Compota de pera com avelãs na slow cooker


Pera com avelãs? Sim, é uma associação pouco frequente nas compotas, mas maravilhosa. Experimente estes sabores, aperfeiçoados na slow cooker e com baixa adição de açúcar. Corre o risco de ficar viciado!



pera com avelã na slow cooker






Nesta época a abundância de algumas frutas da horta cá de casa ou dos meus pais obriga-nos a conservar alguns alimentos para outras alturas. É uma tradição familiar, transversal a muitas outras famílias no nosso país.

Os meus pais têm uma pereira que estava carregada, e a fruta foi distribuída com a indicação que teria de ser consumida ou conservada rapidamente, porque como não é tratada é mais sensível e rapidamente se estraga. Algumas peras já estavam picadas, e com mazelas, o que me obrigou a meter as mãos à obra num dia com pouca disponibilidade. Pensei em colocar algumas nozes, mas não tinha em miolo, só inteiras e o tempo escasseava, como queria adicionar uma textura mais crocante, optei pelas avelãs e resultou muito bem. Cá em casa as avelãs vão entrar mais vezes nas compotas, mesmo gostando muito da combinação com nozes ou com amêndoas.



COMPOTA DE PERAS COM AVELÃS


Para esta compota utilizei as peras com casca, apenas as limpei de algumas mossas, ou picadas dos pássaros. Usar a casca nas compotas e doces enriquece as mesmas com mais nutrientes, contudo vai alterar ligeiramente a textura, uma vez que a casca tem mais fibra, resultando também numa compota mais escura.

Compota de pera com avelã

Usei uma chávena de avelãs, que reparti em duas partes: metade cozeu com a compota e triturei junto, a restante foi picada grosseiramente e adicionada no final.



INGREDIENTES


1250 gr de peras limpas

300 gr de açúcar

1 chávena de avelãs

2 paus de canela

60 ml de sumo de laranja (aproximadamente)

Ingredientes



PREPARAÇÃO


Lavar as peras e retirar pés, caroços e eventuais amolgadelas ou partes estragadas. Pode optar por usar com ou sem casca. Com casca resulta numa compota mais escura, como esta.

Colocar as peras na panela de barro e regar com o sumo de laranja.

Adicionar o açúcar, a canela e metade das avelãs.

Cozinhar por 6 a 8 horas na função baixo.

Retirar os paus de canela e triturar com a varinha mágica, até obter a textura desejada.

Juntar a restante avelã picada grosseiramente e deixar cozer mais 30 minutos a 1 hora com a panela destapada.

Servir com torradas, a acompanhar queijo ou usar em iogurtes ou tortas.

Se não for para consumir de imediato conservar em frascos de vidro esterilizados. Para uma conservar por longos períodos de tempo recorrer ao processo de pasteurização.

Compota de pera com avelã deliciosa



CONSERVAÇÃO DAS COMPOTAS


Utilizo frascos de vidro com tampa metálica ou fecho hermético, que se podem reutilizar indefinidamente, desde que as tampas se mantenham eficientes (caso contrário substitua as tampas ou as borrachas).

Ferver os frascos e as tampas e colocar a escorrer sobre um pano limpo.

Encher os frascos até 1 a 1,5 cm do topo. Fechar bem com as tampas metálicas. Colocar os frascos fechados em panela com água até pelo menos 2/3 da altura do frasco e deixar ferver por 10 a 15 minutos (para frascos maiores, deixar mais tempo).




NOTAS



O tempo de cozedura deve ser adaptado às características da slow cooker que está a utilizar. Para esta receita usei a Crock-pot de 5,6l e 220-240W de potência, panelas mais potentes cozinham mais rápido.


Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar as receitas para diferentes slow cookers .


Adoro receber mensagens com as fotos das receitas do Slow Cooking Portugal. Apoie este blogue ao partilhar a receita nas redes sociais, com os créditos do Blogue Slow Cooking Portugal, através da hastag #slowcookingpt, @slow_cooking_portugal ou https://www.facebook.com/slowcooking.portugal/.

Comentários

Mensagens populares