Favada vegan na slow cooker

A favada é uma receita típica da gastronomia Portuguesa, tradicionalmente cozinhada com enchidos. Esta é uma versão vegan da favada, ideal para quem não come carne, ou para quem quer reduzir o seu consumo, mas não dispensa uma boa favada.


Favada vegan na slow cooker


Já tinha partilhado no blogue uma receita de favas com pernil fumado, a técnica utilizada é diferente desta receita, porque as características do pernil exigem uma cozedura mais prolongada. Selecionar a função de cozedura de acordo com as características dos ingredientes é fundamental para melhores resultados. Explico como selecionar a função na publicação High vs Low, como escolher.

Uma favada tradicional leva enchidos ou fumeiro, por isso juntei chouriço e morcela vegan. Como não conhecia o seu comportamento na slow cooker, optei por testar duas versões: enchidos junto com a favada e enchidos cozinhados à parte. Eu gostei das duas opções, os enchidos cozinhados na slow tendem a desfazer-se um pouco e as favas absorvem bastante o seu sabor condimentado. Os outros avaliadores (marido e filha) gostaram mais da versão com os enchidos cozinhados à parte (salteei no tacho num fio de azeite). Em slow cooking os temperos adicionados intensificam bastante o sabor, por isso se gostam de sabores mais suaves, optem por cozinhar os enchidos à parte, ou podem simplesmente omiti-los.

FAVADA VEGAN NA SLOW COOKER


Para tornar esta receita mais equilibrada enriqueci com uma variedade de legumes, como cenouras, pimentos, tomates e couve-flor. Inspirada pela Sofia, do blogue da Spice que lançou recentemente o livro "Da Raiz à Rama", tenho aproveitado elementos que antes descartava, como a rama das cenouras. Nem sempre compro cenouras com rama, mas quando tenho, aproveito tudo. Usei as favas "descamisadas" porque a pele da fava dá um travo mais amargo à favada, que a minha filhota não gosta. Neste caso, as cascas foram descartadas para o compostor.


INGREDIENTES:

Ingredientes para a favada vegetariana
0,5 Kg de favas descascadas.

200 gr de couve-flor

150 gr de cenouras

3 tomates maduros

1 pimento (usei 2 metades, de verde e vermelho)

1 cebola

1 fio de azeite

4 dentes de alho

1/2 copo de vinho branco

1 chouriço vegan

1 morcela vegan

Caldo de legumes (ou água)

1 malagueta (opcional)

sal q.b.

Ervas frescas para polvilhar (usei hortelã e salsa)


PREPARAÇÃO

Arranje os legumes: descascar as favas, picar a cebola,  cortar as cenouras às rodelas ou em cubos, picar o tomate, os pimentos (ou cortar em tiras) e separar os floretes da couve-flor. Juntei também algumas das folhas da couve flor.

Se gostar da crocância do pimento cru, reserve duas colheres de sopa de pimento picado para polvilhar no final (opcional).

Coloque na slow cooker a cebola, as favas, as cenouras, os pimentos, o tomate picado, os ramos da couve-flor, virados para cima e os alhos esmagados. Juntei também algumas folhas da couve-flor  e a rama das cenouras cortadas.

Ingredientes na slow cooker

Tempere com sal, um fio de azeite e especiarias a gosto (se juntar os enchido tenha em conta que já são condimentados e vão transmitir esse sabor para os restantes alimentos).

Regue com o vinho branco e o caldo de legumes, ou água, só até cobrir as favas. Os legumes vão libertar água durante o processo.

Se optar por cozinhar os enchidos na slow cooker, retire a película e coloque por cima de tudo. Não precisam de ficar cobertos de líquido.

Cozinhe na função "alto" por cerca de 4 a 5 horas(ver notas).

Quando terminar a cozedura, mergulhe as folhas de hortelã e mexa, para aromatizar a favada.

Favadana slow cooker

Corte os enchidos em rodelas, e caso não os tenha cozinhado em conjunto salteie com um fio de azeite numa frigideira quente.

Sirva polvilhado com o pimento, as ervas frescas, o chouriço e a morcela às rodelas e acompanhado por arroz seco.

Favada vegetariana na slow cooker


NOTAS:

Para esta receita usei a slow cooker Silvercrest de 3.5l e 190-220W de potência. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura.  Panelas mais potentes cozinham mais rápido. Se optar por cozinhar as favas com a "camisa", aumente o tempo de cozedura. Utilizei favas da minha horta, algumas já estavam a começar a secar (mais duras).

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.

 



Comentários

Mensagens populares