Batatas assadas na slow cooker - acompanhamento


As batatas assadas na slow cooker são um acompanhamento delicioso e muito fácil de fazer. Podemos variar os condimentos para sabores diferentes, de acordo com o que vamos servir e o nosso gosto pessoal.

Acompanhamento: batatas assadas na slow cooker

Esta receita é tão simples, que quase não é uma receita. Num dia destes, ao rever um artigo das dicas, o da adaptação das receitas convencionais, quando olhei para a foto da minha primeira panela, só pela imagem, identifiquei imensos erros.  Foi das primeiras receitas que fiz na slow cooker, não sei porque usei aquela foto antiga, ainda por cima onde se podem ver coisas a melhorar. Adaptei a receita do livro "Recetario" da Chupchup. A foto fez-me pensar que nunca tinha publicado a receita no blogue, por isso decidi partilhar os truques que uso para umas batatinhas perfeitas. 

Quando me lembro das receitas que fazia na Silvercrest de 6 litros, nos "desastres" que foram acontecendo, penso no quanto evoluí no slow cooking, só porque não desisti à primeira, nem das vezes em que correu mal. Ainda bem que sou persistente e não me resignei, continuo a errar, mas bastante menos. Agora sei, que nessa altura, a minha maior dificuldade foi adaptar as receitas que via na net às características da minha panela e só percebi mais tarde (com a panela seguinte) que um dos grandes responsáveis por não acertar com os tempos era  ser uma "super" potência (tinha 320W). Quando já estava segura com as receitas que ia fazendo a panela "faleceu". Nessa altura, já estava mais do que convencida do conceito, por isso entendi que seria melhor comprar uma panela da marca mais conceituada e encomendei a minha primeira Crock-pot. As diferenças entre as panelas fez-me pesquisar e estudar mais sobre o slow cooking. O blogue surgiu depois, para organizar a informação (mantenho o caderno, mas havia uma grande quantidade de anotações em folhas soltas) e só mais tarde comecei a partilhar convosco. 

Passado o momento retrospetivo, vamos às dicas para as batatas perfeitas:

  • Cozinhar apenas a quantidade de batatas que cubra o fundo da panela sem sobreposição. Com sobreposição não ficam tostadinhas.
  • Usar uma variedade de batatas firme (normalmente uso as vermelhas, acho as brancas mais "farinhentas"), no supermercado costumam estar marcadas como para batatas para assar, ou fritar.
  • Usar o truque do pano para evitar que a condensação pingue nas batatas e ficarem sequinhas.
  • As misturas de tempero são de acordo com os gostos de cada um, eu não dispenso o alho em pó, salsa desidratada e o pimentão fumado (o fumado dá-lhe um travo de grelha que gosto bastante).


INGREDIENTES

Batatas vermelhas (quantidade para cobrir o fundo da panela).

Azeite q.b.

Alho em pó (2 colheres de chá)

Pimentão doce fumado  (2 colheres de chá)

Ervas de Provence (1 colher de chá) ou outras especiarias a gosto (tomilho, alecrim, orégãos, louro)

Salsa desidratada (1 colher de chá)

Sal qb (usei sal aromatizado com alecrim)

Salsa fresca para decorar.

Ingredientes: batatas na slow cooker

PREPARAÇÃO

Lavar bem as batatas e secar. Cortar em fatias no sentido longitudinal. Dependendo do tamanho das batatas cortar em 4 ou mais fatias.

Colocar as batatas cortadas numa taça, regar com o azeite e envolver bem (pode usar uma espátula ou colher de pau, eu envolvo mesmo à mão).

batatas prontas para a slow cooker

Polvilhar com as especiarias e voltar a envolver, de modo a que as batatas fiquem bem impregnadas de tempero.

Colocar na slow cooker, espalhar na base da panela, colocar um pano entre a tampa e a panela (eu uso uma forra que facilita bastante).

Ligar a slow cooker em alta por cerca de 3 horas a 3h30 dependendo da potência da panela (ver notas).

mexer as batatas na slow cooker

Na última hora mexer uma ou duas vezes com cuidado para as batatas não partirem.

Servir polvilhado com salsa fresca picada, ou com um molho da sua preferência. 

Por vezes acompanho com molho de iogurte caseiro, que não é mais que iogurte natural batido com umas gotas de limão e temperado a gosto com especiarias e ervas aromáticas.


Batatinhas com molho de iogurte


NOTAS:

truque do pano de cozinha sob a tampa é muito importante para a condensação formada não pingar nas batatas, mantendo-as secas.

O tempo de cozedura pode variar de acordo com as características do equipamento. Para a Crock-Pot multisize, de 240W, com a panela de 5,6 l, em alto, demora cerca de 3h30, na Chupchup de 260W demoram 3h. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. Em ambientes muito frios pode ser necessário mais tempo.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência, assim como as características da panela (potência e capacidade), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para equipamentos diferentes.


batatas assadas na slow cooker




Comentários

Mensagens populares