Chili com carne na slow cooker


Chili na slow cooker


O chili é um guisado de feijão, tomate e carne de vaca, muito típico no México e no Texas. Caracteriza-se por ter um sabor intenso e picante e a slow cooker é o equipamento ideal para fazer um chili super saboroso.

O receio do picante em excesso levou-me a fugir dele durante muito anos, até ter começado dominar os temperos e fazer em casa. Para mim é uma grande vantagem, porque podemos ajustar a intensidade ao nosso gosto. Ultimamente para além das especiarias tenho alternado os pimentos e as malaguetas, conforme o que encontro no supermercado, gosto especialmente de misturar usar as misturas com várias cores. Depois de ter experimentado a receita na slow cooker, já não faço de outra forma. É um prato muito versátil, seja para uma refeição principal, acompanhado com arroz, por exemplo, ou como um petisco, a rechear uns tacos ou uns nachos. Faço geralmente em grande quantidade, pois fica fantástico mesmo depois de congelado. 

Esta receita é incrível, mas antes de ir para a slow cooker tem 2 fases: demolhar e cozer o feijão e saltear a carne. Se preferir pode saltar estes passos, recorrendo a feijão de conserva, já cozido e colocando os ingredientes diretamente na slow cooker. 

Chili com arroz na slow cooker

COZER FEIJÃO VERMELHO NA SLOW COOKER

Cozinhar feijão na slow cooker é muito fácil, mas temos de ter em atenção que se tratam de grãos secos, que estão "adormecidos". Para se conservarem estes grãos têm algumas substâncias protetoras (fitatos, oxalatos, entre outras)  que não são agradáveis para os humanos, podem gerar desconforto abdominal e impedir a absorção de alguns nutrientes (há quem lhes chame antinutrientes, devido a essa característica). O feijão vermelho é uma leguminosa com uma quantidade elevada destas substâncias, pelo que requer uma atenção especial, para se poder consumir em segurança.

Na maioria das leguminosas estas substâncias são dissolvidas ao serem demolhadas durante algumas horas. Com a cozedura prolongada, ainda que a baixa temperatura, acabam por ser eliminadas. Mas isto não acontece com o feijão vermelho. A quantidade de fitatos e oxalatos é muito elevada, a demolha e cozimento prolongado não são suficientes para eliminar os antinutrientes do feijão vermelho. Estes feijões requerem uma fervura forte por 10 a 15 minutos, o alerta costuma vir mencionado na maioria dos manuais de instruções das slow cookers.

Para cozer feijão vermelho é importante:

Demolhar por 10 horas ou mais. 

Ferver em água em ebulição forte por 10 a 15 minutos, antes de colocar na slow cooker.

Só depois passar para a slow cooker (pode manter a água) e temperar a gosto (costumo colocar sal, alho, louro). Adiciono também um pedaço de alga kombu.

Passar o feijão para a slow e cozinhar na função "alto" por 4 horas. O tempo deve ser ajustado de acordo com as características da panela e a taxa de ocupação (ver notas) assim como o gosto pessoal (mais cozido ou mais firme). Normalmente cozinho um kilo de uma vez para depois usar em várias refeições, onde vai voltar a ferver (como por exemplo na sopa, chili, feijoada).



INGREDIENTES PARA CHILI NA SLOW COOKER

Chili na slow cooker ingredientes

500 Gr de carne de vaca picada

500 Gr de feijão vermelho cozido (e água de cozer o feijão)

1 cebola picada

Malaguetas e/ou pimentos coloridos

100 ml de polpa de tomate ou tomatada

2 colheres de sopa de azeite

40 ml de vinho branco

3 dentes de alho

2 tomates secos

1 folha de louro

1 piripiri seco

1 tira de alga kombu

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de pimentão doce

sal q.b

Ervas aromáticas a gosto para polvilhar


PREPARAÇÃO:

Comece por alourar a cebola em azeite, junto os alhos picados, e metade dos pimentos picados.

Junte a carne e envolva bem para dourar uniformemente. Rege com o vinho branco e deixe cozinhar destapado 3 a 5 minutos.



preparação da carne de chili


Transfira o preparado para a slow cooker. 

Junte o feijão cozido, o tomate e a polpa de tomate ou tomatada.  Acrescente um pouco de água de cozer o feijão, sem ultrapassar o limite da comida (se não tiver água de cozer o feijão pode usar caldo de legumes, ou mesmo água).

Adicione os temperos e mexa bem. Recordo que em slow cooking o sabor dos temperos é potenciado, como explico nesta publicação


Panela de barro com chili


Selecione a função "alto e cozinhe por 3 a 4 horas, dependendo da potência da panela e da taxa de ocupação. (Ver notas).

No fim da cozedura retifique os temperos e junte o restante pimento picado.

Sirva polvilhado com ervas aromáticas frescas a gosto e rodelas de malagueta.

Chili com tacos na slow cooker


NOTAS:

Caso o molho esteja muito líquido e pretenda engrossar, pode destapar na última hora de cozimento, para permitir alguma evaporação. 

A seleção do tempo de cozimento nas receitas deve ser de acordo com as características da slow cooker onde vão ser cozinhadas e da quantidade de alimentos a cozinhar. Outras variáveis, como a temperatura dos ingredientes ou a temperatura ambiente também influenciam o tempo total necessário.

Quando faço esta receita com a Crock-Pot multisize digital de 5.6 litros e 240 W de potência demora cerca de 4 horas. Com a Chupchup de 5.5l e 260 W de potência demora cerca de 3 horas, para as quantidades indicadas. Duplicando a quantidade de ingredientes aumento cerca de 1 hora no tempo total.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.





 

Comentários

  1. Está já está na agenda da semana, amanhã mostro o resultado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce, obrigada por reproduzir a receita. Como ficou? Gostou?
      Beijinhos e bom ano!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares