Ossobuco com cogumelos

Receita deliciosa, perfeita para dias de outono, reconfortante e densa, com a carne muito tenra, que desfaz facilmente e o sabor encorpado dos cogumelos. 

Este corte de carne bovina tem a particularidade de incluir o osso no meio. Nem sempre se encontra, mas se for cliente de algum talho pergunte, porque geralmente é disponibilizada por encomenda.

Já tinha partilhado uma receita de Ossobuco na slow cooker, que foi um sucesso cá em casa. Contudo, esta receita com cogumelos é a preferida.

OSSOBUCO COM COGUMEOS NA SLOW COOKER

 Costumo repetir em cada receita a necessidade de adaptar tempos e função de cozedura às características dos alimentos que estamos a cozinhar. Neste caso não há meio termo, para um resultado perfeito, e para retirar todos os nutrientes que este corte de carne disponibiliza tem de ser cozinhado na função "baixo" ou "low" (a que tem normalmente as duas ondinhas). Na publicação "Slow cooker, High vs Low, como escolher?" exploro mais este tema. Recomendo a sua leitura, se no futuro pretender retirar um melhor partido da sua panela de cozedura lenta. 


Ossobuco com cogumelos na crockpot


INGREDIENTES


Ossobuco de cozedura lenta com cogumelos

Ossobuco de vaca (usei 3 pedaços)

Uma embalagem de cogumelos brancos ou castanhos (300 gr)

2 cebolas

1 Chávena Polpa de tomate 

100 gr toucinho fumado

4 dentes de alho 

3 colheres de sopa de farinha (usei de trigo)

1 copo de vinho branco

1 folha de louro

1 malagueta

Sal, q.b.


PREPARAÇÃO

Pique as cebola e coloque na base da panela. Junte metade da tomatada e metade do alho picado.

Acrescente o toucinho fumado.

Dê uns golpes na membrana externa que envolve a carne. Passe as peças de ossobuco pela farinha e disponha na panela ajustando da melhor forma possível. Se tiver que fazer mais do que uma camada, coloque cebola, alho e tomate entre elas.



Ossobuco na crockpot


Tempere com sal, o restante alho, piripiri, louro, a polpa de tomate e o restante toucinho. Regue com o vinho branco.

Selecione a função baixo e deixe cozinhar por 8 a 10 horas, dependendo da quantidade que está a cozinhar e da potência da panela. (Ver notas).

Quando estiver quase pronto, acrescente os cogumelos laminados e envolva no molho. Deixe mais 15 minutos.

Após retirar a carne e os cogumelos, polvilhe com salsa fresca. Triture o molho e sirva à parte. 

Pode acompanhar com legumes cozidos e puré de batata. 




NOTAS

O tempo total de cozedura vai depender da potência da panela utilizada. Para esta receita utilizei a panela Crock-pot Timeselect de 240W de potência e 5,6 litros de capacidade. O tempo total foi de 8h30, para ossobuco de vaca com a panela a cerca de metade da capacidade. A carne de vitela é mais tenra, logo precisa de menos tempo.

Adapte o tempo às características da carne que está a cozinhar, à quantidade (taxa de ocupação da panela) e à potência da sua panela.











Comentários

Mensagens populares