Bochechas de porco com cerveja preta na slow cooker

Com sabor e textura incríveis, esta receita mistura o aroma intenso e cor forte da cerveja preta, com a delicadeza de uma carne tenrinha, que derrete na boca.


Bochechas de porco com cerveja preta


Depois do sucesso da receita das bochechas de vaca com vinho do Porto na slow cooker, estava decidida a experimentar a receita com bochechas de porco preto. Parece que o alinhamento dos astros não era favorável a tal combinação de sabores, quando ia temperar as bochechas, fui ao armário das bebidas, tinha lá uma cerveja preta perdida, que me deu a ideia de juntar os dois. Que feliz combinação! Ficaram divinais, tenras, suculentas, com o aroma encorpado característico desta cerveja, mas sem se sobrepor ao sabor da carne.


BOCHECHAS DE PORCO NA SLOW COOKER

Quando cozinho carne com as particularidades das bochechas, bem equilibrada de tecido muscular e gordura, gosto de juntar legumes para absorverem os sucos libertados, equilibrar e enriquecer o prato. Juntei cenoura, cebola e uma malagueta. A carne foi marinada e selada previamente. Estes passos são facultativos, mas elevam a qualidade do prato. No final, optei por fazer uma redução simples com o caldo e alguns legumes só para apurar um pouco e aumentar a consistência e ficou perfeito. Por vezes trituro apenas o caldo com parte dos legumes (como fiz na receita das bochechas de vaca). Para acompanhar sugiro algo que possa absorver este molho, optei por quinoa e brócolos ao vapor.

Bochechas  de porco com molho de cerveja preta


INGREDIENTES

5 Bochechas de porco (cerca de 500 gr)

1 Cebola

200 ml de cerveja preta

2 Colheres de sopa de bacon em cubos

1 Cenoura grande ou 2 pequenas

4 Dentes de alho

2 Colheres de sopa de polpa de tomate

2 Colheres de sopa de azeite

1 Colher de chá de tomilho seco

1 Folha de louro

1 Malagueta

1 Colher de chá de orégãos

Sal q.b.

Algumas hastes de tomilho fresco para finalizar

Ingredientes 

PREPARAÇÃO:

Limpar as bochechas de eventual excesso de gordura.

Temperar com um pouco de sal, alho, tomilho, louro e regar com a cerveja. Deixar a marinar.

Picar a cebola em cubos pequenos e cortar a cenoura às rodelas. Cortar a malagueta às rodelas.

Aquecer o azeite num tacho, alho esmagado e selar a carne de todos os lados. Juntar a marinada e deixar ferver 3 a 5 minutos, com lume forte.

Bochechas na slow cooker


Entretanto, na panela de barro do slow cooker juntar a cebola picada, a cenoura, e a malagueta. Colocar por cima as bochechas e regar com a marinada fervida.

Programar a panela entre 4 a 6 horas na função “baixa”. (Ver notas)

Quando as bochechas estiverem cozinhadas, retificar os temperos.

Com o caldo formado e os legumes pode fazer um molho para acompanhar. Como estava bastante picante, retirei as rodelas de malagueta. Reservei parte das cenouras para acompanhamento e o restante triturei com a varinha mágica e levei ao lume num tachinho. Deixei levantar fervura e baixei o lume, tendo fervido destapado por cerca de 5 minutos. Não senti necessidade de engrossar, mas caso seja necessário podem juntar uma colher de chá de amido de milho ou de farinha de araruta diluídos previamente num pouco de água.

Molho de cerveja preta com legumes


Servir polvilhado com o tomilho fresco e acompanhado com legumes e um cereal cozido ou fatias de pão saloio para saborear o delicioso molho.




NOTAS:

Para esta receita usei a Slow cooker Silvercrest de 3.5 l, e 190-210 W de potência.  Nas quantidades indicadas na receita a panela ficou preenchida cerca de 1/3 da sua capacidade total, o que acelerou o processo de cozedura. Apesar desta panela ser lenta na função “baixo”- seleção do botão “médium” na nomenclatura da marca. A pouca quantidade e a entrada de parte dos ingrediente já aquecidos na panela (carne selada e marinada a ferver) fez com que cozinhasse em cerca de 4 horas.

As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. 



Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.


Comentários

  1. Há algo de fantástico em saber que posso experimentar qualquer receita neste blog e saber de antemão que vai sair bem! Não foi diferente com esta receita. Se comprei e fiz pela primeira vez na vida bochechas em casa, foi porque sabia que tinha aqui o guia ideal. Escusado dizer que ficaram perfeitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário Maggie 🧡
      Neste dias cinzentos, o seu comentário iluminou o meu dia. Fico muito feliz por saber que foi bem sucedida com a reprodução desta receita.
      Beijinhos,

      Sandra

      Eliminar
  2. Simplesmente maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata 🤍
      Também fazem sempre sucesso cá em casa.

      Bjs
      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares