Cabrito na slow cooker

Cabritinho tenro e suculento, cozinhado lentamente na slow cooker é a forma mais prática e deliciosa para confecionar o cabrito para a Páscoa ou para outra refeição especial.

A carne de cabrito tem uma forte tradição na gastronomia Portuguesa, associada sobretudo a momentos festivos, com forte destaque para a Páscoa, tal como o borrego. É uma carne vermelha, mas com características próprias, que a distingue das restantes carnes vermelhas, por ter menor valor energético e menos ácidos gordos saturados e colesterol (fonte: Nutrimento - Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável).  



Cabrito assado na crockpot





CABRITO NA SLOW COOKER

O cabrito tem um sabor intenso, que exige uma preparação rigorosa para que fique delicioso. Como a slow cooker potencia os sabores, dado a cozedura muito prolongada a baixa temperatura, é fundamental ter em atenção todos os passos antes de cozinhar o cabrito. Isso inclui retirar o "bedum", a "bola de cebo" da perna, assim como o excesso de gordura visível da carne. Posteriormente o cabrito passa por um banho de água e limão, por algumas horas. Na cozinha tradicional, quando o cabrito é pequeno este passo é facultativo, contudo para o cozinhar por este método é essencial cumprir esta etapa, para eliminar o cheiro forte deste tipo de carne.  Depois a carne é marinada, e nesta fase acrescentam-se todos os sabores que queremos dar ao cabrito. Apesar de algumas diferenças regionais, tradicionalmente o cabrito é marinado com bastante alho, vinho branco, sal e louro. O acréscimo de outros temperos depende do gosto pessoal, eu gosto de colocar também piri-piri e alecrim. Antes de cozinhar juntam-se mais temperos, como a banha, azeite, pimentão, ou outros ingredientes.


INGREDIENTES

  • Para "demolhar":
3 limões

água fria

  • Para a marinada:

Vinho Branco

1 cabeça de alho

3 folhas de louro

Sal q.b

1 haste de alecrim 

Piripiri q.b.

  • Para cozinhar:

2 colheres de sopa de banha

4 colheres de sopa de azeite 

1 cabeça de alho

1 cebola 

Colorau ou pimentão doce (pode usar também massa de pimentão)

1 raminho de salsa

  • Para acompanhamento:

Arroz de miúdos, ou arroz de forno

Batatinhas assadas

Grelos salteados ou salada mista


Ingredientes para cabrito na crockpot

 

 PREPARAÇÃO

A preparação da carne é muito importante para o sucesso da receita. è necessário limpar bem a carne dos nódulos de gordura típicos do cabrito, conhecidos como "bedum" que dão mau sabor. O cabrito tem um aroma muito intenso, retire também a gordura em  excesso que conseguir, uma vez que a cozedura por esta técnica requer menos gordura e também vamos adicionar outras gorduras na confeção.

O cabrito depois de limpo é colocado num recipiente com água, sumo e rodelas de limão. Reserve no frigorífico por algumas horas. Normalmente deixo de um dia para o outro e na manhã seguinte tempero e deixo a marinar.

Escorra, lave o cabrito e faça a marinada. Descasque uma cabeça de alho e esmague os seus dentes com as costas da faca. Junte as folhas de louro, o piripiri, e o alecrim. Tempere com sal e regue com vinho branco. Se gostar, junte pimenta moída na hora. Reserve no frigorófico num recipiente com tampa por algumas horas. 

Na base da panela coloque a cebola cortada em meias luas, ou rodelas.

Prepare uma pasta com  banha, azeite, alho, colorau, massa de pimentão e os caules da salsa (reserve as folhas para decorar). Uso um processador, mas pode usar o almofariz. Se achar necessário junte um pouco do vinho da marinada.

crock pot lamb

Barre toda a carne com o preparado e coloque na slow cooker. Tenha em atenção de colocar as partes mais grossas, ou com mais osso junto das bordas da panela, que é a zona onde aquece mais.

Programe a slow cooker 6 a 8 horas na função baixo, ou "low". O tempo varia com as características da panela e da quantidade que está a cozinhar. Para esta receita só fiz 1/4 de cabrito (cerca de 1 kg) e demorou 6 horas).

Antes de servir leve ao forno para dourar um pouco. 

Sirva acompanhado com batatinhas assadas e arroz. Eu costumo fazer arroz com o caldo do cabrito que fica na slow cooker, também há quem junte os miúdos do cabrito. 

Polvilhe com salsa fresca e decore com hastes de alecrim.

Slow cooker lamb


NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panelas, como a potência e a capacidade. Esta receita é realizada com a panela Slowpot da Ikohs de 5.5 l de capacidade e 240W de potência. 

Na receita que usei para ilustrar esta publicação cozinhei um quarto de cabrito, com cerca 1 Kg, e demorou 6 horas. A panela estava menos de metade ocupada. 












Comentários

Mensagens populares