Favas com tomate e pernil fumado, na slow cooker

O gosto pelas favas não é consensual, ou se adoram, ou se detestam, mas arrisco a dizer que quem não gosta nunca experimentou esta receita.



Favas com tomate e pernil


Estamos em plena época das favas, e apesar de ter semeado as minhas bastante tarde, já estão a produzir bem. Para além de as usar em estufados, como as tradicionais favas com chouriço, com entrecosto ou com ovos escalfados, também as aprecio em sopas, arroz ou massa de favas. 

As favas podem secar-se ou congelar-se para conservar. As favas secas consomem-se como as restantes leguminosas desidratadas. Devem ser demolhadas por mais de 12 horas trocada e descartada a água da demolha, depois cozinham-se normalmente. 

Favada na slow cooker


Truque para descamisar as favas:

Eu adoro favas, com a camisa, ou sem essa pele que reveste o grão e lhe dá um travo mais amargo. Cozinho-as das duas formas, embora a miúda não aprecie muito a versão "vestida" das favas, nem sempre há tempo para as descamisar, que é um processo demorado. 

Para facilitar o "descamisar", depois de retirados os grãos de fava da vagem, mergulham-se em água a ferver por 1 minuto. A película que envolve o grão, fica mais solta e sai facilmente. Se as favas estiverem congeladas, podem mergulhar-se sem descongelar na água fervente, e retirar depois a camisa.



FAVAS COM TOMATE E PERNIL FUMADO NA SLOW COOKER


Para esta receita usei favas descamisadas, que têm sabor mais suave, como cozem mais rápido optei por só colocar uma pequena parte no início do processo, para que possam desfazer-se e engrossar o molho. Estas eram bastante tenras (o olho ainda estava verde, quando fica castanho ou preto já são mais duras). A meio do tempo juntei as restantes favas e avaliei os temperos. Também só juntei o sal nesta etapa, uma vez que o pernil, apesar de demolhado, pode ter bastante tempero, permitindo assim fazer os ajustes necessários. No final, juntei umas folhas de hortelã, que dão umas notas mais frescas ao sabor da receita, tornando-a mais leve. Optei por cozer mais favas que as necessárias, para poder congelar para outras refeições.


Favada na slow cooker


INGREDIENTES:


Favas descascadas (cerca de 1kg)

1 pernil de porco fumado (com cerca de 1,2 kg)

1 Chávena de tomate aos cubos, ou tomatada, ou tomate pelado.

1 Cebola picada

4 Dentes de alho

1 Copo de vinho branco

1 Fio de azeite

1 Folha de louro

1 Colher de chá de pimentão doce.

1 Vagem de piripiri (ou outros temperos a gosto)

Sal q.b.

Folhas de hortelã (opcional)

Ingredientes para favas com pernil

PREPARAÇÃO:

Demolhe o pernil fumado por algumas horas (deixei a demolhar no dia anterior e troquei uma vez a água).

Retire o couro (pele) ao pernil e  o excesso de gordura (este passo é opcional). Eu faço um corte longitudinal e puxo pelo couro, com uma faca afiada vou cortando quando faz mais resistência.

Coloque a cebola na base da panela, o fio de azeite, o alho esmagado, uma chávena de favas e envolva bem. Se as favas não forem descamisadas juntam-se todas.

Por cima dos legumes coloque o pernil, tempere, exceto com o sal, regue com o vinho branco e o tomate. Junte água só até cobrir as favas.

Favas com pernil fumado na slow cooker

Ligue a panela na função "baixo" por cerca de 8 horas (ver notas).

A meio do tempo vire o pernil e acrescente as restantes favas descamisadas. Acrescente mais água (quente) só até cobrir as favas e retifique os temperos, juntando o sal necessário. Pode acrescentar um pouco de açúcar, caso seja necessário retificar a acidez do tomate.

Deixe cozinhar por mais 4 horas, ou até as favas estarem macias.

Sirva polvilhado com hortelã e acompanhado por arroz seco ou batata cozida.


Favada com pernil e tomate


NOTAS:

O tempo de cozimento deve ser adaptado às características da slow cooker que está a utilizar. Outras variáveis, como a taxa de ocupação da panela, variedades dos ingredientes ou temperatura dos mesmos também influenciam o tempo total necessário.

Optando por cozinhar as favas com a camisa, juntam-se no início do processo, porque demoram mais tempo a cozinhar. Se usar favas congeladas o tempo reduz cerca de 20%. Se as favas não ficarem completamente cobertas de líquido podem escurecer. As que não ficarem submersas ficam secas e mal cozinhadas.

Para esta receita usei a Crock-pot de 5,6l e 220-240W de potência.


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.




Comentários

Mensagens populares