Perna de peru com cerveja na slow cooker

A perna de peru com cerveja na slow cooker fica deliciosa e é uma receita muito prática, porque se podem colocar os acompanhamentos por baixo da carne e sem sujar mais tachos ficamos com uma refeição completa.


Perna de peru na slow cooker com batatas e cenouras


Habitualmente faço uma generosa cama de legumes na base da panela e por cima coloco a carne. Uso cebola na base, cenouras e batatinhas novas, com casca. Se não tiver batatinhas novas, uso das outras, mas nesse caso gosto de descascar. Esta receita demora entre 4 a 5 horas, em alto, dependendo da potência da panela. Já testei na função mais lenta (baixo ou low), contudo acho que fica melhor no alto.


Utilizar o temporizador externo:

Alerta: Os fabricantes da maioria dos equipamentos não recomendam o recurso a este tipo de dispositivos por questões de segurança alimentar. Alimentos fora do frigorífico podem estragar-se antes de iniciarem a cozedura. Depois de cozinhados, se ficarem muito tempo na panela, quando a temperatura baixa dos 65º o risco de contaminação aumenta. 

Temporizador externo de tomada


Como durante a semana passo o dia fora de casa, quando quero deixar a fazer receitas que cozinho na função alto recorro ao temporizador externo, mas com algumas cautelas. Neste caso opto por uma panela manual, as panelas digitais precisam da ação humana para iniciarem, logo não é possível atrasar o início com o programador. Contudo há quem recorra a ele para cortar a corrente no fim da cozedura, com o objetivo de não manter a comida aquecida por longos períodos. Alguns pratos aquecidos durante horas podem tornar-se mais secos e menos satisfatórios.


Perna de peru na slow cooker com molho

O que faço quando uso temporizador de tomada:

Não uso no verão, quando as temperaturas são elevadas, quando o tempo necessário para os ingredientes estarem expostos os coloque em risco. Também não costumo usar quando cozinho peixe.

Procuro que a comida não esteja mais que 2 horas a 3 horas na panela sem que esta esteja ligada. Se a minha ausência for superior ao tempo total (desligado + tempo de cozedura), antecipo a hora de ligar, desliga no tempo de cozedura e volta a ligar próximo da hora a que chego, para que a comida esteja quente.

Dependendo da receita, por vezes junto algum ingrediente congelado em pequenos pedaços pelo meio dos outros ingredientes (como uma chávena de ervilhas congeladas), para manter a temperatura baixa no interior da panela antes de iniciar a cozedura. 

Ao usar o temporizador certifique-se que o utiliza em segurança!


INGREDIENTES:

Ingredientes para perna de peru na slow cooker

Perna de peru (coxa e sobrecoxa) 

Batatinhas pequenas 

2 Cenouras

1 Cebola

20 Cl de cerveja

3 Dentes de alho 

1 Folha de louro

Sal com alecrim q.b.

Salsa para polvilhar

Perna de peru na slow cooker com batatas e cenouras


PREPARAÇÃO:

Temperar previamente o peru com o alho picado, a cerveja, sal, alecrim  (usei sal aromatizado com alecrim, mas pode ser separado ou substituído por outra aromática seca ou especiaria) e reservar. Este passo pode ser feito algumas horas antes.

Cortar a cebola em meias luas, ou picar se preferir, e colocar na base da panela.

Lavar as batatas e colocar por cima da cebola. Se forem grandes corte ao meio, podem usar-se com casca ou descascadas. Por vezes junto também cenouras.

Colocar a carne por cima dos legumes e regar com a marinada.

Programar 4 a 5 horas em alta, dependendo da potência da panela e da quantidade que está a cozinhar (ver notas).

Se gostar da carne mais tostada, levar ao forno cerca de 10 minutos antes de servir.

Polvilhar com salsa fresca e acompanhar com o molho que se formou. Pode simplesmente triturar o líquido com a cebola, ou  caso pretenda uma apresentação mais requintada, coe o caldo e faça uma redução num tachinho no fogão, como explico nesta publicação.

Molho para acompanhar perna de peru na slow cooker


NOTAS:

Esta publicação foi ilustrada com fotos de preparações diferentes, mas com recurso à mesma receita.

O tempo de cozedura pode variar de acordo com as características do equipamento. Para a Crock-Pot multisize, de 240W, com a panela de 5,6 l, em alto demora cerca de 5 horas. Com a Chup-Chup,  manual de  260W e a mesma capacidade demora 4 horas. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. 

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência, assim como as características da panela (potência e capacidade), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para equipamentos diferentes.





Comentários

  1. Já experimentei e ficou muito boa.
    A minha panela é a do Lidl (3,5l, 190_230W).
    Cozeu durante umas 4.30h em high e mais quase 1h em médio. Ficou a desfazer.
    Não coloquei os legumes porque deixei a marinar diretamente na cuba só com os temperos, durante umas 5h. Depois só juntei a cebola aos gomos.
    Foi uma variação muito boa à perna de perú que costumo fazer. Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tininha!
      Que bom que gostaram 😍
      Agradeço o feedback, e a ajuda a outros visitantes ao partilhar as características da sua panela. Pelo que descreve, na sua panela demorou cerca de 5h30. A alteração de "high" para "médio" na sua panela não baixa a temperatura, depois de já ter atingido a temperatura máxima. Em slow cooking a diferença entre essas duas funções é o tempo decorrido para chegar à temperatura máxima 8demora o dobro se selecionar o "médio". Se utilizar termómetro, poderá verificar que a temperatura só baixa se mudar para o "low" que corresponde na sua panela à fnção "manter quente" e que é de cerca de 65º.

      Obrigada mais uma vez.

      Bons cozinhados,

      Sandra

      Eliminar
  2. Fiz ontem e ficou maravilhoso obrigado 👏👍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback Ricardo. Que outras receitas é que já experimentou?

      Bons cozinhados,

      Sandra

      Eliminar
  3. Fiz e adorei! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou 😊
      Fico muito feliz em saber que as minhas receitas fazem sucesso fora da minha cozinha.
      Bons cozinhados
      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares