Molho barbecue na slow cooker

O molho barbecue caseiro é fácil de fazer e permite ajustar a receita aos nossos ingredientes favoritos e gosto pessoal.

Tipicamente é um molho forte, que se utiliza tanto para temperar carnes, como para finalizar churrascos, usando-se como cobertura ou até para acompanhar petiscos (como molhar chips).

É um molho muito popular nos Estados Unidos que atualmente se encontra facilmente em qualquer supermercado. Apesar de ser acessível, normalmente tem uma lista de ingredientes assutadora, por isso optei por criar o meu próprio molho barbecue caseiro. 

Molho BBQ caseiro na crockpot


MOLHO BARBECUE CASEIRO NA SLOW COOKER

As receitas e sabores têm avaliações sempre muito subjetivas, pois a sensibilidade do paladar varia de pessoa para pessoa. Ao longo da vida vamos também alterando as nossas preferências, seja por questões de evolução do próprio paladar,  ou até por questões de saúde que por vezes nos impedem de consumir determinados ingredientes. Preparar em casa os nossos próprios molhos permite-nos realizar ajustes e afinar as receitas às caraterísticas da nossa cozinha, sem abdicarmos de comidas saborosas. Os ingredientes podem variar, contudo este molho caracteriza-se por ser intenso, mas mantendo um equilíbrio entre sabores doces, picantes e ácidos.


Adaptações do molho barbecue caseiro:

- Para um sabor mais picante pode colocar mais pimenta ou uma malagueta, pode também adicionar gengibre ralado. 

- O açúcar pode ser substituído por melaço, ou outro elemento adoçante.

- Em alternativa ao vinagre de cidra pode utilizar outro, contudo, avalie o nível de acidez e tenha em atenção que o vinagre balsâmico é mais doce.

- Pode ser acrescentado um pouco de água, para uma textura mais líquida. 

UTILIZAÇÕES DO MOLHO BARBECUE CASEIRO

- Temperar carnes, sobretudo carnes de porco e frango, para a slow cooker ou para churrasco, dispensando a utilização de mais ingredientes.

- Acompanhar carne assada, seja durante a confeção, quando barrado por cima da carne, vai caramelizar e formar uma crosta,  pode também ser servido à parte.

- Uma peça de carne e um frasco deste molho na slow cooker tornam qualquer prato uma delícia. Para um sabor mais suave, diluir com algum caldo, molho de tomate ou um pouco de água.

- Utilizar como molho a acompanhar receitas de dips (como batas fritas, chips de vegetais, panadinhos)

- Juntar a almôndegas, em substituição do tradicional molho de tomate.

- Utilizar como tempero de bowls ou saladas variadas.

- Em substituição do ketchup.


Ingredientes de Molho BBQ na crockpot


INGREDIENTES

3 chávenas de molho de tomate

2 c. sopa de cebola desidratada

1 c. sopa de alho em pó

1 c café pimenta em grão

1 c chá salsa desidratada

1 colher de chá de cominhos

1 colher chá pimentão fumado picante

2 colheres de sopa de açúcar mascavado

1 colher de sopa de mostarda (mal cheia)

40 ml molho de soja

2 colheres de sopa de molho inglês

40 ml whisky

20 ml de vinagre de cidra

1 1 fio de azeite

1 folha de louro

Sal q.b


PREPARAÇÃO

Juntar todos os ingredientes na slow cooker.

Ligar a panela na função alto por cerca de 4 horas.

Quando o molho atingir a temperatura máxima, de cerca de 98º (apresenta bolhinhas encostado às bordas), retirar a tampa, mexer e deixar a apurar destapado. Isto acontece mais ou menos ao fim de 2 horas, dependendo da quantidade que estiver a cozinhar, tamanho e potência da panela. 

Passado 1 hora ajustar os temperos, e acrescentar os ingredientes necessários para equilibrar o sabor.

Prove o molho. Se estiver demasiado suave aumente a quantidade de mostarda e o molho/inglês de soja. Se achar que está forte aumente a quantidade de tomate. Caso considere muito ácido coloque mais um pouco de açúcar. Após acrescentar ingredientes, envolva bem e deixe que recupere a temperatura, para permitir a fusão dos ingredientes e equilíbrio de sabores. Eu acrescentei mais uma chávena de tomate.

Verifique a textura. Recordo que ao arrefecer o molho vai prender mais um pouco. Caso considere muito espesso junte um pouco de água a ferver, se quiser espessar deixe continuar a cozinhar com a panela destapada.

Molho barbecue na crock pot

Retire a folha de louro e triture com a varinha ou num processador para uma textura mais aveludada.

Guarde em frascos de vidro esterilizados. Pode fechá-los a vácuo e conservar por mais tempo.


NOTAS


Para esta receita utilizei a panela de cozedura lenta Silvercrest, que é a slow cooker do Lidl, de 3,5 litros (a pequena). Esta panela tem 190- 230 W de potência.

O tempo foi ajustado às características da panela. Para panelas maiores considere aumentar a quantidade a cozinhar, ou fazê-lo em banho-maria. 

 






Comentários

Mensagens populares