Caril de grão e legumes na slow cooker

Um caril de grão-de-bico, com curgete, beringela, cenouras, pimento e espinafres é uma refeição completa e cheia de sabor. É perfeita para quem quer diminuir o consumo de alimentos de origem animal, ou para ementas vegetarianas. 

Caril de grão na slow cooker

Este caril, feito na slow cooker, fica delicioso, graças à cozedura lenta dos alimentos, o sabor é destacado e a variedade dos ingredientes dão-nos texturas diferentes, que não apetece parar de comer.

O grão-de-bico foi cozido previamente na slow cooker. Como tinha intenção de fazer esta receita, cozi menos tempo que o habitual, para que não se desfizesse na receita. Podem usar grão-de-bico enlatado ou de frasco. Eu prefiro comprar as leguminosas secas, demolhar e cozer na slow cooker. Aproveitei a água de cozer o grão (aquafaba) para servir de caldo e juntar a esta receita. Pode igualmente usar-se caldo de legumes, no caso de não ter, com água também resulta, embora os caldos enriqueçam tanto nutricionalmente como em sabor os pratos onde são adicionados.


COZER GRÃO-DE-BICO NA SLOW COKER 

Na receita de "creme de batata doce e grão-de bico", na slow cooker, explico como cozer grão-de-bico nesta panela. Para esta receita cozi o grão por 6 horas, na função alta. Neste caso eu pretendia "al dente", habitualmente cozo entre 7 a 8 horas. O tempo de cozedura depende do tempo de demolha do grão e da variedade. Grão-de-bico de produção biológica demora mais tempo, do que o de produções intensivas, também se for mais velho (tiver mais de 1 ano)  é mais rijo. 

No caril de grão-de-bico e legumes na slow cooker, é uma receita que não permite o #tudonaslow, alguns dos ingredientes são colocados só na parte final do processo, como o leite de coco e os espinafres.



Caril de grão-de-bico na slow cooker




INGREDIENTES:

500 gr de grão-de-bico cozido

3 cenouras

1 cebola

1 curgete 

1 beringela

1/2 pimento verde

1/2 pimento vermelho

1 l Caldo de legumes ou aquafaba (opcional)

2 mãos de espinafres (usei selvagens)

300 ml de leite de coco

1 pedaço de gengibre fresco (cerca de 1 cm)

3 dentes de alho

1 Colher de chá de garam masala

1 Colher de chá de caril

1 Colher de chá dede açafrão

1 Colher de chá de de cominhos

1 colher de sopa de amido de milho (facultativo)

Salsa fresca para polvilhar


PREPARAÇÃO:

Arranjar os legumes. Picar alhos, gengibre e cebola, cortar os pimentos em cubos e as cenouras em rodelas. Uso a curgete e a beringela com a casca, lavo e corto em pedaços ou cubos. O tamanho depende do gosto pessoal, como são legumes mais moles vão desfazer bastante, por isso eu prefiro cortar em pedaços maiores.

Colocar os legumes na base da panela. Adicionar o grão-de-bico por cima.

Regar com o caldo legumes, aquafaba ou água, só até cobrir os ingredientes. Eu usei caldo de legumes e aquafaba.

Caril de grão e legumes em preparação

Temperar, colocar só metade do gengibre e reservar o restante. Mexer, nesta fase alguns legumes conseguem subir para a superfície. 

Programar 3 horas na função "alta" ou "high" (ver notas).

Juntar o leite de coco e mexer bem. O leite pode ser adicionado aquecido, para não interromper a cozedura, uma vez que a adição de ingredientes e mexer baixa a temperatura e atrasa. 

Adicionar ingredientes finais para espessar


Para um molho mais aveludado, envolver o amido de milho nos espinafres e juntar à panela. Nesta fase é importante que a temperatura da panela tenha atingido o máximo (entre 95 e 98º). Caso não tenha termómetro de culinária, observe se há um ligeiro borbulhar do líquido em contacto com as paredes da panela de barro. Se houver, está no ponto e pode adicionar os espinafres.

Retificar os temperos, adicionar o gengibre ralado que reservou.

Deixar cozer por cerca de 10 minutos. 

Servir polvilhado com ervas frescas e se apreciar frutos secos picados, como pistácios para um toque mais exótico. Acompanhe com um arroz aromático, como as variedades basmati ou jasmim.

Caril vegetariano na slow cooker


Notas:

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. 

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.




Comentários

  1. Já está testada.
    Segui a receita mas a minha SC é um bocadinho mais fraca (é a de 3.5l do Lidl - 190-230w)
    Demorou umas 5h em high a cozer os legumes e mm assim não ficaram tão macios como eu queria. Mas está muito bom o caril. Hoje é que vai ser comido, acompanhado de arroz basmati.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tininha!
      Muito obrigada pelo comentário. Fez muito bem em ajustar o tempo às características das sua panela. O caril no dia seguinte fica com maior profundidade de sabor, é uma excelente opção fazer de véspera.
      Continuação de bons cozinhados :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares