Feijoada de salsichas enroladas em couve, na slow cooker

Feijoada de salsichas enroladas em couve lombarda, cozinhadas lentamente na slow cooker. 



salsichas enroladas em lombarda na slow cooker


Para quem já costuma ler este blogue, não é novidade que por cá as receitas vão surgindo conforme a oportunidade e o que temos disponível na despensa. Não há grande estratégia e mesmo quando penso em fazer uma receita, se faltar um ou outro ingrediente costumo adaptar como for possível. Isto tudo para dizer que se não tiverem determinado ingrediente, adaptem, reajustem, substituam, mas não deixem de experimentar, pois não se vão arrepender.

Esta receita surgiu porque tinha feijões brancos cozidos no frigorífico (eram para outra refeição que acabou por não acontecer) e também umas salsichas toscanas que estavam quase no limite da validade. Juntei tomates, cenouras e couve lombarda e fiz uma refeição que ficou deliciosa. O feijão foi cozido em "baixo", na slow cooker, por 8 horas, após ter demolhado 10 horas (ou mais). 

🌱O feijão fica delicioso, com interior macio, e como não há a agitação a ferver não se desfaz, ou desfaz menos, mesmo estando bem cozido.

Como cozer feijão branco na slow cooker

Cozinhar feijão na slow cooker é muito fácil, mas temos de ter em atenção que se tratam de grãos secos, que estão adormecidos. Para se conservarem têm algumas substâncias protetoras, mas que não são agradáveis para os humanos. Impedem a absorção de alguns nutrientes e podem gerar desconforto abdominal. Mas acordá-los é fácil com alguns truques.


✅ Demolhar sempre antes, por 10 horas ou mais. A hidratação vai dissolver algumas das substâncias e permite readquirir a água perdida na secagem. A água da demolha deve ser descartada.

✅Cozer em água temperada a gosto (os temperos tendem a intensificar-se na cozedura lenta, por isso use com moderação). Costumo usar alho esmagado, louro e uma pitada de sal.

✅ Juntar uma tira de alga Kombu, ou umas gotas de sumo de limão (tornam as fibras mais macias e digeríveis).

✅ Cozer 8 h em baixo/low, (cozi 1 kg de feijão seco na crock-pot). O tempo depende da potência da panela,  da quantidade e até da temperatura dos ingredientes(ver notas).

✅ Consumir, ou reservar. Costumo cozinhar cerca de 1kg, para fazer porções e congelar. Guardo em frascos de vidro com o caldo. Neste caso não encher demasiado, para deixar espaço livre para o líquido expandir na congelação.

⛔️ O feijão vermelho tem níveis elevados de toxinas que não são eliminadas em cozedura lenta, requer uma atenção especial, como explico nesta publicação.


Ingredientes 

Salsichas com couve e feijão ingredientes

400 gr de feijão branco cozido (e água da cozedura)

8 salsichas

2 cenouras

8 folhas grandes de couve, ou mais se forem pequenas (lombarda ou repolho)

meio pimento vermelho

3 tomates maduros

1 cebola

3 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.


Preparação

Com cuidado retirar 8 folhas da couve, de modo a não partirem.

Fazer uma cruz no topo de cada tomate para retirar a pele.

Levar ao lume uma panela com água e quando ferver. Com uma faca fazer uma cruz no topo do tomate e mergulhar na água durante uns segundos. Quando a pele do tomate abrir no sítio do corte, retirar e desligar o lume. Na mesma água, escaldar as folhas de couve durante uns segundos, para amaciarem e não partirem ao enrolar.

Escoar as folhas, retirando toda a água em excesso. Picar as salsichas com um palito (para não rebentarem), enrolar uma salsicha em cada folha, dobrar as laterais da couve para o interior e no fim prender com ajuda de um palito (ou os necessários).


Colocar as salsichas em couve na slow cooker


Retirar a pele dos tomates e picar em pedaços pequenos. Limpar o pimento dos veios e sementes e picar do mesmo modo.

Descascar as cenouras e cortar em rodelas. Picar a cebola e os alhos.

Na base da panela colocar a cebola e o pimento.

Por cima colocar os rolos de couve com salsicha. 

Cobrir com o tomate picado, os alhos e por fim com o feijão, juntamente com a água da cozedura do mesmo.

Regar com o azeite, e temperar a gosto. O feijão e as salsichas já costumam ter sal, por isso usar com mais moderação. 

Como o feijão já está cozido, o líquido pode ficar no limite do mesmo, uma vez que já não vai absorver mais e os outros ingredientes vão libertar também os seus sucos. Caso seja necessário, poderá colocar-se um pouco de água  (da que se usou para escaldar os legumes).

Ligar 4 horas em alto. 

Retificar os  temperos antes de servir.


Salsichas e feijão na slow cooker


Notas:

Caso o molho esteja muito líquido e pretenda engrossar, pode destapar na última hora de cozimento, para permitir que alguma evaporação. Pode também espessar com feijão. Para isso basta retirar uma concha de feijão e uma de caldo, passar com a varinha e voltar a juntar à panela, envolvendo delicadamente (para não desfazer os rolos) e deixar cozer mais 30 minutos.

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência.

As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozimento. 

Salsichas cozinhas na slow cooker enroladas em lombarda


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (assim como as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas. Identifique @slow_cooking_portugal nas suas partilhas nas redes sociais.



Comentários

Mensagens populares