Bifanas na slow cooker

As tradicionais bifanas são uma maravilha. Fazem-se de muitas maneiras, com mais ou menos ingredientes e cada "casa" tem os seus segredos. Cozinhá-las na slow cooker para além de simplificar imenso o processo, intensifica os sabores e fazem desta receita uma receita vencedora.


Bifanas à moda do Porto na slow cooker

As bifanas são muito versáteis, tanto se podem consumir como um petisco, refeição rápida, ou prato principal. Tradicionalmente a carne é servida no pão, encharcado de molho. Mas há quem aprecie no prato, acompanhadas com arroz seco, esparguete ou puré. Acho esta receita perfeita para um lanche ajantarado, um almoço volante, ou uma festa.

Instalar a "banca das bifanas" numa festa é muito fácil e com sucesso garantido. Numa mesinha dispõe-se as bifanas, que se podem manter na slow cooker na função "manter quente" ou "warm", o pão já aberto, pratinhos e guardanapos. Gosto destas "bancas" temáticas, em que cada um se serve do que pretende, e vai circulando entre as várias bancas e provando dos petiscos disponíveis.

As bifanas são uma das especialidade do homem cá de casa. Nas festas de pais do Agrupamento de Escuteiros, é um dos petiscos pedidos, que fica normalmente à responsabilidade dele. Nesse caso são cozinhadas numa panela gigante num fogão industrial, porque são dezenas de pessoas. Esta receita foi feita com a sua preciosa ajuda, por isso lhe chamei "Bifanas à moda do Francisco", eu limitei-me a ajustar as quantidades de ingredientes para a técnica de slow cooking, sobretudo os elementos com álcool, que nesta técnica culinária têm o seu sabor potenciado.  

BIFANAS À MODA DO FRANCISCO


Bifanas à moda do Porto


INGREDIENTES:


1 Kg de Fêveras para bifanas (cortadas muito fininhas)

1 cerveja mini

1/2 copo de vinho branco

1 Cálice de vinho do Porto

1 Cálice de whisky

1 Chávena de molho de tomate

1 Colher de sopa de azeite

1/2 cabeça de alho

1 Colher de chá de pimentão doce

1 Colher de chá de cominhos

2 vagens de piripiri seco

1 Folha de louro

Sal q.b.

Sumo de meio limão


Ingredientes para bifanas


PREPARAÇÃO:

Tempere a carne com os alhos picados, sal e o vinho branco, deixe repousar algumas horas. 

Na panela de barro da slow cooker, coloque a carne, e os restantes ingredientes. Envolva bem.

Ligue a panela em alto por 4 a 5 horas, dependendo das características da panela. (Ver notas).

Destape a panela na última hora de cozedura, para permitir apurar o molho e evaporação dos componentes do álcool.

Bifanas à moda do Porto


Na confeção tradicional das bifanas, com a cozedura e conforme se vai mexendo, a carne cortada fininha vai desfazendo, ficando em pedaços mais pequenos. No slow cooking, como coze a baixa temperatura e não há necessidade de mexer com frequência isso não acontece. Pode optar por cortar a carne em pedaços mais pequenos antes de cozinhar, ou desfazer grosseiramente com a ajuda de 2 garfos na hora de servir.


Sirva morno, no pão, acompanhado com batatas fritas. Nós costumamos fazer com batatas "assadas" na slow cooker, molho de iogurte (iogurte natural, sumo de limão e ervas frescas). 

Bifanas no pão na slow cooker


NOTAS:

Nesta receita usei a Slow Cooker Silvercrest de 3.5l, e 190-210W e cozinhou no alto por 5 horas (destapada na última hora). A panela estava com uma ocupação de cerca de 60%. Quando a taxa de ocupação da panela for inferior a 50%, o tempo de cozedura é menor. Panelas mais potentes também cozinham mais rápido. Adapte o tempo de cozedura às características do equipamento e aos ingredientes que está a utilizar.

O álcool evapora nos 78º. As slow cooker ultrapassam essa temperatura durante o cozedura, contudo, quando o álcool está diluído com outros líquidos, precisa de uma temperatura superior e mais tempo para evaporar. Para facilitar o processo, destapo a panela na última hora de confeção.



Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar as receitas para diferentes slow cookers .

 






Comentários

  1. Como consegue juntar as batatas e as bifanas...ou seja qual o alinhamento das receitas... o que faz primeiro? pois 4/5h estas e mais 3/4 as batatas, não será um alinhamento fácil :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá DG!

      Obrigada pelo comentário. Eu não junto as batatas e as bifanas, tenho várias panelas e faço separado, ajustando os tempos da receita. Quando faço as receitas para publicar escolho dias em que vou estar em casa, para poder acompanhar e ir fotografando o processo, para ilustrar as publicações. Confesso que o alinhamento mais complicado é fazer a família esperar pela comida quando está pronta, uma vez que vou tirar as fotos, neste dia as batatas é que sofreram e recebi reclamações de que estavam frias 😅
      Continuação de bons cozinhados.

      Eliminar
  2. Obrigada a si e ao Francisco por esta magnífica receita 👌🏼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Muito obrigada por comentar. Ficam excelentes, não ficam?

      Bons cozinhados
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já fiz esta receita várias vezes e adoro fica deliciosa. A minha panela também é da Silver Crest..
    Recomendo muito obrigada pela partilha 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada, fico tão feliz quando recebo estas mensagens 🥰🥰
      Espero que dê muito uso à sua panela, encontra aqui muitas sugestões. algumas são feitas noutras panelas, tenha sempre isso em atenção para poder ajustar os tempos.
      Bons cozinhados.
      Bjs,
      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares