Leitão na slow cooker

O leitão quer-se tenro e suculento, na slow cooker fica maravilhoso, com a carne muito saborosa e a desfazer, para a crosta crocante há um truque infalível que partilho nesta receita.

Leitão na slow cooker


Andava há uns tempos para fazer leitão na slow cooker, mas como todos gostamos da pele estaladiça, acabava sempre por o fazer no forno. Ora, na maioria dos fornos domésticos a carne fica mais seca, mesmo com alguns truques, por isso decidi arriscar na slow cooker e devo dizer-vos que melhor só no forno de lenha e feito por grandes especialistas.


LEITÃO ASSADO NA SLOW COOKER


Esta receita de leitão foi bastante apreciada, a carne ficou muito macia e suculenta, a desfazer-se e a pele bem crocante e estaladiça. O leitão foi marinado com antecedência, depois cozinhou lentamente na slow cooker por cerca de 5 horas em "baixo". Usei a panela Chup-Chup que é bastante potente e rápida  (ver características nas notas). No fim foi ao forno só para dourar a pele, enquanto isso fiz uma redução com o molho, ajustando os temperos. 

Leitão assado na slow cooker

INGREDIENTES: 

Para a marinada:

Vinho branco, 
Alhos
Sal
Louro
Pimenta

 Para leitão na slow cooker:

Leitão (eram cerca de 2 kg)
3 cebolas pequenas
cerca de 70 gr de bacon fumado
1 colher de chá de alho em pó
1 vagem de piripiri
1 colher de chá de tomilho seco
Azeite para pincelar
Ervas frescas ou laranja para decorar (opcional)


PREPARAÇÃO:

Tempere o leitão com os alhos esmagados, sal, pimenta, louro, vinho branco e deixe a marinar algumas horas. Este foi colocado no dia anterior.

Na panela de barro coloque a cebola picada, o leitão por cima, o bacon, os condimentos e regue com a marinada.

Leitão na panela slow cooker

Cozinhe na função baixo por 5 a 7 horas (ver notas).

Quando a carne estiver cozinhada, retire com cuidado (de tão tenra tende a desmanchar-se), seque com papel absorvente ou um pano e pincele a pele com azeite.

Leve ao forno quente em tabuleiro com a pele virada para cima,  até que fique dourada.

Leitão na slow cooker antes de tostar

Entretanto, coloque o molho que ficou na panela num tachinho e leve ao lume a reduzir. Retifique os temperos caso seja necessário.

Sirva acompanhado pelo molho, batatas fritas e salada. Decore com rodelas de laranja.


Leitão com batatas fritas e salada


NOTAS:

O tempo de cozedura pode variar de acordo com as características do equipamento. Esta receita foi confecionada com a panela  manual Chup-Chup,  de  240-260W , de 5.5 litros e demorou 5 horas para as quantidades indicadas (cerca de metade da capacidade). As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. 


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.






Comentários

Mensagens populares