Batatinhas picantes na slow cooker

São fantásticas estas batatinhas, pequenas em tamanho, mas grandes em sabor, e tão fáceis de fazer.

Batatinhas na crock-pot


Adoro fazê-las quando são muito pequenas, do tamanho de azeitonas, bem picantes, para servir como aperitivo. Se forem maiores que isso também são um excelente acompanhamento.

A minha tia Manuela costumava pedir sempre à minha avó as batatinhas mais pequenas, lembro-me dela responder que eram para dar aos animais, que eram demasiado pequenas e davam muito trabalho. Ora, a tia Manuela costumava por as batatinhas em água, lavar muito bem e depois colocar sem água, só com um fio de azeite e temperadas num tachinho tapado a cozinhar em lume brando. De vez em quando abanava o tacho, para as mexer, e servia assim, como aperitivo. Toda a gente adorava estas batatinhas, que ela fazia por altura da apanha da batata, pois com o passar do tempo, as batatas pequenas acabavam por murchar mais que as outras e já não se conseguia o mesmo resultado.

Nesta receita as batatas não ficam com aspeto de batatas assadas. Para isso, siga a receita "Batatas assadas na slow cooker", que publiquei anteriormente.

Batatinhas picantes na slow cooker

Podem ver como é fácil fazer, neste Reels que partilhei no Instagram. Para esta receita usam-se batatas do tamanho de azeitonas, ou pouco maiores. Convém que o tamanho seja mais ou menos uniforme (o que não foi exatamente o meu caso). Temperei com piripiri e ervas de Provença, mas podem variar os sabores, usando outras especiarias ou aromáticas a gosto. Para finalizar, polvilham-se com ervas aromáticas frescas, usei salsa, que é a minha preferida, mas também fica bem com tomilho.


INGREDIENTES

Batatinhas pequenas (a quantidade deve ser para cerca de 1/3 da panela ocupada)

2 colheres de sopa de azeite

2 Colheres de chá de alho em pó

2 colheres de chá de molho de piripiri (usei caseiro)

1 colher de chá de ervas de Provença

Sal q.b.

Ervas frescas para decorar (usei salsa)

Ingredientes para batatinhas picantes

PREPARAÇÃO:

Lavar muito bem as batatas com a casca, e secar.

Colocar as batatas na panela de barro.

Regar com o azeite e mexer, para que os temperos depois adiram melhor.

Colocar o alho em pó, o piripiri e as especiarias. Temperar com sal a gosto.

Mexer para espalhar os temperos por todas as batatinhas.

Forrar a tampa com uma forra, ou então um pano de cozinha. Este passo é fundamental para que a condensação não caia nas batatas.

Programar 2 horas em alta. Pode mexer quando passar cerca de 1hora. 

Polvilhar com ervas aromáticas frescas antes de servir (opcional).

Batatinhas picantes na slow cooker

NOTAS:

truque do pano de cozinha sob a tampa é muito importante para a condensação formada não pingar nas batatas, mantendo-as secas.

O tempo de cozedura pode variar de acordo com as características do equipamento., devendo ser adaptado às características da slow cooker que está a utilizar. Para esta receita usei a Silvercrest de 3,5l e 190-210W de potência.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar as receitas para diferentes slow cookers .

Adoro receber mensagens com as fotos das receitas do Slow Cooking Portugal. Apoie este blogue ao partilhar a receita nas redes sociais, com os créditos do Blogue Slow Cooking Portugal, através da hastag #slowcookingpt, @slow_cooking_portugal ou https://www.facebook.com/slowcooking.portugal/.



Comentários

Mensagens populares