Caldeirada de peixe na slow cooker

A caldeirada de peixe é um dos pratos típicos da gastronomia Portuguesa, sobretudo nas zonas costeiras, mas apreciada por todo o país.


Peixe em caldeirada na slow cooker


 Não há comunidade piscatória que não tenha a sua receita característica. As caldeiradas são pratos de confeção simples, mas repletos de sabor. Dos ingredientes obrigatórios fazem parte cebola, batata, tomate, pimento e claro, o peixe, que pode ser uma conjugação de diversas variedades. 

Hoje proponho uma caldeirada de pregado na slow cooker. Receita simples, daquelas em que se coloca tudo na panela e passadas uma horas temos uma deliciosa refeição.


Como cozinhar em simultâneo alimentos com tempos de cozedura diferentes?

Em slow cooking, há alimentos que demoram muito a cozer, como os tubérculos e outros muito rápidos como o peixe (já sabemos que em slow cooking "rápido" é sempre relativo). Sou adepta do #tudonaslow, que é uma das vantagens desta panela, que nos permite deixar tudo lá dentro, sem preocupações de queimar, sem grande vigilância e que nos dá refeições muito saborosas e suculentas, com pouco trabalho. 

Ingredientes em camadas

Nesta receita há alguns truques que importa assegurar para garantir o seu sucesso. É necessário uma  cozedura uniforme entre os vários alimentos, quando temos ingredientes mais rijos, como os tubérculos ou legumes, e peixe que coze mais rápido. Nesta receita as batatas são o elemento que demora mais a cozer. Para que não fiquem duras é necessário selecionar uma variedade de batatas pouco firme (como as batatas brancas). Outro aspeto importante é a ordem dos ingredientes,  os mais duros na base, onde aquece mais. Portanto, colocamos as batatas na base, cortadas às rodelas, entre duas camadas de cebola. A cebola da base vai impedir que as batatas se peguem no fundo.

Na camada central colocam-se os legumes com maior teor de água, esta vai ser libertada durante a cozedura lenta, enchendo o prato de sabor.

Na camada superior dispõe-se o peixe, em pedaços. Dependendo da firmeza do peixe, pode usar-se ligeiramente congelado, de modo a atrasar o início da cozedura do mesmo. Neste caso devemos ter em atenção a quantidade, pois se for elevada, baixa demasiado a temperatura total, prolongando a cozedura, ou se os pedaços forem grandes, pode não descongelar no interior. Por fim, tempera-se e acrescentam-se os elementos líquidos.



CALDEIRADA DE PREGADO NA SLOW COOKER

Caldeirada de peixe na slow cooker

INGREDIENTES:

500 gr de batatas brancas

400 gr de peixe em pedaços (postas ou lombos) - usei pregado em posta

3 cebolas grandes

1/2 pimento verde

1/2 pimento vermelho

2 tomates

1 chávena de molho de tomate

1/2 copo de vinho branco

1 ramo de ervas frescas (salsa, coentros, ou outra a gosto)

Sal e especiarias q.b.

Ingredientes para caldeirada

PREPARAÇÃO:

Prepare o peixe, limpe, corte em pedaços e tempere a gosto. Reserve no frigorífico, ou no congelador. O meus já estava arranjado e congelado, por isso retirei a descongelar um pouco enquanto preparei os restantes ingredientes.

Descasque as batatas e corte em rodelas uniformes (cerca de meio centímetro).

Descasque a cebola e corte em rodelas. Corte também o tomate em rodelas.

Comece por fazer uma camada de cebola às rodelas, disponha as batatas e espalhe a restante cebola.

Por cima coloque o tomate em rodelas e o pimento.  Se gostar de sentir o pimento mais firme, coloque por cima do peixe.

Disponha o peixe por cima dos legumes, sem sobrepor.

Tempere a gosto.

caldeirada na slow cooker

Regue com o vinho branco e o molho de tomate.

Cozinhe por 3h30 na função "alto", ou até os ingredientes ficarem macios. (Ver notas).

Para verificar se está cozinhado pode espetar um palito até ao fundo, passando numa batata(faça-o no centro, que é onde há menor concentração de calor). Se não oferecer resistência está pronto. 

Sirva polvilhado com ervas frescas picadas.

Caldeirada na slow cooker

NOTAS:

O tempo de cozedura deve ser adaptado às características da slow cooker que está a utilizar. Outras variáveis, como a taxa de ocupação da panela, variedades dos ingredientes ou temperatura dos mesmos também influenciam o tempo total necessário. Para esta receita usei a Crock-pot de 5,6l e 220-240W de potência.


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.








Comentários

Mensagens populares