Sardinhas em azeite na slow cooker

Imaginem as rainhas da gastronomia portuguesa, a pingar sobre uma fatia de pão, suculentas e repletas de sabor. Esta receita é imperdível, quase sem trabalho e sem o cheiro das típicas sardinhadas.



Sardinhas na slow cooker


Quem aprecia uma boa sardinhada? As sardinhas passaram de alimento das classes mais desfavorecidas, a pitéu apreciado pela maioria dos portugueses, associado ao verão, às festas populares e ao convívio. 

Há inúmeras formas de cozinhar as sardinhas, as receitas são quase tantas como as de bacalhau. Acho que mais típica é a grelhada na brasa. Arroz de sardinhas, sardinhas fritas com cebola, focaccia, bolas com sardinhas,  ou pão de sardinhas (a minha mãe faz no forno de lenha e é uma delícia) são outras das receitas populares partilhadas pela população portuguesa. Ainda me lembro da minha avó salgar sardinhas numa caixa de madeira e as fritar com rodelas de cebola, que saudades. 

A sardinha teve também muita importância na economia portuguesa, tanto na pesca, como na indústria conserveira. Esta receita pode também ser conservada por muito tempo na despensa.


SARDINHAS EM AZEITE NA SLOW COOKER

Sardinhas em azeite

A receita é muito fácil e pode servir de base para outras receitas. 

Vai precisar de sardinhas frescas e limpas de cabeças e vísceras (a maioria das peixarias amanha o peixe se pedirmos).

Gosto de as comer simples, sobre uma fatia de pão saloio torrado, como aperitivo ou então utilizar para fazer arroz de sardinhas. Outra possibilidade é conservar em frascos de vidro, no próprio azeite em que cozinharam.


INGREDIENTES

Ingredientes para sardinhas na panela de barro

Sardinhas limpas

Azeite (para cobrir as sardinhas)

Dentes de alho

1 malagueta (ou piripiri)


PREPARAÇÃO


Lavar bem as sardinhas e deixe em água e sal por 15 minutos (para sangrar e evitar que depois o sangue saia para o azeite).

Escorra e seque. 

Sardinhas na slow cooker

Acondicionar na panela de barro. Se não tiverem tamanho uniforme, coloque as maiores junto das bordas da panela, onde a temperatura tende a ser mais elevada.

Colocar os temperos e juntar o azeite até cobrir. Se apreciar muito picante aumente a quantidade de malagueta. A quantidade de azeite vai depender da quantidade de sardinhas e do tamanho da panela (imagem acima). Não é necessário que o azeite ultrapasse a altura das sardinhas, uma vez que durante a cozedura elas vão perder água e diminuir de tamanho.

Ligue a slow cooker em alto cerca de 1 hora (ver notas sobre as características das panelas).

Sardinhas confitadas

Quando estiverem cozinhadas, retire da panela com cuidado, porque partem com facilidade. Um truque que costumo usar é deixar arrefecer um pouco, uma vez que dessa forma as sardinhas ficam ligeiramente mais rijas, facilitando o empratamento. 

Podem ser servidas de imediato, utilizadas para outras receitas, ou conservadas no azeite em que cozinharam.

Arroz de sardinhas da slow cooker



CONSERVAR SARDINHAS EM AZEITE

A nossa tradição conserveira, tanto industrial, como nas nossas cozinhas, já vem de longe. Para conservar as sardinhas recorro ao método da pasteurização em frascos de vidro. Para tal, fervo os frascos e tampas para esterilizar. Coloco as sardinhas dentro, acamadas da melhor forma (deixo ir também um dente de alho e um pedaço de malagueta e depois cubro com o azeite em que cozinharam. Os frascos são posteriormente fervidos, fechados, por alguns minutos, para criarem vácuo. Depois de arrefecidos podem guardar-se em lugar escuro por meses. Podem utilizar-se da mesma forma que as acabadas de fazer.


Sardinha em azeite

NOTAS

O tempo total de cozedura vai depender da potência da panela utilizada, da taxa de ocupação da mesma (panelas mais vazias são mais rápidas) e até da temperatura dos ingredientes quando são colocados na panela. Para esta receita utilizei a panela Crock-pot multisize de 220-240W de potência e 5,6 litros de capacidade. 

Podem sobrepor-se camadas de sardinhas, mas caso faça mais de 2 camadas, a camada superior vai receber menos calor e ficar menos cozinhada, por isso utilize estas como base noutras preparações. 

O azeite pode ser reaproveitado também noutros preparados que levem sardinha e necessitem de azeite, como arroz de sardinha ou focaccia. 

Adoro receber mensagens com as fotos das receitas do Slow Cooking Portugal. Apoie este blogue ao partilhar a receita nas redes sociais, com os créditos do Blogue Slow Cooking Portugal, através da hastag #slowcookingpt, @slow_cooking_portugal ou https://www.facebook.com/slowcooking.portugal/.











Comentários

  1. Experimentei esta receita e ficou uma delícia! Fiz para um jantar de amigos e recebi montes de elogios.😊
    Com as sardinhas que sobraram , aproveitei-as num saboroso arroz com pimento e tomate. E não é que ficou fantástico?

    ResponderEliminar
  2. Experimentei esta receita e ficou uma delícia! Fiz para um jantar de amigos e recebi montes de elogios.😊
    Com as sardinhas que sobraram , aproveitei-as num saboroso arroz com pimento e tomate. E não é que ficou fantástico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Doces Aromas!
      Muito obrigada pelo comentário, que bom que gostou da receita e os convidados também.
      Continuação de bons cozinhados 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares