Cogumelos na slow cooker

Estes cogumelos ao alho são maravilhosos, a maior dificuldade é parar de  os comer, pois são viciantes. Para quem está de dieta é o petisco ideal, porque são pouco calóricos.

Salada de cogumelos

Os cogumelos são um excelente alimento, como nos diz o Nutrimento, site do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da DGS: Do ponto de vista nutricional, é de salientar o baixo valor calórico (cerca de 20-30 kcal/100g) e a baixa quantidade de gordura (0,1-0,5 g/100g). Pelo contrário, contêm um interessante valor proteico para uma fonte não animal, destacando-se os cogumelos brancos (3g proteína/100g). Esta característica e o facto de possuírem diversos aminoácidos essenciais, faz dos cogumelos um excelente alimento para vegetarianos. Contêm também algum conteúdo de fibra nomeadamente hemiceluloses e pectinas), sobretudo os cogumelos da variedade Shitake (2,5g fibra/100g) e apreciáveis quantidades de vitaminas, minerais e substâncias com características antioxidantes. Ao nível dos micronutrientes, os cogumelos apresentam uma grande riqueza."

Esta receita pode ser confecionada como entrada, petisco ou até como acompanhamento. Ficam deliciosos a acompanhar uns bifes. O molho que os cogumelos libertam é delicioso, e guardo como caldo, que depois se pode aproveitar noutras preparações, como num risoto.

Nesta receita é fundamental o controlo de líquidos adicionados, uma vez que o ingrediente principal é muito rico em água, que vai libertar durante a cozedura lenta. É normal que o tamanho dos cogumelos vai diminuir significativamente depois de cozinhados.


INGREDIENTES:

1 Kg de Cogumelos brancos

1 Colher de sopa de alho em pó

1 Colher de sopa de cebola em pó

1 Colher de chá de orégãos

1 Colher de chá de tomilho

Azeite q.b.

Sal q.b.


Ingredientes



PARA A SALADA DE COGUMELOS:

Pimentos coloridos

Ervas aromáticas frescas

Vinagre balsâmico (opcional)


PREPARAÇÃO:

Limpar bem os cogumelos, com um pano húmido. Evite usar água, uma vez que a vão absorver e é importante manter o nível de líquido baixo.

Humedeça os cogumelos com o azeite, eu utilizo um recipiente com borrifador para facilitar, pois permite distribuir o azeito por todos os cogumelos sem encharcar.

Preparação dos cogumelos para slow cooker

Polvilhe com as ervas aromáticas, o alho, a cebola em pó  e envolva, para que os condimentos adiram aos cogumelos.

Colocar na panela de barro e ligar a slow cooker em alta por 3 horas. Usei a Crock-Pot de 5,6 L, com 220-240W de potência. (ver notas).

Perto do final da cozedura verifique os temperos dos cogumelos e adicione sal caso seja necessário. O sal promove a libertação de água, por isso não se junta no início.

Retire com uma escumadeira e reserve o caldo para outras receitas.

Para a salada junte os pimentos bem picadinhos e ervas aromáticas frescas (juntei salsa). Tempere a gosto.


Salada de cogumelos na slow cooker



NOTAS:

A seleção do tempo de cozimento nas receitas deve ser feita de acordo com as características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, e com as propriedades dos alimentos (desde o grau de dureza, temperatura ou o tamanho), a temperatura ambiente também influencia o tempo total necessário.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.

Comentários

Mensagens populares