Abóbora na slow cooker, com requeijão, nozes e mel

Uma entrada divinal, simples e deliciosa, a abóbora hokkaido assada na slow cooker finalizada com requeijão, mel e nozes.



Abóbora hokkaido na slow cooker





Estas pequenas abóboras, de formato arredondado e laranja avermelhadas, têm um sabor adocicado e após a confeção ficam com uma textura bastante aveludada. São, por isso, muito versáteis e apreciadas tanto para pratos doces como salgados. Este é um ingrediente em que nada se desperdiça. A sua casca fina, pouco lenhosa e muito tenra pode ser consumida, assim como as sementes, que depois de lavadas se podem torrar para servir como snack, topping ou juntar a outras receitas, como a granola.


ABÓBORA HOKKAIDO COM REQUEIJÃO MEL E NOZES, NA SLOW COOKER

É uma receita tão fácil, que quase nem tem estatuto de receita. A forma que mais gosto de fazer é como entrada, mas já tenho utilizado para prato principal, juntando a uma salada com uma base de massa ou outro cereal. 

A abóbora fica ligeiramente caramelizada, e o contraste com o requeijão, as nozes crocantes (podem também usar-se as sementes torradas) e o fio de mel deixam esta entrada divinal. 


INGREDIENTES

Ingredientes abóbora hokkaido na crockpot

1/2 Abóbora hokkaido

2 dentes de alho

1 colher de chá de tomilho

1 pitada de sal

1 fio de azeite

1/2 chávena de café de água

Requeijão a gosto (usei meio)

1 punhado de nozes

1 colher de sopa de mel.



PREPARAÇÃO

Comece por lavar a abóbora e cortar os topos. Abra ao meio e com a ajuda de uma colher retire as sementes (reserve para outras receitas).

Fatie metade da abóbora em fatias com cerca de 1 cm (a espessura deverá ser semelhante para uma cozedura mais uniforme).

Na base da slow cooker coloque a água, que tem como função evitar que o açúcar naturalmente presente na abóbora, ao libertar-se durante a cozedura queime na panela.

Disponha as fatias da abóbora na slow cooker, "acamando-as", como se de um puzzle se tratasse, de modo a cobrir todo o fundo da panela. Se necessário corte pedaços mais pequenos. Evite sobrepor abóbora, mas caso seja necessário sobreponha os pedaços mais finos.

Regue com um fio de azeite e tempere com o tomilho seco, o alho esmagado ou picado bem fininho (em alternativa pode usar alho em pó). 

Abóbora assada na crockpot

Forre a tampa da slow cooker e cozinhe com a panela tapada, na função "alto" por cerca de 2 horas e meia. Ver notas.

Quando espetar um palito ou um garfo e não oferecer resistência a abóbora está pronta. Deixe arrefecer um pouco, com a panela destapada e depois retire para um prato de servir.

Esfarele grosseiramente o requeijão por cima da abóbora, polvilhe com as nozes e salpique com um fio de mel para finalizar.




NOTAS

O tempo total de cozedura vai depender da potência da panela utilizada. Para esta receita utilizei a panela Crock-pot multisize de 220-240W de potência e 5,6 litros de capacidade e o tempo total foi de 2h30.

A panela usada tem as mesmas características que esta do link (o modelo da minha já não é produzido).







Comentários

Mensagens populares