Tarte Tatin de pera na slow cooker


As tartes Tatin são simples e deliciosas. São tartes invertidas, coloca-se primeiro a fruta (ou até legumes) na forma e a massa por cima. O efeito final é o de uma excelente tarte caramelizada e rústica. 

Tarte tatin de pera na slow cooker com gelado


Ao desenformar, a massa fica na base do prato e a fruta apresenta-se caramelizada em cima. Estas tartes têm origem na França, tradicionalmente são de maçã, apesar de atualmente se confecionarem com frutas variadas e até com legumes. A sua criação é atribuída às irmãs Tatin, que deram origem ao nome desta famosa tarte invertida. 

A minha mãe fazia com frequência tarte Tatin de pera, para gastar a fruta de uma pereira que há no jardim e que não era muito apreciada. Não sei o nome da variedade, são umas peras de pele grossa, escura, pouco doces e bastante rijas. Ao natural ninguém as comia, mas na tarte Tatin eram uma maravilha. Ela colocava um tachinho no fogão de lenha, com um pouco de açúcar, quando começava a caramelizar, colocava as peras, a massa por cima e levava ao forno. Eram uma maravilha!

Já partilhei várias vezes no Instagram do Slow Cooking Portugal imagens e vídeos da tarte Tatin de pera que faço na slow cooker com alguma frequência. Desta vez fotografei todo o processo e partilho aqui o passo a passo. 

Habitualmente faço a massa da tarte, que deixo mais espessa que a que usaria numa tarte de forno, não coloco açúcar, para equilibrar com o doce do caramelo. Há quem recorra a massa quebrada de compra, mas nunca testei, contudo se o fizerem, partilhem nos comentários o resultado. 

Tarte tatin de pera

TARTE TATIN DE PERA

Ingredientes para a massa:

250 gr de farinha

2 Ovos

100 gr de manteiga à temperatura ambiente


Ingredientes para Tarte tatin na slow cooker


Ingredientes para o recheio:

4 Peras maduras, mas firmes

150 gr de açúcar

Água qb


Ingredientes complementares:

Gelado 

Folhas de hortelã


PREPARAÇÃO:

Ligue a panela na função  "alto" para aquecer.

Amasse uma folha de papel vegetal (para facilitar a colocação) e forre o interior da panela de barro. Em alternativa pode usar uma forma que caiba dentro da panela de barro. Nesse caso aconselho a forrar a forma com papel vegetal e a usar papel vegetal também por fora da forma para facilitar a colocação e retirada da forma da panela quente. 

Prepare a massa (pode ser manualmente com robot ou processador de cozinha). Amasse a manteiga amolecida com a farinha. Junte os ovos e continue a amassar até formar uma bola. Reserve no frigorífico num recipiente hermético, ou envolvido em película aderente (ou alternativas reutilizáveis).

Faça o caramelo (em alternativa pode usar caramelo de compra). Coloque o açúcar em lume baixo até adquirir um tom dourado, junte um pouco de água e mexa bem.

Entretanto descasque as peras, corte em quartos e retire os caroços.

Disponha as peras na panela de barro ou na forma. Pode fazê-lo de forma aleatória ou criar algum padrão.

Peras para Tarte Tatin  na slow cooker

Regue as peras com o caramelo.

Estenda a massa, com cerca de 5 mm de espessura, numa superfície ligeiramente enfarinhada.

Com muito cuidado para não se queimar, coloque sobre as peras e o caramelo. Ajuste nas bordas com ajuda de uma espátula, empurrando a massa para baixo. 

Pique a massa com um garfo, ou um palito, para deixar libertar o vapor. 

Tarte na slow cooker

Coloque uma forra na tampa da slow cooker, ou em alternativa um pano de cozinha, para recolher a condensação.

Mantenha a panela no "alto" por cerca de 2 horas. (Ver notas).

Quando a massa estiver cozida, retire a panela de barro para uma base (use cortiça ou madeira para evitar choques térmicos que danificam a panela de barro) e deixe destapada a arrefecer por alguns minutos.

Desenforme com cuidado para  não se queimar (o caramelo atinge temperaturas bastante altas).

Sirva acompanhado com uma bola de gelado da sua preferência e decorado com umas folhas de hortelã.

Tatin de pera na slow cooker com gelado

NOTAS:

O tempo de cozedura deve ser adaptado às características da slow cooker que está a utilizar. 

Para esta receita usei a Crock-pot de 5,6l e 220-240W de potência.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar as receitas para diferentes slow cookers .

 


Comentários

Mensagens populares