Curd de maracujá na slow cooker

A coalhada de maracujá é um doce que se utiliza de inúmeras formas, seja em para juntar a outras receitas, recear ou cobrir bolos e tartes, juntar a iogurtes ou até comer à colherada.

Creme de maracujá na slow cooker




Confesso que não sou muito fã de maracujás, acho que pelas sementes, mas gosto particularmente do sabor deste curd, sobretudo se for a cobertura de um cheesecake. As particularidades da técnica de cozedura lenta permitem-nos obter um creme encorpado, com intenso sabor a maracujá.  Este foi feito para gastar uns maracujás do quintal dos meus pais e que não estavam muito doces.

CURD DE MARACUJÁ NA SLOW COOKER

As receitas de cremes com ovos são geralmente exigentes na confeção, pois é preciso estarem sob vigilância constante e sempre a mexer. Na cozedura lenta é tudo mais fácil, até quando queremos fazer um creme de ovos, ou um curd. Apesar de não ser a típica receita #tudonaslow, só tem 2 fases: a primeira, que consiste  em derreter o açúcar e potenciar a fusão de sabores e a segunda, em que vamos incorporar as gemas para darmos textura e consistência ao nosso creme de maracujá. Nesta receita só uso as gemas, mas pode optar por juntar 2 ovos inteiros, contudo não conseguirá uma cor tão viva e necessita de mais algum tempo de cozedura para adquirir a consitência mais densa.

INGREDIENTES

200 gr de açúcar

150 gr de polpa de maracujá

50 gr de manteiga

3 gemas

casca de 1 limão


Curd de maracujá na crockpot ingredientes

PREPARAÇÃO

Comece por escolher um recipiente resistente ao calor, que caiba dentro da panela de barro da slow cooker.

Cubra o fundo da panela de barro com um pouco de água (cerca 1 a 2 cm) e ligue a panela na função "alto", para ir aquecendo.

Limpe os maracujás e retire a polpa. Coloque-a com e o açúcar no recipiente escolhido e mexa. Junte a casca de limão (use só a parte amarela, caso contrário fica com travo amargo).

Ponha a taça na slow cooker e tape usando uma forra na tampa. Deixe na slow cooker até o açúcar derreter, cerca de 1h30 a 2 horas.

Se pretender retirar as sementes, passe por um coador, ou retire com uma escumadeira, antes de juntar os ovos. 

Quando o açúcar estiver derretido, junte a manteiga cortada em pedaços. Mexa bem o que permite que derreta e a temperatura baixe um pouco. Entretanto bata as gemas e junte ao preparado de maracujá, mexendo bem. 

Deixe mais meia hora. O tempo é indicativo, vai depender das características da panela e da quantidade dos ingredientes (ver notas).

Quando estiver pronto, volte a mexer bem. Se ainda estiver muito líquido, deixe mais um pouco. 

Curd de maracujá na crockpot

Ao arrefecer o creme vai ficar mais consistente, por isso ajuste o tempo em função da densidade do creme que pretende e da finalidade de utilização do mesmo. 

Guarde em frascos de vidro esterilizados, no frigorífico. O açúcar funciona como conservante. 

Coalhada de maracujá na crockpot

NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade. 

Esta receita foi realizada com a panela slow cooker Silvercrest de 3.5 l (slow cooker mais pequena do Lidl) que tem 190-230 W de potência. Panelas mais potentes cozinham mais rápido, por isso tenha em atenção esse fator, adeque o tempo e aumente a vigilância. 

 
















 

Comentários

  1. Bom dia, mas que delícia! Obrigada. 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Lurdes 🙌
      Faça, que vai gostar, e depois conte-nos o resultado 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares