Lentilhas com legumes e chouriço na slow cooker

As leguminosas ficam perfeitas na slow cooker e as lentilhas não são exceção. Esta receita de lentilhas à espanhola (com legumes e chouriço) são de comer e chorar por mais.

LENTILHAS COM CHOURIÇO E LEGUMES NA SLOW COOKER


Tal como a maioria das leguminosas, as lentilhas devem ser demolhadas antes da cozedura, por causa das substâncias que as protegem enquanto estão secas, mas que também impedem a absorção de alguns nutrientes.

Comprei umas lentilhas Pardina numa cadeia de supermercados espanhola, com indicação que não precisam de demolha prévia. Ora, como não eram lentilhas descascadas, imaginei que a casca pudesse ser também rica em substâncias conhecidas por antinutrientes, que impedem a biodisponibilidade de outros nutrientes. Nesta receita de feijão explico melhor esta questão. Este elementos estão maioritariamente na casca e funcionam como "protetores" dos grãos, por isso demolhamos as leguminosas, para eliminar essas substâncias, uma vez que grande parte é solúvel em água.

Para esta receita as lentilhas demolharam cerca de 4 horas. Depois cozinharam por 7 horas na função "baixa" ou "low". Gostamos bastante desta experiência, inspirada na receita da Marta Miranda e já comprei mais lentilhas desta variedade para experimentar noutras receitas.



Lentilhas à espanhola na slow cooker

Lentilhas à espanhola na slow cooker

INGREDIENTES:

500 Gr de lentilhas Pardina (ou outras a gosto)

Meio repolho 

2 Cenouras

2 Chouriços a gosto

1 Cebola

2 Dentes de alho

1/2 Pimento vermelho

1 Litro de caldo de legumes ou de carne (opcional)

Temperos a gosto (usei alho, louro e tomilho)

Sal q.b.

INGREDIENTES PARA LENTILHAS À ESPANHOLA


PREPARAÇÃO:

Demolhar as lentilhas por algumas horas. Apesar da embalagem indicar não ser necessário, optei por demolhar 4 horas.

Preparar os legumes: picar a cebola e o pimento vermelho (juntei também um pedacinho de pimento amarelo que me tinha sobrado de outra preparação). Cortar a cenoura em rodelas e o repolho em pedaços.

Na base da panela colocar a cebola, as cenouras e o repolho.

Lentilhas e legumes na slow cooker

Dispor as lentilhas por cima, assim como os pimentos. As lentilhas vão manter os legumes submersos.

Picar os chouriços para que não rebentem e colocar por cima. 

Regar com o caldo, até cobrir completamente as lentilhas, passando acima cerca de meio cm. Caso não tenha caldo pode usar água, ou uma parte de caldo e outra de água. Temperar a gosto (tenha em consideração que os chouriços costumam ser bastante temperados).

Lentilhas antes e depois de cozer na slow cooker

Selecionar a função "baixo" ou "low", por 6 a 7 horas (ver notas).

As lentilhas vão absorver o líquido, contudo os legumes também vão libertar os seus sucos, por isso a quantidade total de liquido deve ter em conta estes dois contributos.

Caso o molho esteja muito líquido e pretenda engrossar, pode destapar na última hora de cozedura, para permitir que alguma evaporação. Pode também espessar com as próprias lentilhas. Para isso basta retirar uma concha de lentilhas com um pouco de caldo, passar com a varinha e voltar a juntar à panela, mexer e deixar cozer mais 30 minutos.

Servir com o chouriço cortado às rodelas, polvilhado com ervas frescas e acompanhado de arroz ou outro cereal a gosto.


Lentilhas com chouriço na slow cooker


Notas:

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. A variedade de lentilhas, assim como o tempo de demolha também influenciam o tempo total.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes.





Comentários

Mensagens populares