Coelho com cebola e tomate

A carne de coelho é fácil, equilibrada e leve, quando cozinhada na slow cooker os benefícios são ainda maiores.


A Associação Portuguesa de Cunicultura desenvolveu uma campanha de promoção do consumo da carne de coelho, apoiada pela União Europeia, com destaque para estes três adjetivos: fácil, equilibrada e leve, eu acrescentaria, saborosa, sobretudo quando cozinhada na slow cooker.  


Coelho com cebola e tomate na slow cooker



Já partilhei as dicas para cozinhar carne de coelho na panela de cozedura lenta da receita de Coelho à Caçador, uma receita tradicional Portuguesa igualmente deliciosa. O slow cooking é um método culinário muito fácil, com resultados surpreendentes, desde que se respeitem os ingredientes. Tenho um separador só com publicações de dicas para slow cooker, que ajudam a dominar esta técnica. 


COELHO COM CEBOLA NA SLOW COOKER

A combinação da carne de coelho com uma generosa quantidade de cebola, cozinhado lentamente a baixa temperatura resulta num prato saboroso e suculento. A carne de coelho deve ser cozinhada na função "alto" por cerca de 4 horas. O tempo total pode variar com a potência do equipamento que está a utilizar, com a quantidade a cozinhar e a sua relação com a capacidade da panela. 

A relação entre a quantidade de carne  e a de cebola é de cerca de 3 partes para um, ou seja para 300 gramas de coelho utilizam-se 100 gramas de cebola. A cebola vai libertar bastante água durante a cozedura e formar um delicioso molho para acompanhar a carne.  O bacon fumado vai dar uma nota de fumado à receita e contribui com alguma gordura para tornar a carne mais macia e suculenta.


INGREDIENTES

Coelho com cebola natural

1 Coelho em pedaços (pode optar por carne de coelho em secções, como lombos ou coxas).

3 cebolas 

100 gr de bacon ou barriga fumada

1 tomate maduro

3 folhas de louro

3 dentes de alho

Vinho branco q.b. (para a marinada)

sal q.b.

Algumas hastes de salsa, ou outra erva aromática fresca para polvilhar no final.


PREPARAÇÃO

Limpe o coelho e tempere com alho, vinho branco e as folhas de louro, reserve por algumas horas no frigorífico.

Cubra a panela de barro com cerca de 2/3 das cebolas cortadas em meias luas.

Por cima da cebola coloque os pedaços de coelho, coe a marinada e reserve o líquido. Coloque na panela os temperos que ficaram no coador.

Cozinhar coelho na slow cooker

Cubra com a restante cebola e o tomate limpo de pele e sementes.  Junte o cacon em pedaços. Pode regar com um pouco do líquido da marinada (cerca de 3 colheres de sopa).

Tape a slow cooker e cozinhe por 4 horas na função "alto" (ver notas).

Sirva polvilhado com ervas frescas picadas e acompanhado por puré de batata, arroz seco, ou outro cereal cozido.

Coelho estufado na slow cooker

NOTAS

Esta receita foi cozinhada com a slow cooker Crock-pot multisize digital de 5.6 l e 220-240 W de potência por 4 horas e uma taxa de ocupação de cerca de 50 %. O tempo da receita deve ser ajustado às características da panela que está a utilizar.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar as receitas para diferentes slow cookers .

Adoro receber mensagens com as fotos das receitas do Slow Cooking Portugal. Apoie este blogue ao partilhar a receita nas redes sociais, com os créditos do Blogue Slow Cooking Portugal, através da hastag #slowcookingpt, @slow_cooking_portugal ou https://www.facebook.com/slowcooking.portugal/.




Comentários

Mensagens populares