6 Receitas com abóbora na slow cooker

As abóboras chegam-nos com o outono, assim com as tradições, sejam elas próprias ou importadas. É tradição de Halloween escavar uma ou várias abóboras para as assustadoras decorações. A polpa que daí resulta permite-nos fazer maravilhosas receitas. As sementes também podem ser limpas e tostadas, que fazem um snack maravilhoso. É caso para dizer que tudo se pode aproveitar. 

Hoje, deixo algumas receitas de um menu completo para poderes utilizar a polpa da abóbora sem grande trabalho, porque a pior parte foi mesmo escavar a abóbora. 

ENTRADA: Abóbora na slow cooker, com requeijão, nozes e mel

Para esta receita podes usar uma abobora hokkaido inteira, porque a casaca desta abóboras é tão tenra que pode ser consumida e é deliciosa. 


Abóbora hokkaido na crockpot


 

ENTRADA: Creme de abóbora na slow cooker

A sopa é rica nuticionalmente e é o complemento ideal de qualquer refeição princiapl, podendo até ser a o prato principal. Um creme de abóbora é reconfortante para os dias chuvosos de outono. Nesta receita aproveitei ainda as pevides da abóbora para servir de topping. Apenas lavei, temperei com azeite e sal e torrei.


VEGETARIANO: RISOTO DE ABÓBORA E COGUMELOS NA SLOW COOKER

Adoro arrozes caldosos, sejam os tradicionais "malandrinhos" feitos com arroz carolino, ou os italianos "risottos". Este prato vegetariano pode ser facilmente convertido numa receita vegan, bastando utilizar um substituto vegan do queijo. Eu não testei essa versão, mas acredito que resulte igualmente bem.

Se ainda não experimentou esta receita, anote para fazer em breve, porque é uma delícia.


ACOMPANHAMENTO: Abóbora assada na slow cooker

A abóbora é um legume adocicado, dependendo da variedade pode ser mais ou menos doce, mas na slow cooker, esse sabor é realçado e fica divinal. A abóbora pode ser assada inteira, ou em pedaços. Costumo fazer inteira para depois usar em puré, para além de ter menos trabalho, porque só tem de se lavar e colocar na panela, depois é muito fácil retirar a a casca, que sai apenas a parte mais grossa, diminuindo o desperdício. Uso sobretudo para fazer puré de abóbora, mas é excelente para usar em tudo o que se usa abóbora em puré, como pão e bolos.





A abóbora partida em pedaços também fica excelente, nesse caso tempero só com um fio de azeite, sal e algumas ervas aromáticas (normalmente uso tomilho). É um acompanhamento delicioso.


PRATO DE CARNE: Pulled pork  com abóbora na slow cooker

As receitas de carne desfiada remetem-nos para refeições mais ligeiras e por vez até pouco equilibradas. Quando faço receitas deste género, normalmente sirvo em wraps, tacos, ou sandes, por isso coloco na mesa os diversos acompanhamentos e cada um serve à sua medida. Por vezes gosto de esconder legumes pelo meio da carne. Nesta receita a abóbora vai adocicar a carne, e enriquecer o prato ao nível nutricional, melhorando o resultado final.


Quando faço a mais, aproveito a parte que fica para outra refeição para reinventar receitas, como rechear canelones, fazer um empadão, ou uma lasanha.


DOCE: COMPOTA DE ABÓBORA E NOZES NA SLOW COOKER


Esta é uma compota super aromática de abóbora, laranja, nozes, canela, anis, cravinho, e vinho do Porto, tem sabores a especiarias e é ideal para oferecer aquele miminho caseiro especial ou então para saborear  numa tábua de queijos e enchidos na mesa da Consoada.




Para aceder à descrição da receita completa, é apenas necessário clicar em cima da hiperligação, ou da foto da respetiva receita.


Comentários

Mensagens populares