Salmão com molho de mostarda e mel na slow cooker

O molho de mostarda e mel combina com o salmão na perfeição, deixando o peixe muito saboroso e suculento.


Molho de mostarda e mel na slow cooker


Esta receita foi feita com metade de um salmão pequeno, inteiro, que pedi na peixaria para filetar ao meio. Quando decido experimentar uma receita, faço vários testes até considerar que está pronta para publicar. Neste caso testei com um dos filetes e congelei o outro; ficou tão bom, que dispensei os testes seguintes. Já repeti a receita com a outra parte, sem fazer alterações, uma vez que foi um sucesso. 


SALMÃO COM MOLHO DE MOSTARDA E MEL NA SLOW COOKER

Na adaptação desta receita para a técnica de slow cooking, eliminei alguns ingredientes das tradicionais receitas do molho de mostarda e mel. Como usei salmão de viveiro, não juntei gordura, uma vez que é um peixe mais gordo que o salmão selvagem. Caso esteja a cozinhar com salmão selvagem, pode juntar ao molho um pouco de azeite, ou uma colher de manteiga. O peixe que utilizei era de pequeno calibre, em peixes grandes é necessário aumentar o tempo. Considere utilizar um termómetro de cozinha para avaliar a temperatura no interior do lombo, que não deve ultrapassar os 60º. Recordo que a panela de barro mantém o calor, logo, se não for servido de imediato, vai cozinhar mais um pouco. 

Salmão na crockpot com molho aromático


INGREDIENTES

1/2 Salmão filetado com a pele

2 Colheres de sopa de mostarda de Dijon

1 Colher de sopa de mel

2 Dentes de alho

1 Raminho de salsa (ou coentros)

1 Pitada de sal

Sumo de 1 limão grande e metade de 1 limão para decorar.

Ingredientes para salmão na crockpot

PREPARAÇÃO

Prepare uma marinada. Coloque num almofariz os caules da salsa picados, junte o sal, a mostarda, o mel e os alhos bem picadinhos. Junte o sumo de meio limão grande e esmague bem, para envolver todos os sabores e libertar os aromas das ervas aromáticas. Se não tiver almofariz esmague os ingredientes

Barre o salmão com a marinada e reserve no frigorífico (deixe repousar no mínimo uma hora).

Coloque o salmão na slow cooker com a pele para baixo. Programe a slow cooker na função "alto" por cerca de 1 hora, até estar cozinhado.  (Ver notas)

Salmão na slow cooker

Transfira o salmão para um prato de servir com cuidado, regue com o restante sumo de limão e polvilhe com as folhas de salsa picada.

Sirva acompanhado com legumes cozidos, puré de batata e decorado com rodelas de limão.



NOTAS

Para esta receita utilizei a slow cooker Swan de 320W e 6,5 litros de potência. O tempo de cozedura deve ser ajustado à potência do equipamento e capacidade.  Deve também ter em atenção a espessura do lombo do salmão, se for mais espesso aumente o tempo. Para um controlo do ponto de cozedura mais rigoroso, meça a temperatura no interior da zona mais espessa e não deixe ultrapassar os 60º.


 





Comentários

  1. Fiquei super entusiasmada com esta receita! Vou testa-la no próximo fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ideia 😉
      Quero saber o resultado, espero que goste.
      Bons cozinhados
      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares