Folar de Chaves na slow cooker
Maravilhoso folar de fumeiro, adaptado da receita do folar de Chaves, para a slow cooker.
Com um flaviense em casa, o folar é presença obrigatória na mesa de Páscoa. Geralmente temos o original, vindo de Chaves, feito pelas mãos da madrinha do senhor cá de casa. Com o confinamento, ir a Chaves não é opção, pelo que não vamos ter folar de Chaves, mas chegou-nos a receita.
Comecei por fazer a receita original, mas não estava a conseguir bons resultados na slow cooker. Adaptei e voltei a fazer ajustes, por isso as últimas semanas têm sido um fartote de folar. Ofereci um à vizinha, outro aos meus pais, para ter um júri mais representativo e ficou aprovadíssimo. Como tenho várias panelas, fiz sempre mais do que um, apesar de inicialmente não ser o objetivo, mas tive necessidade de incorporar mais farinha e acabou por se proporcionar.
Para uma panela de cerca de 5 litros de capacidade aconselho a fazerem um folar com cerca de 400 gr de farinha, para panelas mais pequenas ajustar as quantidades. Nesta panela cabe um folar maior, mas como o calor é produzido na base, se o folar ficar muito alto, quando estiver cozido poderá ter a base queimada.
Esta receita é tradicionalmente feita no forno de lenha, bem quente. Atualmente também se faz nos fornos domésticos, elétricos ou a gaz. Neste caso, adaptei a receita para slow cooker e recheei com carnes a gosto.
Ingredientes
400 gr de farinha sem fermento (+/- poderá ser necessário incorporar mais um pouco)
3 ovos inteiros
25 gr de fermento de padeiro fresco
120 ml de água
50 gr de manteiga
25 ml de azeite
sal q.b.
Fumeiro a gosto para o recheio (presunto, chouriço, salpicão, barriga fumada)
Preparação:
Colocar os ovos em água morna (para ficarem mornos).
Dividir a água em duas partes, numa das partes diluir o fermento e na outra o sal (colocar pouco sal, que o recheio é salgado).
Juntar a água com sal à farinha e a água com fermento e amassar.
Juntar os ovos e incorporar na massa.
Derreter a manteiga com o azeite (sem deixar ferver), deitar sobre a massa e continuar a amassar, até obter uma massa uniforme, se ficar algum grumo, desaparece na levedação (amassei cerca de 10 minutos com o processador).
Polvilhar a massa com um pouco de farinha, cobrir com um pano e deixar levedar por 2 horas, num ambiente ameno (sem correntes de ar).
Quando a massa crescer até quase triplicar o volume, deitar sobre uma bancada polvilhada de farinha e amassar um pouco. Se estiver demasiado mole, incorporar um pouco mais de farinha. Fazer uma bola e deixar descansar pelo menos 15 minutos.
Enquanto isso preparar o recheio, cortar o presunto, o salpicão e o chouriço ou linguiça.
Esticar a massa com a mão e dispor as carnes a gosto.
Enrolar e formar uma bola, colocar sobre papel vegetal (eu uso película reutilizável). Cobrir com um pano e deixar levedar uma hora.
Entretanto ligar a slow cooker a pré-aquecer (1 hora) na função "alto".
Colocar o folar na slow cooker, tapar com um pano de cozinha (dica do pano de cozinha) e colocar a tampa por cima. Programar 2h30 a 3h em alto, dependendo da potência da panela e do tamanho do folar.
A meio da cozedura rodar a panela de barro, para que coza uniformemente (a maioria das slow cookers aquece mais de uma lado).
Quando terminar a cozedura retirar da panela e deixar arrefecer sobre uma grelha.
NOTAS:
Esta receita demora 3 h a cozer na Crock-Pot de 5,6l e 240W de potência e 2h30 na ChupChup de 5,5 l e 260W.
As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozimento.
Que aspeto maravilhoso 😋
ResponderEliminarMuito obrigada pelas suas receitas e por estar sempre disposta a ajudar. Graças ao seu trabalho tenho tirado muito mais proveito da slow cooker.
Gratidão 🙏
Muito obrigada 🙏
EliminarQue mensagem tão motivadora, obrigada de 🤍
Fico feliz por sabor que as minhas dicas e receitas são úteis e dão trabalho às vossas slow cookers.
Bons cozinhados,
Bjs
Obrigada pela partilha nunca fiz mas adoro
ResponderEliminarTem de experimentar. Fica delicioso. Depois conte-me como correu.
Eliminar