Frango com molho barbecue caseiro, na slow cooker

Coxas de frango, tenras e suculentas envolvidas num delicioso molho aveludado, ligeiramente fumado e agridoce, que são de comer e chorar por mais.



Carne com molho barbecue na slow cooker


Quando me iniciei nestas lides do slow cooking vi imensas receitas americanas, com aspeto delicioso e muito simples. Juntavam geralmente carne e depois o conteúdo de frascos e latas (com muitos processados). No início desta jornada, há uns anos, cheguei a fazer um frango com molho barbecue de compra, que ficou delicioso. Os molhos de compra são muito saborosos, mas uma alternativa industrial e bastante processada, cujos rótulos têm geralmente nomes indecifráveis. Este tipo de solução não costuma fazer parte da alimentação cá de casa, há algumas exceções, mas são muito raras. Cada vez estou mais atenta aquilo que comemos, leio os rótulos e há coisas que deixei simplesmente de comprar.  Não condeno o uso de "enfrascados" ou “aditivados”, mas evito e tenho privilegiado as confeções mais caseiras e naturais.

O processo é muito simples, como é habitual em slow cooking, consiste em envolver tudo e cozinhar lentamente por cerca de 4 horas (dependendo das características da panela), é mais uma receita de #tudonaslow, embora às vezes depois de temperar o frango o deixe a repousar antes de ir para a panela. Este passo é fundamental quando cozinhamos com outras técnicas mais rápidas, mas atendendo ao tempo que demoram a cozinhar os alimentos na slow cooker, é facultativo.

Coxas de frango na slow cooker

MOLHO BARBECUE NA SLOW COOKER

O molho barbecue é um molho agridoce de sabor forte e apimentado. É fácil encontrar na secção dos temperos e molhos dos supermercados. Geralmente é um tempero e acompanhamento de carne no churrasco ou carne assada. É frequente na lista de ingredientes das receitas americanas de frango ou de carne de porco para slow cooker. 

Molho barbecue caseiro

Para esta receita usei molho de tomate caseiro (tenho receita no blogue), cerveja, vinagre de sidra, molho de soja, azeite, açúcar mascavado, cebola e alho em pó, piripiri, salsa desidratada, pimentão-doce fumado, mostarda, louro e sal. 

Para dar um toque mais aveludado, antes de colocar o frango, passei por uma mistura de farinha de milho, amido de milho e salsa. 

molho barbecue na slow cooker

Se pretender cozinhar apenas o molho como pré-preparação, pode apenas juntar uma colher de amido de milho, pois volta a cozinhar na receita final e só aí deve retificar  a textura, uma vez que vão entrar outros ingredientes, com elementos mais ou menos espessantes. 

Para conservar o molho, pode congelar, ou guardar em frascos de vidro esterilizados e fechados em vácuo.


INGREDIENTES:

Ingredientes para frango barbecue

Frango (usei 6 pernas com sobrecoxa)

1 Cerveja

120 ml de molho de tomate (ou concentrado de tomate)

2 Colheres de sopa de vinagre de sidra, 

2 Colheres de sopa de molho de soja, 

1 Colher de sopa de azeite, 

2 Colheres de sopa de açúcar mascavado, 

2 Colheres de sopa cebola desidratada

1 Colher de sopa de alho em pó, 

2 Colheres de chá de salsa desidratada, 

Colheres de chá de pimentão-doce fumado,

1 Colher de chá de mostarda, 

1 Folha de louro,

1 malagueta de piripiri seco (não ficou na foto)

Sal q.b.

Pimenta q.b. (opcional)

2 Colheres de sopa de farinha de milho

2 Colheres de chá de amido de milho

Ervas frescas e sementes de sésamo para decorar.


PREPARAÇÃO:

Limpar bem o frango, pode optar por tirar a pele.

Marinada de frango com molho barbecue

Juntar todos os temperos secos, exceto as farinhas, juntar os líquidos e regar sobre o frango, envolver e reservar.  O tempo de marinada depende do que tiver disponível, por vezes faço no dia anterior, para de manhã ser só colocar na panela e programar (para estar pronto na hora do jantar). Este passo é facultativo, uma vez que o tempo de cozedura é longo e os sabores têm tempo de se entranharem na carne.

Misturar as farinhas. Escorrer o frango e passar por este preparado, sacudir bem (a farinha pode parecer pouca, mas é suficiente), se se colocar mais vai ficar demasiado espesso.

Frango panado na slow cooker

Colocar o frango na panela de barro e regar com o molho.

Programar 3h30 a 4 h em alta, dependendo das características da panela. (Ver notas)

Retificar os temperos e a textura do molho. Se o molho estiver muito denso acrescentar cerveja (aquecer previamente, para não interromper a cozedura). Se, pelo contrário, estiver demasiado líquido, retirar um pouco e misturar com uma colher de chá de amido de milho, voltar a juntar este preparado à panela e deixar cozer mais uns minutos. 

Servir polvilhado com ervas frescas (usei salsa), sementes de sésamo e com o molho. Pode acompanhar com salada, batatas fritas (uma vez, não são vezes), ou puré de batata. Esta receita também fica deliciosa com esparguete.

Frango barbecue e puré de batata

NOTAS: 

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. 

Se apreciar o frango tostado pode levar uns minutos ao forno. Nesta receita não acho necessário, contudo a imagem acima e a imagem 4 é de frango que foi congelado após a confeção desta receita e após a descongelação foi aquecido no forno. 

A receita está também disponível em vídeo, aqui:



Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.




Comentários

  1. Este frango fica incrível, receita super simples e só com ingredientes que temos em casa. Os miúdos ficaram fãs, para repetir. Usei coxas sem pele, acho que nestes tipos de pratos a pele não trás grande benefício, principalmente para os mais pequenos. Acompanhei com arroz branco, mas na próxima vez será com puré. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário.
      Fico muito feliz por saber que todos gostaram.
      Continuação de bons cozinhados.

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares