Abóbora na slow cooker

 ABÓBORA MANTEIGA NA SLOW COOKER


Abóbora na crockpot

   

A abóbora manteiga, também conhecida por butternut, de cor laranja e sabor adocicado é perfeita para cozinhar na slow cooker. A cozedura lenta e prolongada permite potenciar os seus aromas e sabores. É perfeita para fazer compotas, como a receita da "Compota de abóbora na slow cooker", sopas, como o "Creme de abóbora" ou incorporar noutros pratos, conferindo sabor e cremosidade.

A abóbora simples, é um excelente acompanhamento, seja transformada em puré de abóbora, ou apenas em fatias ou cubos temperados com ervas aromáticas e azeite. 

Para cozinhar abóbora simples na slow cooker, podemos fazê-lo de várias formas. Eu costumo fazer de duas maneiras,  a mais prática, sem necessidade de descascar, com a abóbora inteira, ou com a abóbora descascada e cortada em cubos ou fatias.

Abóbora butternut na slow cooker


ABÓBORA INTEIRA ASSADA NA SLOW COOKER

Esta receita é tão simples, que nem sei se podemos chamar "receita". Basta lavar a abóbora e colocar na slow cooker na função baixo, por 8 horas, ou na função alto por 4 horas. Neste caso seleciono o tempo em função do tempo que tenho disponível. Se é num dia de trabalho, em que vou estar todo o dia fora de casa, coloco a abóbora de manhã,  para estar pronta quando chegar, porque gosto de remover a casca enquanto está morna. Depois é só abrir a abóbora e retirar a polpa e sementes. As sementes limpas dos fios e tostadas no forno ou frigideira são um excelente complemento, para juntar a sopas, pães ou granolas.

INGREDIENTES

1 Abóbora manteiga, ou outra a gosto, que caiba na panela sem necessidade de partir.

PREPARAÇÃO

Lavar a abóbora e colocar na slow cooker. Pode colocar uma chávena de café de água no fundo, só para evitar que torre em caso de sair alguns sucos (se a pele estiver danificada).

Deixar na slow por 8 h na função "baixo", ou 4 horas na função "alto".

Butternut na slow cooker

 

Retirar da slow cooker, remover a casca e as sementes. As sementes podem ser limpas dos fios e aproveitadas.

Utilizar a abóbora a gosto, seja como puré ou para outras preparações. Gosto muito dos bolinhos de abóbora feitos com a abóbora cozinhada desta forma.


ABÓBORA ASSADA COM ERVAS AROMÁTICAS

A abóbora assada com ervas aromáticas na slow cooker é um acompanhamento simples, fácil de fazer e fica delicioso. Resulta melhor com variedades de abóbora mais firmes e com pouca quantidade de água, para que não se transforme em puré. 

abóbora manteiga na slow cooker


INGREDIENTES

Abóbora em cubos ou fatias

Ervas aromáticas secas (usei tomilho e orégãos)

2 dentes de alho 

2 Colheres de sopa de azeite.

1 colher de chá de vinagre (opcional)

Sal q.b.

 

PREPARAÇÃO

Limpe a abóbora e corte em cubos de tamanho semelhante.

Coloque a abóbora na slow cooker.

Tempere com as ervas aromáticas o alho bem picadinho, sal, azeite e vinagre.

Envolva tudo e coloque uma forra na tampa da slow cooker, se não tiver use um pano de cozinha limpo.

Ligue a slow cooker na função "alto" por cerca de 2 horas (ver notas)

Abóbora  na slow cooker

 NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade. 

Esta receita é realizada com a panela slow cooker Silvercrest de 3.5 l (slow cooker mais pequena do Lidl) que tem 190-230 W de potência. Panelas mais potentes cozinham mais rápido, panelas mais cheias, cozinham mais lentamente.

O tempo vai depender da potência da slow cooker, da variedade de abóbora e da quantidade que está a cozinhar. 












Comentários

Mensagens populares