Papas de cevada na slow cooker

Deliciosas papas de cevada integral com pera e cenoura, cozidas lentamente na slow cooker.

Papas de cevada na slow cooker

A cevada é um dos cereais mais consumidos no mundo, utilizado tanto na alimentação humana, como animal. Na alimentação humana destaca-se o consumo sob a forma de farinhas, bebida alternativa ao café mas sem cafeína e também na produção de cerveja. A utilização do grão de cevada integral é pouco frequente, mas tem ganho algum espaço, já sendo possível encontrar em algumas lojas, e até on-line.

A primeira vez que cozinhei cevada em grão foi depois de um workshop de macrobiótica que fiz na Clavel's Kitchen. Estava decidida a integrar novos alimentos na minha alimentação e experimentar cereais diferentes. Confesso que foi uma desilusão, achamos demasiado amargo e por uns tempos desisti da cevada. Como não gosto de deitar comida fora e ainda tinha parte da embalagem, voltei a tentar para uma versão de papas de cevada e com a adição de adoçantes, lá acabamos por consumir o resto da embalagem. Entretanto o consumo da aveia em grão já fazia parte dos nossos menus, sobretudo sob a forma de papas de aveia que costumo fazer na slow cooker. 

Mantivemos o consumo de cevada em bebida, mas queria voltar aos cereais integrais, sem ter de adicionar adoçantes em excesso. Lembrei-me de juntar outros ingredientes que adoçassem, como fruta ou legumes. Experimentei várias opções, a que mais gostei foi esta proposta que trago hoje, que inclui cenoura e pera, tornando esta receita nutricionalmente mais rica e equilibrada. Desta forma já consigo comer as papas simples, mas lá em casa, são fãs de coberturas com fruta fresca, frutos secos e um toque de mel ou outro adoçante, que lhe dão sempre um toque mais elaborado e apetitoso. Costumo cozinhar uma embalagem completa (500 gr), pois conservam-se por 3 a 5 dias devidamente acondicionadas no frigorifico ou congelador por mais tempo.

Papas de cevada cenoura e pera na slow cooker

PAPAS DE CEVADA INTEGRAL COM CENOURA E PERA NA SLOW COOKER

A cevada integral, tal como os restantes cereais integrais deve ser demolhada, para aumentar a sua biodisponibilidade e eliminar os fitatos. Isto quer dizer que caso não demolhemos os grãos integrais, os fitatos que são uma substância responsável pela sua conservação, vão impedir que alguns dos nutrientes sejam absorvidos pelo nosso organismo. Ao demolharmos, uma parte significativa destes elementos é eliminada (a água da demolha deve ser sempre descartada). 


INGREDIENTES

500 gr de cevada integral demolhada

1 pedaço de alga kombu

1 cenoura grande 

3 peras

1 pau de canela

1 pitada de sal


Ingredientes


PREPARAÇÃO:

Lavar a cevada em água abundante e deixar demolhar algumas horas (6 hora ou mais), com metade da alga kombu. 

Descascar e ralar a cenoura.

Descascar as peras, descaroçar e cortar em cubos pequenos.

Colocar na slow cooker a cevada escorrida, a cenoura e as peras.

Cevada na panela slow cooker

Adicionar água, o equivalente a 3 medidas de cereal. Caso pretenda uma textura mais fluida, aumente a água.

Juntar o pau de canela, uma pitada de sal e o pedaço restante da alga kombu.

Programar a slow cooker na função "baixo" por 8 horas (ver notas).

Papas de cevada prontas

Para servir poderá triturar tudo, ou deixar simples. Costumo mexer bem e não trituro porque gosto de sentir as diferentes texturas. Ao mexer os pedaços de pera desfazem e incorporam-se na papa.

Acompanhe com coberturas a gosto, como fruta fresca, canela em pó, frutos secos, mel ou uma geleia.

Papas de cevada na slow cooker


NOTAS:

Para esta receita utilizei a slow cooker Silvercrest de 3.5l de capacidade e 190-210 W de potência. Para a mesma quantidade de ingredientes e slow cookers maiores reduza o tempo. Panelas com potência mais elevada também são mais rápidas. Ajuste o tempo às características da sua panela e dos ingredientes. 

A textura das papas de cevada é influenciada pela quantidade de líquido e pelo tempo de cozedura, se apreciar papas menos densas, aumente a quantidade de líquido. Pessoalmente gosto de sentir os grãos, caso prefira uma textura mais uniforme pode triturar, ou deixar cozinhar por mais tempo.

Textura das papas de cevada com cenoura e pera


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.






Comentários

Mensagens populares