Pulled pork na slow cooker
O pulled pork é uma receita típica americana, e é normalmente cozinhado a baixa temperatura por um longo período de tempo, o que permite que a carne não seque e desfie facilmente.
Atualmente há versões com outras carnes para além da carne de porco. Acompanha com um molho agridoce, por norma, como o molho barbecue e é servido frequentemente em sandes. Também pode ser acompanhado de puré, salada de legumes em juliana (coleslaw) ou arroz. Este prato é geralmente confecionado através de fumo, em churrasqueiras especificas (com tampa) ou na slow cooker.
PULLED PORK COM ABÓBORA NA SLOW COOKER
Para confecionar esta receita juntei abóbora para acrescentar o elemento doce sem recorrer ao açúcar tradicional, nem a molhos açucarados. Este efeito também pode ser conseguido por substituição de abóbora por cenoura ou por uma fruta como maçã ou pera.
É a receita perfeita para dias atarefados em que precisamos de chegar a casa e ter um jantar descontraído. Basta colocar tudo de manhã na panela e deixá-la a trabalhar na função baixo durante o dia. Depois com 2 garfos desfia-se a carne (ou então com as pás misturadoras da batedeira, mas nesse caso use-as fora da slow cooker).
INGREDIENTES
1 pá de porco (usei cerca de 800 gr)
2 dentes de alho
1 copo de vinho branco
500 gr de abóbora
2 cebolas
1 colher de chá de ervas de Provence
1 pitada de sal
1 folha de louro
1 malagueta
1 cálice de vinho do Porto
Para servir:
Tortilhas
pimentinhos coloridos
1 cebola roxa
salsa picada
molho de iogurte natural
PREPARAÇÃO
Tempere a carne com alho, vinho branco e um pouco de sal. Reserve, no frigorífico, por algumas horas.
Descasque e limpe a abóbora. Corte em cubos de tamanho semelhante.
Pique as cebolas.
Na base da slow cooker coloque a abóbora e a cebola. Tempere com parte das ervas de Provence, e sal. Envolva tudo.
Por cima dos legumes coloque a carne escorrida. Tempere com as ervas restantes, acrescente o louro, a malagueta, mais um pouco de sal e o vinho do Porto.
Deite um pouco de água à volta da carne (cerca de 1 chávena de café), para evitar que a caramelização da abóbora torre as paredes da slow cooker.
Ligue a slow cooker na função "baixo" ou "low" por cerca de 8 horas. Ver notas.
Quando estiver pronto, retire o o louro e a malagueta e desfie a carne com a ajuda de dois garfos. Envolva bem com a abóbora que se vão desfazendo à medida que mexe.
Pode servir na própria panela de barro.
Fiz wraps com a carne, polvilhada com pimentinhos coloridos picados, salsa e molho de iogurte natural. Para o molho de iogurte usei 1 iogurte natural, gotas de sumo de limão, sal e cebolinho picado.
NOTAS:
Para esta receita utilizei a panela de cozedura lenta Silvercrest, que é a slow cooker do Lidl, de 3,5 litros (a pequena). Esta panela tem 190- 230 W de potência.
Quando faço a mais, aproveito a parte que fica para outra refeição para reinventar receitas, como rechear canelones, fazer um empadão, ou uma lasanha.
Fiz hoje está receita, mas não utilizei a abobora. Ficou deliciosa e a carne no ponto certo!!! Ainda assim vou voltar a fazer com q abobora pois acredito que lhe dará uma textura ainda mais rica!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário 🤗
EliminarFico muito feliz por saber que fez a receita e que gostou.
A abóbora é um extra que liga muito bem, na minha opinião, mas sou suspeita.
Depois, quando repetir, conte-nos o que achou, e se quiser pode enviar-me foto por mensagem nas redes sociais.
Bons cozinhados 😘