Cogumelos à Bulhão Pato na slow cooker

Um petisco delicioso, simples e económico, inspirado na tradicional receita, feita com azeite, alho, coentros e sumo de limão. Nesta versão, o ingrediente principal da receita tradicional, as amêijoas, foram substituídas por cogumelos.


Cogumelos à Bulhão Pato na crockpot



As amêijoas à Bulhão Pato, foram criadas em tributo ao poeta, Raimundo Bulhão Pato, por João da Mata, Chef do Hotel Central. A receita foi entretanto difundida pelo ambiente boémio da época e começou a ser servida em casas de petiscos e cervejarias. Consta que Bulhão Pato nunca cozinhou as amêijoas, apesar de ser exímio cozinheiro e até autor de alguns pratos de caça que constam do livro "O cozinheiro dos Cozinheiros" de Paul Plantier (1870).


COGUMELOS À BULHÃO PATO NA SLOW COOKER

Hoje em dia assistimos à adaptação de algumas receitas tradicionais para a cozinha vegetariana, como é o caso dos "Cogumelos à Bulhão Pato" que podemos encontrar em vários sites e blogues dedicados ao vegetarianismo e não só. Aproveitei a inspiração e adaptei também eu a receita, aqui para a técnica de slow cooking. As características dos cogumelos impõe que os mesmos sejam cozinhados na função "alto", para garantirmos uma textura agradável, suculenta e cheia de sabor. Como tenho uma certa "incompatibilidade" com os coentros, substituí por sal, mas para quem gostar, recomendo que optem pelos coentros.


INGREDIENTES

750 gr Cogumelos brancos ou castanhos (frescos)

3 C.  sopa Azeite

Meia cabeça de alho

2 Limões

1 Raminho de coentros ou salsa

1 Pitada de sal

Ingredientes vegan Cogumelos na slow cooker

PREPARAÇÃO

Limpar os cogumelos, com um pano ou papel de cozinha. Não devem ser lavados, pois funcionam como uma esponja e vão absorver água, o que deixaria a receita "aguada".

Cortar os cogumelos em quartos e colocar na base da panela.

Juntar o alho bem picadinho, o sal e regar com o azeite. Cortar bem finos os talos das ervas aromática e acrescentar (reservar as folhas). Envolver bem.

Cogumelos na slow cooker à Bulhão Pato - vegan

Ligar no alto por cerca de 2h30. O tempo depende da potência da panela e da quantidade que estão a cozinhar (taxa de ocupação da panela (ver notas).

Quando estiverem prontos regue com sumo de 1 limão, polvilhe com coentros (ou salsa) picados e sirva acompanhado com fatias de pão rústico e quartos de limão.


Cogumelos à Bulhão Pato na crockpot

NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panelas, como a potência e a capacidade. Esta receita é realizada com a panela Slowpot da Ikohs de 5.5 l de capacidade e 240W de potência. Cozinhei 750 gr de cogumelos e demorou 2 horas e meia. É importante vigiar. Inicialmente programei  3 horas e não foi necessário o tempo todo.




Comentários

Mensagens populares