrigada pelas suas receitas e por estar sempre disposta a ajudar. Graças ao seu trabalho tenho tirado muito mais proveito da slow cooker.
    Gratidão 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada 🙏
      Que mensagem tão motivadora, obrigada de 🤍
      Fico feliz por sabor que as minhas dicas e receitas são úteis e dão trabalho às vossas slow cookers.
      Bons cozinhados,
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares