Cacos de chocolate com frutos secos, na slow cooker

Um miminho ideal para se deliciar sem culpa, ou até para oferecer! Estes pedaços de chocolate negro com frutos secos, são só a melhor maneira de saborear pequenas delícias de chocolate, sem as complicações habituais de trabalhar o chocolate, graças à ajuda da slow cooker.

Há uns anos fiz um workshop sobre como trabalhar o chocolate com o mestre chocolateiro, responsável pela chocolataria artesanal Chocolate com Pimenta. Já tinha experimentado fazer bombons antes, mas os pontos de temperagem do chocolate não me corriam muito bem. Acabava por fundir o chocolate, acrescentar alguma coisa para aromatizar e diferenciar e colocava em moldes de silicone.

Pois eu pensava que estava a fazer bem, até ter participado no tal workshop. Percebi então que o chocolate deve ser fundido a uma temperatura de 45º, em banho-maria, mexendo continuamente. Depois retira-se o recipiente onde está o chocolate e coloca-se em água fria (eu chamei-lhe banho-manel, só porque não sei o nome) e continua-se a mexer, para baixar a temperatura (até os 27º). Vai novamente ao banho-maria até atingir os 31º e aí sim pode finalmente trabalhar-se com o chocolate. Outro método, que foi o que fizemos no workshop, é baixar a temperatura do chocolate numa bancada (deve ser de inox, mármore ou similar), movimentando-o com uma espátula. Seja qual for o método de temperagem, são trabalhosos. Eu sou fã dos métodos mais simples, como no slow cooking, tudo lá para dentro e servir no fim. Coisas muito elaboradas não são para o meu feitio, por isso confesso que nunca usei os ensinamentos desse dia. 

No outro dia vi um conselho da Marta Miranda, uma autora espanhola de vários livros de slow cooking e decidi experimentar. De acordo com a Marta basta reservar uma parte do chocolate partido e quando o outro estiver fundido, juntar tudo e mexer bem até dissolver. Isso irá fazer com que a temperatura do chocolate baixe e depois o calor residual da panela de barro volta a elevar ligeiramente a temperatura. É simples e prático, mesmo como eu gosto, por isso decidi experimentar, em vez de  juntar pedaços de chocolate, juntei frutos secos, que arrefeceram o chocolate, como a taça de barro estava quente e mantém o calor a temperatura voltou a subir ligeiramente, imitando o efeito da temperagem do chocolate.

Ingredientes


400 gr de chocolate para fundir (2 tabletes)


1 colher de sopa de manteiga (opcional)


Frutos secos a gosto, para o recheio (usei avelãs, lascas de coco e amêndoas)


Cobertura a gosto (o que sobrou dos frutos secos e pepitas de cereais e chocolate e conguitos)





Preparação


Colocar o chocolate em pedaços na slow cooker (pode usar-se o processador para picar um pouco), juntar a manteiga e ligar 1 hora em baixo. O tempo pode variar conforme a potência da panela, ou a quantidade de chocolate (a minha é de 240W).


Quando passar mais de metade do tempo pode-se mexer.


Retirar a panela de barro da slow cooker, juntar os frutos secos partidos grosseiramente e envolver (reservei alguns para a cobertura).




Deitar sobre um pedaço de papel vegetal.


Espalhar com ajuda de uma espátula, na espessura desejada e polvilhar com os restantes frutos secos e coberturas a gosto.



Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Quando endurecer cortar em pedaços com ajuda de uma faca. Os meus partiram-se um bocado, apesar de ter colocado a manteiga.





Notas


Por vezes utilizo a panela bipartida da minha @crockpot multisize, só numa parte que corresponde a 1,2l. É uma panela mais baixa, que a de 5,6 l, por isso o fundo fica mais afastado da base aquecida (cerca de 3 cm). Para quem tiver uma slow cooker pequena conte com menos tempo (entre 30 a 45 minutos).


Outras vezes faço numa taça cerâmica, como se fosse uma banho-maria, mas sem água. Nesse caso uso um tapete de silicone por baixo da taça (dos antiaderentes de levar ao forno a forrar os tabuleiros). Protege a panela de barro e facilita no momento de retirar a taça.



Podem variar-se os sabores da cobertura adicionando umas gotas de um licor ao chocolate, raspas de laranja, grãos de pimenta  ou até flor de sal. A minha filha gosta de colocar outros chocolates mini, como maltesers ou pintarolas



Comentários

Mensagens populares