Clafoutis de cereja na slow cooker

Inspirada pela receita original francesa de clafoutis que adaptei para a slow cooker e ficou maravilhoso. Se gostam de cerejas, vale a pena experimentarem!



Finalização de Clafoutis de cereja




Tradicionalmente o clafoutis é uma espécie de bolo com cerejas inteiras  marinadas em licor da mesma fruta e cozinhado num recipiente cerâmico que se possa usar no forno e na mesa. Nesta adaptação para a panela de cozedura lenta fiz algumas alterações à receita original. As cerejas não foram marinadas no licor, nem noutra bebida alcoólica, porque era para ser uma receita familiar, também para crianças e tenho dúvidas que o tempo de cozedura permita uma evaporação completa do álcool.  Há dois fatores essenciais para garantir a evaporação do álcool, a temperatura atingida (evapora a 78º, se simples, mas diluído com outros ingredientes este valor altera-se) e o tempo de cozedura. Nas receitas com elevado tempo de cocção, ainda que a baixa temperatura, consegue-se que o álcool evapore. Neste caso, decidi optar pelo seguro e saltei este passo. Caso pretenda seguir a receita original, coloque as cerejas a marinar no licor (de cereja, ginja, ou outro) pelo menos 2 horas antes. Outro aspeto da receita tradicional é que as cerejas se usam inteiras, com caroço. Atualmente a maioria das receitas propõe a utilização da fruta descaroçada, contudo a primeira opção, para além de simplificar o processo de preparação da receita, confere-lhe um sabor ligeiramente amendoado. 


CLAFOUTIS DE CEREJA NA SLOW COOKER


O clafoutis de cereja foi repetido algumas vezes cá em casa, experimentei com cerejas de variedades diferentes e também com técnicas diferentes. Para a receita que documentei nas fotos que partilho utilizei um pequeno tabuleiro cerâmico que cabe nas minhas slow cookers de 5,6 litros, mas também já fiz diretamente na panela de barro, como faço na receita de Tarte Tatin de pera. Nesse caso forro com papel vegetal, para facilitar a retirada. Esta última opção serve o propósito para quem não tiver nenhum recipiente que caiba na panela de barro, mas achei menos prática, uma vez que ao retirar se desmanchou um pouco (se arrefecer completamente é mais fácil).

Clafoutis de cereja na slow cooker

INGREDIENTES


Cerejas (a quantidade é a que permita cobrir o fundo do recipiente onde se vai fazer o clafoutis)
1 Chávena de chá de ovos
1 Chávena de chá de farinha
1 Chávena de chá de leite
1 Chávena de café de açúcar (usei amarelo)
1 colher de sopa de manteiga amolecida
1 colher de chá de açúcar em pó

Ingredientes para clafoutis

PREPARAÇÃO

Bata os ovos com o açúcar e a manteiga, junte a farinha, o leite e incorpore bem. 

Unte a forma com manteiga e coloque as cerejas. 

Verta a massa por cima das cereja, com cuidado.

Clafoutis de cereja a cozer na slow cooker

Coloque a forma na slow cooker. Costumo forrar a panela de barro com uma folha de silicone ou teflon de ir ao forno, para facilitar o processo de retirar sem me queimar nas bordas da panela.

Programe a slow cooker na função "alto" por 2 horas, ou até o clafoutis estar cozido (faça o teste do palito). 

Quando estiver cozido, retire com cuidado, e deixe arrefecer na forma. 

Sirva morno ou frio, polvilhado com açúcar em pó, ou acompanhado com uma bola de gelado. 


Fatia de clafoutis de cereja


NOTAS:

As receitas de pastelaria ou pão devem ser cozinhadas na função "alto". Para saber qual a função adequada para cada alimento veja a publicação Slow cooker, High vs Low, como escolher?

O tempo de cozedura deve ser adaptado às características da slow cooker que está a utilizar. Para esta receita usei a Crock-pot de 5,6l e 220-240W de potência, panelas mais potentes cozinham mais rápido.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar as receitas para diferentes slow cookers .









Comentários

Mensagens populares