Borrego assado na slow cooker
Páscoa sem borrego ou cordeiro assado é como o Natal sem bacalhau! Se for cozinhado na slow cooker, para além de quase não dar trabalho e se poder fazer com antecedência, fica com um sabor maravilhoso.
Acompanhei com batatinhas, que cozinhei em simultâneo com a carne e com grelos. Para a slow cooker em cozinhados prolongados opto por variedades de batata mais firmes, como a vermelha. As batatas absorvem o sabor do borrego e do tempero, e não deixam a carne em contacto com o caldo. Se não apreciar, pode ferver 10 a 15 minutos e levar ao forno, ou servir com outro acompanhamento. Nós gostamos do sabor forte e do aspeto rústico das batatas, e cozinhamos tudo junto. Se não juntar as batatas coloque uma grelha no fundo da panela de barro. Pode fazer com vegetais duros, como explico nesta publicação, ou até com talheres.
1 Perna de borrego com osso (cerca de 2 kg)
1 Cebola
4 dentes de alho
Batatinhas com casca (uso vermelhas)
Meio copo de vinho branco (usei do Alentejo)
2 Colheres de sopa de azeite
Alecrim
Tomilho
Louro
Sal qb.
Salsa, alecrim e tomilho frescos para decorar.
Preparação:
Limpar a carne do excesso de gordura.
Umas horas antes temperar com alho picado, alecrim, louro tomilho e sal. Regar com o vinho branco e reservar.
Cortar a cebola em fatias finas e colocar no fundo da panela. juntar as batatas lavadas. Ponho inteiras e com casca, para não ficarem encharcadas com o molho.
Colocar a carne por cima das batatas. regar com a marinada.
Selecionar a função baixo (ou low) e deixar cozinhar por 6 a 8 horas, dependendo da potência da panela (ver notas).
Verificar o cozimento e os temperos cerca de uma hora antes de terminar. Se necessário, retificar os temperos, retirar caldo se tiver criado muito e ajustar o tempo. Eu retirei caldo, na altura em tirei a foto acima, e aproveitei para virar a carne ao contrário.
Levar ao forno quente para dourar (cerca de 10 minutos). Polvilhar com salsa picada, e decorar com hastes de alecrim e tomilho frescos.
Servir acompanhado pelas batatas e com grelos ou uma salada.
Notas:
Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência. Na minha panela demorou 7 horas.
O tempo de cozedura deve ser adaptado às características da panela slow cooker que está a utilizar.
Olá Fernando!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo comentário, fico feliz por saber que gosta do site, espero que o inspire a fazer muitas receitas na slow cooker.
Quanto ao borrego, no meu forno demorou cerca de 10 minutos, já estava quente, mas o tempo varia de forno para forno. Relativamente a levar a panela cerâmica ao forno, depende das panela, deverá ter essa indicação no manual de instruções. No caso das minhas, a crock-pot e a chup chup dão para ir ao forno, já silvercrest não dá. Eu prefiro usar um tabuleiro mais baixo para dourar a carne e as batatas, que assim espalho melhor e é mais rápido. Como estas cerâmicas são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, eu opto por não levar nenhuma.
Bons cozinhados 😊
Sandra